domingo, 6 de novembro de 2011

O COMPORTAMENTO DE ALGUNS TORCEDORES

Na segunda temporada, a torcida passou a ter seus casos isolados de pessoas ignorantes. Agora, o grupo chega a incomodar.


Crédito: Orkutorcida
Os torcedores montesclarenses têm a tendência de serem mal acostumados por causa da decolagem já no primeiro ano da equipe do Montes Claros Vôlei. Alguns ainda chegam ao ginásio procurando "o Lorena". Mas o comportamento de casos isolados que está sendo visto no batizado CALDEIRÃO tem começado a incomodar os demais torcedores e entendedores de voleibol que visam apoiar o time.

O comportamento, lamentavelmente, tem se assemelhado à torcida de futebol. Basta o time perder uma partida para que xingos de baixo nível apareçam. A implicância com o técnico tem sido evidente, mas gritos de "Fora Manu" é algo totalmente precipitado para uma equipe que COMEÇOU DO ZERO. Não temos base nenhuma com relação ao ano passado. Para quem não sabe, o fator "entrosamento" é um dos principais elementos do vôlei.


Não estamos na torcida por um TIME DE FUTEBOL, no qual se demite os membros com base em resultados. O voleibol é conhecido por ser um esporte onde as pessoas entendem e apoiam suas equipes. Não gostar da atuação do time, achar que o técnico não agiu de forma correta e criticar fazem parte. Porém, sentir-se no direito de intervir em quem comandará o time e gritar isso em plena partida dentro de casa são questões inaceitáveis que a maior torcida do Brasil não pode e nem deve apoiar.


Crédito: Orkutorcida
Além de entristecer os torcedores que vão ao ginásio no intuito de incentivar, esses comentários podem desmotivar jogadores e comissão técnica, que quando chegaram vieram com a promessa de viver e defender uma cidade que "respira" voleibol e acolhe bem o time. Que fique bem claro, não se quer aqui uma massa de pessoas que tenham a mesma opinião em relação ao desempenho do time. A campanha é para que as opiniões sejam emitidas com respeito e de forma construtiva.

Para quem não conhece o técnico do Montes Claros, Manu Arnaut tem um perfil de comandante calculista, que tem um caminho traçado desde que chegou aqui. É daqueles que perdem o sono em véspera de jogo. Ele tem foco, boas técnicas de treino e pensa duas, três vezes, antes de cometer uma atitude precipitada. A prancheta utilizada no jogo demonstra preocupação com o andamento do time na partida. Quando a temporada começou, ele deixou bem claro que o objetivo dele era dar ritmo a todos os jogadores e entrosar a equipe até a fase final do Mineiro e a Superliga. Afinal, o nível será muito alto e todo o elenco tem que estar preparado. Se algum jogador não rendeu conforme foi combinado, paciência. Fora Manu? Lamentável!

Esperamos que esse "vírus" não se espalhe pelo ginásio ou daqui um tempo o time irá preferir jogar fora de casa, e então sentiremos a tristeza de não conseguirmos ajudar o equipe que tanto torcemos. Quem sabe tenha sido bom que a fase final do mineiro seja fora de Montes Claros, já que alguns torcedores não se mostraram maduros o suficiente para receberem os eventuais confrontos. E que venha o Minas na sexta-feira (11/11), #GOMOC.

31 comentários:

