sábado, 26 de novembro de 2011

MOC É ELIMINADO PELO MINAS MAIS UMA VEZ

Tantos elementos envolveram a semifinal do Moc no Campeonato Mineiro 2011, que mal se sabe por onde começar. Xingos, vibração, raça, raiva, felicidade e vários outros compuseram o cenário da eliminação do Pequi Atômico no Mineiro 2011, provocada pelo Vivo/Minas, mais uma vez e por 3x1 (25x21, 25x18, 19x25 e 25x23).

Crédito: Havar Comunicação

Crédito: Fredson Souza
Quando a torcida montesclarense começou a entrar no ginásio de Contagem, já podia se sentir que a festa seria bonita e que as chances de que o Moc saísse com a vitória seriam grandes. Com bastões cedidos pelo BMG, o barulho foi ensurdecedor pelo poliesportivo. Cerca de uma hora e meia antes do jogo começar, a torcida já incentivava o time e fazia algumas provocações com os minastenistas, principalmente Henrique, faz parte (RISOS).


Crédito: Havar Comunicação
Porém, duas incoerências apareceram na escalação: Rafinha e Cléber. O assistente técnico Leandro Dutra arriscou na formação em plena semifinal. Manu sempre colocou Rivoli de titular e justificou que os fundamentos de bloqueio, saque e defesa ajudavam muito a equipe. Com relação a Cléber, sem criticar o seu potencial, que ainda vai ser mostrado no decorrer da temporada, mas pela lógica não se coloca um jogador sem ritmo e que mal chegou à equipe em jogo decisivo. A chance deveria ter sido concedida à Serafim, principalmente por causa da boa eficiência no ataque que ele vinha apresentando. Alguns torcedores começaram a ficar impacientes.

Crédito: Orkutorcida
Assim, apesar de Tuba ter feito um excelente primeiro set, fazendo muitos pontos, o Moc perdeu por 25x21. Coros negativos com relação ao técnico começaram a aparecer. Além disso, Rivoli e Leo Caldeira foram imediatamente exigidos na partida. Enquanto Rafinha pouco apresentava raça e qualidade no bloqueio e saque, Rivoli, no banco, demonstrava vontade de entrar e mudar o rumo do jogo.





Crédito: Havar Comunicação
Porém, somente após perder o segundo set, por 25x18, é que Leandro entendeu que havia algo de errado e fez algumas mudanças. E a história do jogo mudou. Salsa também entrou na partida e se mostrou decisivo principalmente no fundamento "bloqueio". A torcida vibrava de um jeito que chamava a atenção de todo o ginásio, a partida parecia ter começado ali. A tão desejada escalação, com exceção de Silêncio, e que foi construída pelo técnico Manu Arnaut foi de dar orgulho. Vibração, raça, boas defesas e saques forçados marcaram a atuação do Pequi Atômico no terceiro set. Rivoli fez sua melhor partida na temporada pelo Moc. Resultado: 25x19.

Crédito: Havar Comunicação
O quarto set, o mais equilibrado de todos, continuou com o mesmo perfil do anterior. O time estava muito aguerrido e a torcida estava insana. Gritos de guerra, xingos ao ex-moc Manius e a Henrique foram feitos com força total. Além dos que estavam em Contagem, pela internet os torcedores, inclusive Federico Pereyra no Japão, vibravam com a possibilidade de um tie-break e uma vaga na final do Campeonato Mineiro 2011. Assim parecia que iria acontecer, mas infelizmente o Moc deixou o Minas passar no finalzinho e acabar com a partida após um 25x23 e 3x1 no placar.


Os jogadores não devem ser tão julgados pela derrota, já que a falta que um técnico faz foi sentida por torcida e atletas. Talvez, se a escalação pedida tivesse sido anunciada logo no início, o rumo pudesse ser outro. Das atuações individuais, Fabio Paes fez uma partida excelente. Reffatti, o mais consistente, liderou as boas viradas de bolas do Esquilão. Ao imaginar que mais uma vez ficou-se no "quase", o lamento é inevitável. A falta que um técnico faz foi vista de perto e a continuidade do trabalho de Manu podia ter sido dada.

Crédito: Orkutorcida
A nós, fanáticos torcedores, só nos resta esperar pela Superliga 2011/2012, que promete ser a mais acirrada de todos os tempos. O Moc estreia na competição no dia 10/12, fora de casa, contra o Medley/Campinas. O BMG/Montes Claros não ganhou lugar no pódio no Mineiro 2011, mas o perfil dos jogadores ficou claramente definido. Raça tem, só resta esperar o técnico chegar para poder colocar tudo nos eixos. #GOMOC

19 comentários:

  1. É óbvio que com Rívolli e Serafim o nosso time fica com a cara dele mesmo, guerreiro, que acredita, vibrador. Mas é preciso cuidado com as palavras. Leandro não escalou esse time a toa, isso é baseado em propostas dele para o time , se deu certo ou não é outra discussão!Mas que respeitemos o trabalho dele.E quee chegue logo o próximo treinador e veja como melhor opção a escalação que nós,torcedores, preferimos.

