segunda-feira, 17 de outubro de 2011

CLÁSSICO DE VOLTA: BRASIL 3X1 CUBA

Finalmente a força do clássico entre Brasil e Cuba esteve de volta no último jogo da fase classificatória do vôlei feminino no Pan 2011 e lembrou os grandes clássicos da época de Ana Moser, Leila, Fernanda Venturinni, Virna, entre outras grandes jogadoras do Brasil. Apesar do saque forçado das cubanas, nossa seleção teve calma nos momentos importantes do jogo e venceu a partida por 3x1, com destaque para os fundamentos bloqueio e defesa. 

Foto: Luiz Pires/Vipcomm/Divulgação
O primeiro set começou sendo dominado pela seleção brasileira, que chegou à primeira parada técnica em 8x6. A vantagem foi ampliada depois disso (12x8), mas as cubanas decidiram mostrar sua garra, forçou Zé Roberto pedir tempo, e chegaram à segunda parada técnica obrigatória à frente no placar (16x15). Então o Brasil abriu três pontos de vantagem (21x18), Cuba encostou novamente devido ao seu saque forçado, e diminuiu a diferença, deixando o marcador em 23x22. Mas as brasileiras tiveram calma para fechar o set em 25x23. 

O segundo set não foi diferente do primeiro, já que o Brasil chegou à frente na primeira parada técnica (8x5) e sofreu a virada até a segunda (16x14 para Cuba). As caribenhas ampliaram a vantagem (20x16), sentiu a reação do Brasil após a diferença cair em 3 pontos (20x19), mas conseguiram ampliar a vantagem no finalzinho e fechou o set em 25x21.

O terceiro set começou bastante disputado e Cuba conseguiu chegar à frente na primeira parada técnica (8x7). Assim, com as duas equipes trocando pontos, o Brasil virou o marcador e chegou ao 16º ponto primeiro que as cubanas. Após a parada obrigatória, a central brasileira Fabiana começou a aparecer na partida e seu bloqueio foi decisivo para a seleção fechar o set em 25x22.

O quarto set mais uma vez teve Cuba à frente na primeira parada técnica (8x7). Contudo, o Brasil apresentou uma excelente eficiência tanto no bloqueio, liderado por Fabiana, quanto na defesa, comandada por nossa líbero de ouro Fabizinha. Assim, a maior vantagem do jogo foi vista após o Brasil chegar à frente na segunda parada obrigatória (16x10). A vantagem ainda foi ampliada e as brasileiras encerraram a partida após vencer o quarto set por 25x18, com uma bela largada de Tandara.

Palácios, jogadora cubana, foi a maior pontuadora da partida com 18 pontos. Pelo Brasil, Mari assinalou 17, Paula Pequeno 16 e Sheila 13. Com o resultado, a seleção garantiu a vaga na semifinal do Pan. Cuba terá as quartas de final pela frente.

Sem dúvida que o clássico de hoje mostrou a força que há muito tempo não víamos no confronto entre as duas equipes. Lembrando que a seleção cubana é atual campeã panamericana, já que venceu o Brasil na final de 2007 por 3x2. De tão grande foi o sucesso do jogo que o assunto “Brasil x Cuba” chegou a liderar os TT's, ranking dos assuntos mais comentados no momento. #VaiBrasil.

Um comentário:

  1. o que posso dizer é que foi um jogão e olha que não gosto de vôlei feminino mais o de ontem valeu a pena.#VAIBRASIL

    ResponderExcluir