  1. Como eu disse no comentário no post sobre a derrota para o Sada, foi a cenas mais sem noção q já vi naquele ginásio.
    Tá certo q o time ainda não teve aquele grande atuação q todos esperam, mas uma derrota para um time como o Sada não é motivo para pedir cabeça de treinador. Isso pra mim é atitude de torcedor de futebol q acha q no vôlei é igual, e não é, historicamente, quem acompanha vôlei sabe disso. Mas muitos só de ouvirem o q a pessoa do lado está gritando começam a gritar tb, as vezes sem nem pensar se tem fundamento aquilo. tenho minhas preferências por alguns jogadores, tb vejo coisas q Manu pode melhorar, mas não será por isso q vou ficar gritando no ginásio pra sair jogador ou técnico. Uma coisa é certa, o grupo e a comissão técnica estão se empenhando para fazer o melhor e por isso acredito q atitudes de torcedores como aconteceu no jogo contra o Sada não vão ajudar em nada, pelo contrário, só vão deixar todos ainda mais pressionados, indo contra ao q sempre foi motivo de sucesso do nosso time: Torcida + time.
    Acredito no trabalho q vem sendo feito e vou continuar torcendo como sempre, mas também não vou deixar de dar meus pitacos nas atuações dos jogadores.
    E vamos deixar de ser torcida de futebol!!

    ResponderExcluir
  2. E nesse mesmo jogo, no 4°set a gente pôde perceber a verdadeira torcida do Moc - aquela que joga junto, que acredita - quando muitos assistiram em pé , vibrando muito a cada ponto. É essa torcida que a gente precisa ,que completa e sacode o time . Então, cabe a esse povo de bem coibir manifestações como as que ocorreram após o jogo , com muitas vaias . Não vamos deixar esse povo contaminar a nossa torcida! #Todoscontratorcedoresinfiéis.

    ResponderExcluir
  3. O que cabe a torcida e apoiar o time e ser mais um na quadra, não falar coisas sem fundamento e das quais não tem noção. Criticar o time tanto pode como deve, agora dizer quem vai ou não vai sair, não cabe ao torcedor que tem que exercer seu papel que é torcer e ajudar o time. EU SEMPRE ACREDITAREI NO NOSSO PEQUI ATÔMICO. #GOMOC

    ResponderExcluir
  4. Fabricio Miranda06 novembro, 2011

    Eu particularmente não concordo muito com as opniões que foram faladas apesar de não ter participado do "fora Manu", e também espeitar a opinões de todos, mas acho que cada um tem a forma de pensar e como foi no final da partida com ela já encerrada o que eu acho que não atrapalhou o time agora também temos que lembrar que estamos no começo de um trabalho e o tempo é o Senhor da razão. Eu concordo que se tem jogador que esta fazendo corpo mole esse tem que pegar o boné e ir embora porque aqui o time é de guerreiro, e isso cabe sim a torcida pedi a saida deles e gritar como foi gritado por alguns "raça, raça raça" para ver se mexe com a moral deles. Abraços a todos e vamos para frente Moc

    ResponderExcluir
  5. Nossa que lamentavel isso. eles estão pensando que volei é igual futebol né, só pode.
    Sempre ouvi falar da torcida do Montes Claros e me surpreende isso.
    Tomara qe isso pare, se não eles vão prefirir não jogar em casa mesmo.
    triste saber "torcidas" desse tipo vem aparecendo no volei, muito triste mesmo.

    ResponderExcluir
  6. Na verdade os preços promocionais da entrada estão saindo caros demais. o kg de alimento como ingresso termina por não selecionar quem realmente quer assistir aos jogos. Vi homens em estado de embriaguez no ginásio, como se estivessem assistindo ao jogo sentados num boteco. Como controlar isso? Nestes casos, preferiria um valor estipulado para a entrada. Assim, quem realmente quer acompanhar o time, vai ao jogo.Infelizmente muitos sofrem com o valor do ingresso, mas não vejo solução a não ser retirar estes certos indivíduos sem compromisso nenhum com a equipe. Nem sei se gostam do esporte.

    ResponderExcluir
  7. Realmente foi lamentável o ocorrido no jogo, mas, como o próprio tecnico disse alguns meses atrás, "a torcida é igual criança, que quando não ganha o que quer faz birra"... jogar para a torcida a derrota de um time que jogou sem garra é demais, péssimos levantamentos, saques horríveis, se o time tivesse lutado do inicio ao final, perder para o SADA não tem nada, agora um time sem garra e vontade em quadra, torcida nenhuma fica satisfeita, o que posso dizer é que o time teve um apagão geral neste sexta. A torcida está realmente acostumada com um time mediano, porem, lutador com garra da primeira temporada que surpreendeu a todos, um time bom da segunda, agora tenho dúvidas se esse time decola na superliga...