    ResponderExcluir
  2. Leandro não é técnico e culpá-lo pela derrota é ignorar uma série de fatores que contribuíram para que o time tivesse um desempenho ruim. Eu não vou colocar a responsabilidade nele, pois o mesmo não é Técnico e acredito que deve ter tido seus motivos para escalar aquele time, mesmo tendo sido uma infeliz escolha.

    Quanto ao fim do 4º set, faltou salientar os erros seguidos de Léo Caldeira que acabou de vez com a chance de levar o jogo para o tie-break. Léo é um jogador que eu gosto muito de ver em quadra, mas tem sim sua parcela de responsabilidade na derrota, assim como todos os outros.

    Agora o que o Moc mais precisa é de um técnico. A Superliga está aí já.

    #GOMOC

    ResponderExcluir
  3. Passei muita raiva nesse jogo, pois percebi que o time não estava escalado com aquilo que tinha de melhor. Tive paciência e esperei como de costume para que tivesse uma explicação para a escalação escolhida pelo ''técnico''. Só que a equipe não tem técnico, porque o chamado ''técnico''demorou dois sets para perceber que a equipe não estava rendendo e precisava de mudanças, coisa que qualquer um que entende de vôlei já havia percebido. Não culpo somente ele pela derrota, mas alguns jogadores também que demostraram a vontade que é marca de jogadores do nosso Pequi Atômico. E quanto ao Léo, confesso que ele errou e faltou digamos paciência para que tivesse a virada de bola, mas se ele não tivesse entrado, nem teríamos disputa o 3 e 4 sets. E gostaria aqui de dizer que Rívoli jogou muito e mostrou como tem que ser o espírito dos jogadores do Moc, e que vontade por não ser tudo, mas ajuda para que ocorra melhora da equipe. Assim, somente me resta esperar pela superliga e que a direção contrate com URGÊNCIA UM ''TÉCNICO''porque esse improvisado, não dá conta de comandar equipe. #GOMOC

    ResponderExcluir
  4. Este foi um jogo para mudar totalmente meus conceitos quanto à questão de "pedir um jogador para entrar" ou "reclamar da atuação". Sinceramente, tudo bem que Leandro pudesse ter um motivo e uma estratégia ao escalar os jogadores citados, mas se passou um set e todos viram que não deu certo, pra que insistir no erro?

    Eu não era a favor dessa coisa de reclamar da atuação, pedir jogadores, essas coisas, mas depois do que eu vi, conclui que existem ocasiões que pedem por isso. É o sentimento do torcedor de querer o bem da equipe, de querer que ela avance para uma final por exemplo. Estou arrependido de ter ficado no silêncio quando o coro de torcedores pediam as mudanças, apesar de concordar. Não ignoremos os fatos, os pedidos fizeram efeito no time e no rumo da partida, mas infelizmente era tarde demais.

    Concordo que Leo pode ter sido o responsável pela derrota no quarto set, mas se a escalação ideal não tivesse sido colocada atrasada, talvez perder um set não seria preocupante.

    É muito triste a derrota quando se sabe que dava muito pra ganhar. Agora é pensar na Superliga e curtir cada vitória do Montes Claros.

    ResponderExcluir
  5. Esse novo uniforme ficou show, muito bonito, nessa partida o uniforme foi o unico que destacou..

    ResponderExcluir
  6. Realmente faltou comando ao time. cada fazia o que queria. No entanto, deve-se ressaltar que leo caldeira fez um péssimo. não concordo quanto ao fábio paes. defende pouco, é lento e não soma. a lesão de tuba também foi importante para a derrota. a diretoria demora muito para contratar um treinador, fica a impressão de que não se importa. Assim, os jogadores acabam sem motivação e sem acreditar na equipe.