    ResponderExcluir
  8. Olha, ainda bem que a maior parte da torcida vai ao ginásio buscando apoiar e é graças a essa grande parte que podemos ainda chamar a torcida de bonita, que incendeia o CALDEIRÃO com cânticos e incentivo ao time. A definição para os casos isolados não poderia ser melhor: "a torcida é igual criança, que quando não ganha o que quer faz birra". E não sou rico ou algo parecido, mas também estou na defesa por ingresso de no mínimo 8 reais inteira, ou o 1 kg de alimento pode acabar saindo muito mais caro... para a equipe. Eu definiria o último jogo como "azar", não por falta de raça.

    ResponderExcluir
  9. Talvez ingresso barato como tem sido colabore mesmo para q isso ocorra. O que os outros torcedores podem fazer é mandar vai pra cima dos nervosinhos que acham q estão torcendo para seu time de futebol. Críticas e cobranças sempre deve ter, mas exageros como teve no último jogo devem ser combatidos.

    ResponderExcluir
  10. daqui pra frente vou assistir as partidas nas ultima cadeiras bem la emcima

    só assim vou ficar longe da ignorância de alguns torcedores

    ResponderExcluir
  11. É vergonhoso para uma cidade que admira e espeita tato o vôlei demostrar tal comportamento,para nós mineiros ter uma cidade que apoia tanto esse esporte é glorioso,bater recorde de publico em estádios, para torcer e comemorar vitorias principalmente pela seleção brasileira de vôlei. Espero que este tipo de comportamento não se repita pois seria de má colocação como a torcida mais arrogante em Minas Gerais, pois somos a torcida mais querida pela as Seleções Brasileia de vôlei.

    ResponderExcluir
  12. ANDERSON VELOSO07 novembro, 2011

    Como todos nós sabemos a torcida do MOC (maioria) ainda é de futebol ,visto isso nos gritos de uma minoria.
    Não podemos ficar dando ibope para esse tipo de situação até mesmo pq estamos no começo da temporada e isso pode ser prejudicial ao time.Não me incomda nem um pouco a ignorância de alguns torcedores até mesmo pq Manu e jogadores são inteligentes o suficiente pra não ligar para esse tipo de situação.Já esta mais do que claro que não teremos um time que ganhará tudo então temos que unir ao time para empurra-lo, vimos isso no 4º set quando a torcida inflamou e o time reagiu.
    Enfim, adiante ser a maior torcida e a mais ignorante, muitos não entendem nada de volei.Hj em MINAS somos a 2º ou 3ª força do volei o SADA esta disparado em 1º lugar.A derrota para o Sada deixou claro nossas deficiências no passe, levantamento, saque, contra-ataque etc. O momento agora é correr atras do prejuizo e precisamos urgente de um ponta, pois estão sobrecarregando Reffati e Leo. Já os opostos o problema na minha opnião esta sendo o levantamento (bolas baixas) já os meios, sem passe não tem como trabalhar com os centrais.

    ResponderExcluir
  13. Temos que ponderar as coisas... O que fizeram com o Manu está errado, foi um equívoco. Agora, também não da para cobrar que todos conheçam 100% a rotina do time. Chamar a torcida de imatura e coisas do tipo, é ter a mesma atitude que parte dela teve contra o Manu. Precisamos ter a postura do nosso treinador, focado e sereno, sabendo analisar as coisas. Isso não é o fim do mundo. Incomodar? Realmente incomoda, porém, não precisamos criar esse alarde todo. Vale sem dúvida a ressalva, explicando a parte dos torcedores como as "coisas" acontecem. O time não pode se abalar com posturas isoladas dessas, embora o coro tenha sido grande.

    ResponderExcluir
  14. "esses comentários podem desmotivar jogadores e comissão técnica, que quando chegaram vieram com a promessa de viver e defender uma cidade que "respira" voleibol e acolhe bem o time." falou tudo!
    Eu acompanho de longe, por ter amigos aí, e querer saber como é uma "cidade que respira volei"
    Até agora eu nao vi nada disso, só vi uma torcida que critica e cobra, sem saber o que rola por trás, sem saber o quanto eles estao treinando, sem saber das interminaveis horas q estão viajando, sem saber os valor de patrocinio do 1o, 2o e 3o ano... o time aí contratou uma CT e jogadores, eles ESCOLHERAM quem contratar. Não cabe a torcida dizer o que tem ou nao que ser feito, criticar tanto ou COMPARAR jogadores. O Talmo foi embora pq quis, o Rodriguinho foi pq quis, como tantos outros. Nao venham dizer "ah, fulano é eterno MOC"... fosse eterno tinha ficado aí.. agora eles defendem outros times e sao OUTROS JOGADORES QUE DEFENDEM O MOC, querem vcs queiram ou não. E não venham dizer coisas como "Fulano só está aqui por dinehiro". Vcs nao sabem NADA sobre isso.
    Se tem jogador fazendo corpo mole? Acho dificil, acho dificil vc treinar 2 periodos por dia, qse nao ter folga e viajar de onibus o tempo todo horas e horas e chamar isso de corpo mole... mas se tiver realmente tem q ficar de fora.
    Agora: torcedor da própria torcida xingando, só fortalece o time adversário. Quer fazer isso, da prox vez vai com a camisa DO SADA de uma vez!!!
    Ou melhor: FIQUE EM CASA!

    ResponderExcluir
  15. Alguém pode explicar pq o Jair não está jogando? pq o Fábio é apenas um espectador em quadra, e o Rafinha que nem no banco ficou, o Rivoli pode ter um saque bom, mas para por ai, levantamentos limitados, péssima distribuição de jogo. Eu via o levantador do Sada olhar para a quadra do MOC antes de levantar para fazer a melhor distribuição. pontos estratégicos que o técnico não muda ou não vê. pena que a torcida vê e cobra...

    ResponderExcluir
  16. Esse jogo foi uma negação pois os jogadores estavam dormindo em guadra infelizmente, em uma bola boba em que serafim estava totalmente desligado em guadra demonstrou isso.
    Totalmente diferente das ultimas 2 temporadas em que o time se jogava em todas as bolas pra pelo menos levantar a torcida e fazer o caldeirão pegar fogo, assim preocupando o time adversário.
    Em relação ao técnico é complicado critica-lo sim pois ñ é ele que está em guadra o trabalho dele é fora dela nos treinamentos dando oportunidade a todos e colocando aqueles que ele julgar em melhor momento, infelizmente nesse jogo depois da saida de Léo caldeira o time se perdeu em guadra.
    Com relação ao levantador Rivoli ele ñ pode ser julgado pois quem assistiu esse jogo e entende um pouco de volei sabe que a culpa ñ é dele pois a linha de passe do time está defeituosa tanto que no jogo ele levantou no minimo umas 5 bolas de manchete reflexo esse do pessimo passe do time.

    ResponderExcluir
  17. todos de direito de expressar sua opinião!! não acho que o treinador deve sair ''mesmo achando que ele e o pior treinador que nos já tivemos " mas ele pode se tornar o melhor todo mundo precisa de tempo, mas não e por isso que vocês dono de um humilde blog pode falar da torcida todos os torcedores são iguais. Pagam o mesmo valor de ingresso, ou ate mais que vocês. Isso e so uma opinião diferente. Nenhum torcedor e obrigado a aplaudir um time que tomou uma sura!!