    ResponderExcluir
  7. Foi um jogo muito muito triste de ver nos 2º primeiros sets com um time apático, sem vibração dentro de quadra e também muito mal esclado pelo senhor Leandro a qual não podemos chamalo de Técnico e sim um que tentou tampar um buraco o qual ele simplesmente fez foi almentar esse buraco escalando muito mal o time. Ai veio o 3º set e ai sim as coisas mudaram ao embalo da nossa torcida comanda pela Senhora Graça (mãe do Rivoli) essa um show aparte, e por todos nós que estavamos presentes no ginásio encantado a todos que estavam presentes, onde finalmete o Leandro escalou o time do geito mais certo com o Rivoli, e o Leo Caldeira, esse sim tem que ser o time do Moc. Origados a todos vcs que vibraram e torceram junto comigo na derrota do nosso time

    ResponderExcluir
  8. Fazendo uma análise de quem assistiu o jogopela TV , não adianta colocar a culpa no assistente, porque o espírito de equipe é visto dentro de quadra. Claro que a falta de técnico pesa muito, e gera incômodo ao time. Tenho acompanhado todos os jogos da Semi do Campeonato Paulista e tenho a sensação de que nosso time não têm peças de reposição à altura. O SESI está com 4 titulares no Japão e foi para a final com o time reserva, jogando uma bola que nunca imaginei que ocorreria. E olha que do outro lado, deu até um saudosismo porque estavam LORENA, PIÁ e BRANDLE. No Campinas, nosso RODRIGUINHO fez milagre nos levantamentos, sempre deixando os atacantes na melhor posição e o ZANUTO voava em quadra , esse sim têm raça !!! Diante de tudo isso, o que percebo é que falta continuidade para o nosso time !!! De todos os titulares, somente o Salsa esteve nos anos anteriores do início ao fim. Mas voltando a realidade , hoje somente TUBA e REFFATTI têm um mínimo de continuidade. Todos os outros têm oscilações absurdas nos jogos. Precisam falar pro ALBERTO que o saque dele era bem melhor quando "flutuante" ... dava mais segurança e passava menos desconfiança. Infelizmente o SILÊNCIO é tão tranquilo, que acaba descaracterizando o time de guerreiros ao qual estamos acostumados (mas é o jeito dele e temos que respeitar). Não sei como será na SUPERLIGA, mas nosso amigo FÁBIO é bem complicado ... anos luz atrás dos outros líberos ... Jair merecia mais sorte e pelo menos é mais vibrante!!! Ah, quem tiver a oportunidade de bater um papo com o LÉO CALDEIRA , avisem ele que as "pingadas" dele, só vão cair quando estiver jogando volei de praia ... do contrário irritam e demonstram que ele não tem a confiança devida no seu potencial. E para finalizar , infelizmente o Rafinha é indisciplinado e "baixo" para os padrões de hoje, mas o levantamento dele é bem superior e mais rápido. Rívoli precisa de agilidade no levantamento, só mesmo pra deixar os atacantes em melhores condições, principalmente nas bolas mais forçadas, de um extremo ao outro da quadra, porque senão fica tudo muito previsível e o bloqueio chega montado. Com certeza faremos nossa parte nas arquibancadas , mas precisamos de um pouco mais para recuperar o "amor" antigo e lotar o caldeirão, sendo sempre a maior média de público do BRASIL.

    ResponderExcluir
  9. Nessas hora é q vemos o quanto um técnico faz diferença. Não se pode jogar a responsabilidade da derrota toda em cima de Leandro, mas as atitudes dele, ou melhor, a falta de atitude dele, foi determinante para o resultado do jogo. Nenhum técnico ficaria a beira da quadra vendo seu time sendo humilhado por dois sets em um jogo decisivo sem fazer nada.
    Rivoli teve uma grande atuação, talvez a melhor dele pelo MOC, sacou muito bem, fez ponto de ataque, bloqueou e estava deixando nossos atacantes e ótimas condições de ataque. Torço para q continue assim.
    Espero q o novo técnico chegue logo, pq está fazendo muita falta ao time, e já demorou de mais para chegar, não entendo pq tanta demora, vamos correr aí diretoria! Superliga está aí!
    Dia 10 começa a Superliga e vamos ficar na torcida para q o MOC consiga bons resultados e que anime a torcida q deve estar bem desanimada depois da eliminação no Mineiro.
    Vamo q vamo, sempre na torcida. #GOMOC!

    ResponderExcluir
  10. Fabio Paes não da,será que é tão complicado ver que Jairzinho é muito superior,sem querer criticar o autor da materia mas isso é quase que como senso comum.Leo Caldeira teve sua parcela culpa mas se não fosse a entrada dele juntamente com os outros jogadores não teriamos o 4set.Agora a camisa na minha opnião é horrivél mas gosto é gosto...

    ResponderExcluir
  11. A derrota faz parte do esporte, agora se for para perder vamos perder com o que temos de melhor dentro da quadra, se for para perdermos, vamos vender caro a nossa derrota, vamos perder mas com a garra que o Salsa demostrou até o último segundo, assim, agende perde e se conforma. A gora com a falta de vibração assim como tem sido o jogador Silêncio, não da para aceitar, mesmo que sejamos leigos se comparados com os profissionais, qualquer criança vê que ele não bloqueia, não saca, não defende, não ataca não motiva e não vibra. Ele está em má fase precisa se recuperar. Isso desmotiva não só a torcida mais o grupo todo.