    ResponderExcluir
  18. Não estamos aqui falando de valor do preço do ingresso e sim da falta de educação e critério de alguns torcedores que não entendem de vôlei e se acham no direito de criticar aquilo que não entendem. O time perdeu e qualquer um que torça, não gosta de perder, o que deixamos claro, é que a culpa do treinador na derrota foi mínima ou inexistente, e que insultar ele da forma que ocorreu é errado e também falar que a administração do time cabe a diretoria e comissão técnica. Somos um humilde blog, mas aqui deixamos todos se expressarem, então posso dizer que valeu o comentário, por mais que não concorde com ele.

    ResponderExcluir
  19. Nós, donos de um humilde blog, só mostramos o fato ocorrido no ginásio, não é pra dar notícias sobre o time q ele serve?
    Não estamos aqui generalizando, estamos falando de uma parte de torcedores q participaram desse ato, ao me ver sem sentido. Mas respeito sua opinião, cada um se manifesta como quiser, mesmo q seja da forma q possa vir a prejudicar o time. O time sempre teve a torcida como trunfo e tê-la jogando contra não vai ser bom.
    Quanto à colocação do ingresso...lamentável a insinuação, não somos diferentes dos outros torcedores, temos os mesmos direito e deveres e pagamos do mesmo jeito. Se conseguimos alguma coisa com a "Orkutorcida", foi um (1) espaço na imprensa durante os jogos para melhor acompanhar os jogos, nada mais do q justo pra quem por vontade própria acompanha e quer levar o nome e notícias de seu time do coração para quem gosta de vôlei.

    ResponderExcluir
  20. Eu li e reli os comentários e a matéria e não consegui encontrar o trecho em que a gente manda os torcedores aplaudirem o time. Também não encontrei nada falando para os torcedores não expressarem opinião, só relatando que faltou o RESPEITO COM O TÉCNICO.

    ResponderExcluir
  21. Quanto à colocação do ingresso. Não disse que voçes não pagam, so falei que tava la reclamando não tava di graça pelo contrario são os jogadores que recebem!e nos nunca seriamos a maior torcida sem eles! gosto muito do blog de vcs falo muito dele com amigo mas isso ai pra mim não pegou bem!!

    ResponderExcluir
  22. RENATONa segunda temporada, a torcida passou a ter seus casos isolados de pessoas ignorantes. Agora, o grupo chega a incomodar.
    Os torcedores montesclarenses têm a tendência de serem mal acostumados por causa da decolagem já no primeiro ano da equipe do Montes Claros Vôlei
    EU TO FALANDO DISSO!! PRA MIM PEGOU MAL ninguem de vcs e melhor ou pior torcedor que eles! eu não fasso isso pelo contrario no final do jogo ate conversei com o levantador e falei com ele que ele ia melhorar era so ter confiança mais não tiro o direito de ninguem !!

    ResponderExcluir
  23. Se houve essa impressão de "arrogância" da nossa parte, pedimos desculpas. Em nenhum momento quisemos nos colocar como melhores torcedores, somente relatar as atitudes de alguns. Também não nos responsabilizamos pelas más interpretações da matéria.

    ResponderExcluir
  24. Vc vai me desculpar, mas não tinha como entender de outra forma depois de dizer q pudessem pagar até mais q nós.
    Não vejo como "pegar mal" falar de um assunto desses, pelo contrário, tem mais é q ser discutido pra ver opiniões de pontos de vista diferentes. Não estamos querendo de forma alguma determinar com esse ou aquele torcedor deve se comportar, muito menos ainda, dizer q somos melhor q qualquer torcedor. Só entendemos como exagerada a atitude do grupo de torcedores e fizemos a matéria colocando o asssunto em discussão. Cada um tem consciência do q faz na arquibancada, do q pode ou não ajudar o time.
    E obrigado por sempre visitar o blog.

    Abraço.