    ResponderExcluir
  12. O que pouca gente percebeu no jogo contra o Minas foi o Seguinte: o técnico interino,Leandro, decidiu dividir a partida para quatro jogadores, ou seja, metade dela para Rafinha e Silêncio e a outra para Salsa e Rívolli. Pra mim, isso foi pura falda de comando e confiança, mesmo depois de tantos jogos ainda não tem o time definido. Outro detalhe muito importante e que ninguem comenta,também relacionado ao aspecto de confiança no grupo, é o não aproveitamento dos garotos reservas, o Breno tinha total condição de substituir o Tuba no jogo, o treinador preferiu o ponteiro recém contratado que não somou muito, isso desmotiva o grupo, o Mateusão também não é pior que o Silêncio, essas atitudes vai "minando" o grupo com certeza.

    ResponderExcluir
  13. Quanto ao Silêncio, é o jeito dele ser calmo, não podemos reclamar por isso. Mas, ele realmente não estava bem, e o Salsa deu outro ritmo à partida!

    ResponderExcluir
  14. Com certeza Leandro fez o melhor, até porque ele disse que seria uma ótima chance de se tornar efetivamente um técnico...
    Agora, no twitter Carlão disse que foi convidado pelo Moc...É esperar para ver, acho que daria certo, pois me lembro que Lorena, ainda no MOC, disse que se inspirava na garra demonstrada por Carlão quando era jogador!

    ResponderExcluir
  15. Pois é galera cheguei hj de BH...alem de assistir o jogo fui fazer um concurso por aquelas bandas..Quando estava indo na excursão ao passar pelo posto policial nosso onibus foi parado e detido...hehehe...ficamos la de 00:00 as 03:00 esperando outro onibus. Chegamos em BH as 09:00 e corremos para o ginasio e assim perdi o primeiro set. mas o segundo o MOC tv Horrivel mesmo. no 3°começamos a jogar bem.Salsa, Leo e Rivolli deram muita garra ao time.Mas o 4 set apesar de jogarmos bem nao deu. A nossa torcida comandada por Renato dominou o ginasio. mas não foi suficiente.A musa do MOC ficou o tempo todo na tribuna de honra junto com Vitao. Acho que ela deveria ficar com a torcida...hehehe
    Pelo o que o time apresentou no 3 e 4 set e jutamente com o Pereyra moc tem condições sim de fazer bonito na superliga. na minha opnião ate agora pelas partidas que vi, sem duvidas Rivolli, Salsa e leo deve ser titulares...Ainda Não vi o Serafim jogar um jogo completo. Espero a oportunidade. Abç

    ResponderExcluir
  16. o blog de vocês cresce e muito a cada dia. Por isso, você já são formadores de opinião para as muitas pessoas que o leem. É natural que um blog novo sob direção de pessoas jovens cometa alguns excessos algumas vezes. Achei louvável mudarem o texto, suavizando as críticas, embora eu tenha a mesma opinião do texto antigo.

    ResponderExcluir
  17. Ackilles

    Agradecemos imensamente pelas palavras e voltamos a dizer o quando às vezes é difícil se equilibrar entre o racional e o emocional ao escrevermos os textos (risos). Mas já aprendemos bastante e vamos sempre procurar não perder o foco, que é querer o bem do time. Ainda bem que a equipe do blog "discute" bastante, no bom sentido, e é dessa forma que crescemos a cada dia.

    Grande Abraço.

    ResponderExcluir
  18. Concordo sobre como o blog tem sido referência em notícias do Moc! Parabéns a todos! PRA MIM , o Leo Caldeira é o principal jogador do Moc, já que acrescenta e muito no passe e ataca bem. Porém , quando um jogador é muito solicitado, a ansiedade e o nervosismo pode atrapalhar , assim como foi nesse final de jogo contra o Minas o que lembra o Lorena contra o Cimed, quando errou muito. Porém, isso não diminui em nada a qualidade do Leo, que dá outro clima ao time quando está em quadra. Espero que as pessoas percebam isso!

    ResponderExcluir
  19. Por isso que tem dado certo o blog, está sempre aberto a críticas e mudanças, desde que elas sejam para melhor. Parabéns galera. E vamos esperar e torcer sempre. To cansada de ver o Moc perder, quero torcer e sair do ginásio plena e feliz com uma vitória de novo, e acredito que isso seja possível sim. #gomoc

    ResponderExcluir