    ResponderExcluir
  25. eu entendo que não foi por mal! mas so queria te falar que isso e normal em qualquer time ou de voley ou de futebol o cruzeiro era favorito na partida eles nunca tiveram um time tão bom como agora. mas as vaias sempre vem de uma parte. Sou atleticano e esse ano já fui em mais de 15 jogo na arena do jacaré, ja vi torcedor falar mal do time quando tava perdendo e no final quando o time ganhou falar que era o melhor do brasil!! tem torcedor que só aceita a vitoria, e isso e uma opção deles. MAS MESMO ASSIM VOU CONTINUAR LENDO O BLOG TODOS OS DIAS!!

    ResponderExcluir
  26. EYDER pudessem pagar até mais q nós. nos estudantes sei que vc tambem e pagamos meia por isso disse pagam ate mais! sa duas primeiras frases da materia são um pouco meio arrogânte
    não concorda comigo agora falar sobre o assunto nada mal isso ai entendo se fosse o josé roberto o treinador poderia perder 10 jogos e ninguem faria nada!!

    ResponderExcluir
  27. O que importa e a raca! Nao precise ter um time de estrelas, ate pq nao temos essa condicao, mas a vontade de vencer sempre foi nosso diferencial, pois e isso que torna o ginasio em um Verdadeiro caldeirao. Nao fui ao jogo e nao posse afirmar que o time nao jogou com raca, no entranto, sempre que tem esse ingrediente FICA dificil da for Ida vaiar!

    ResponderExcluir
  28. Nossa totalmente equivocada a defesa por ingressos mais caros,assim como a comparação de torcida de futebol e volei querendo elitizar um esporte que já é de massa ha muito tempo, igualmente a de futebol com diferentes formas de torcer e conceitos.Querendo mostrar que quem não "entende" de volei ou quem foi pela primeira vez ou o popularzão pediu a cabeça do tecnico, que na realidade foi quem esta acompanhado o time desde o inicio.Também acho que não é hora de mudança mas começa a incomodar essa instabilidade,pensando sempre em superliga,parece que a unica tatica é sacar,sacar,sacar e se o saque não entra cade a variação,me desculpa mas até agora????Melhorou o bloqueio sim Alberto disparado o melhor jogador,só para não ficar só criticando

    ResponderExcluir
  29. Gente na minha opinião nunca vamos concordar com a torcida de nenhum esporte porque cada pessoa reagi de uma forma diferente perante uma situação de jogo. Corcordo sim, que temos que ter educação ao torcer, temos que refletir que aqueles jogadores e o técnico são profissionais do esporte e estão ali buscando o melhor deles.Ser atleta não é fácil, estão ali trabalhando e respeito é o minimo que uma torcida tem que ter com o grupo.Acretido em fatos isolados e de pessoas que ficam a flor da pele ao ver seu time perder, mas nada justifica mandar treinador ir embora e ser mau educado....Uma boa torcida precisa ficar do lado do seu time até mesmo em uma derrota, afinal não sabemos o que passa dentro de uma equipe. Em relação ao ingresso, é muito bom a troca pelos alimentos, afinal colocar preço neles seria tirar a oportunidade de muitas famílias não conseguirem levar seus filhos para a beleza do vôlei.

    ResponderExcluir
  30. somente para lembrar a todos que mesmo quem não leva o kg de alimento entra nos portões da mesma forma. Isso eu mesmo vi acontecer em demasia durante a entrada no ginásio. logo, o preço do ingresso foi simbólico, o que justifica o meu argumento de que essa iniciativa contribui para que pessoas sem comprometimento com a equipe possam "participar". Embora seja verdade que, graças a Deus, a maioria das pessoas foi civilizada o suficiente para não somente levar o alimento, como também escolher alimentos de boa utilidade, como arroz e feijão e não sal ou fubá.

    ResponderExcluir
  31. Manu 'e um 'otimo t'ecnico! J'a ouvi dizer de quem acompanhou os treinos, que ele 'e bem exigente e quer sempre melhorar a equipe! Nas derrotas acontece esse tipo de coisa, mas temos que evitar! Pedidos de raca, por exemplo, sao aceit'aveis, ao meu ver, mas pedir a saida de treinador ou jogadores n'ao!

    ResponderExcluir