sexta-feira, 11 de novembro de 2011

MANU ARNAUT NO CANAL 20

O (ex) técnico do BMG/Montes Claros esteve presente no Momento Esportivo, programa do canal 20, esclarecendo algumas dúvidas para os torcedores. Além disso, ele respondeu algumas perguntas da ORKUTORCIDA. Veja a entrevista transcrita...

Na introdução, Manu disse que teve um acordo durante a semana com a diretoria e acredita que não poderia sair em momento melhor, tanto pessoalmente quanto profissionalmente. Disse que vai ser bom para a equipe também porque a nova filosofia (do novo treinador) está em tempo de ser aplicada.

Christiano Jilvan, Manu Arnaut e Rubem Ribeiro

Manu, você conquistou muita gente em pouco tempo na cidade devido a sua simpatia. Conquistou a nós da imprensa, sempre atencioso, e a torcida também. Mas no último jogo contra o Cruzeiro, houve parte dos torcedores pedindo a sua saída, isso de alguma forma influenciou na sua decisão?
Sobre ter conquistado as pessoas, não foi exclusivamente um mérito meu, porque já é característica do montesclarense ter esse carinho, essa recepção, e é muito bonito isso de vocês. Mas voltando à pergunta, tudo tem um contexto. Começamos bem a partida, e depois tivemos a contusão do Leo. Eu já disse que a torcida é igual criança: se ela gosta do que vê, ela fica feliz, se ela não gosta, ela fica triste, e, como uma criança com sono, ela sai atirando para tudo quanto é lado. Existiu um momento disciplinar pela não participação de um atleta. Nao sou o melhor treinador, mas minha linha é a do trabalho. Então, minha decisão foi pensando na equipe, o que é melhor para o grupo. E eu não sou muito de apegar, mas eu gosto muito desse time, acredito que ele vai longe, mas acho que ele precisava de uma chacoalhada.

Eu queria saber do Manu qual é o grupo que ele está deixando, porque a torcida é ativa e cobra mesmo. O grupo está unido e preparado para a Superliga? (Christiano Jilvan)
Existem jogadores ali que trabalham muito. A dedicação de Tuba mesmo é impressionante, fez um ótimo trabalho com o Jomar para sua recuperação. Rivoli, Leo, Silencio e Alberto também estão muito focados. Tem alguns preguiçosos que acabam ficando destoados, mas acho que o grupo está unido. E a torcida tem que ser aproveitada. Eu até brinco que agora eu sou torcedor e tenho alguns projetos para desenvolver em Montes Claros. Apesar de estarmos juntos alguns meses ali, nós ainda não temos uma equipe, porque tem times com jogadores que estão juntos há muito tempo. Mas os atletas querem muito e a torcida não pode perder essa identidade de apoiar do começo ao fim, porque esses caras estão muito afim de ganhar, é um grupo muito motivado. E eu como torcedor agora vou ver decisões que não vou apoiar, mas tenho que confiar que o treinador achou melhor no momento.

Manu, você chegou para treinar um time completamente renovado. Isso pode ter dificultado o seu trabalho? (ORKUTORCIDA)
Quando eu vim, sabia que o time estava renovado. Eu criei a expectativa, porque eu também fui um formador de opinião. Se eu não acreditasse, eu teria falado: "ah, esse time não vai chegar a lugar algum".

Você teve poucos meses para trabalhar com a equipe. A seu ver, como está a evolução do time: atrasada, ideal ou adiantada? (ORKUTORCIDA)
Está normal se formos ver a quantidade de partidas que tivemos. Porque se formos analisar, por exemplo, o Sada/Cruzeiro, eles fizeram dois torneios internacionais. Então são coisas que se ajustam com o tempo.

Você em algum momento se sentiu atingido com o "fora Manu"? O coro influenciou de alguma maneira na sua decisão? O fanatismo dos torcedores montesclarenses chegou a te assustar?(ORKUTORCIDA)
Eu venho do Minas clube e lá também não é muito fácil de trabalhar por causa do fanatismo, então isso não me assusta. Às vezes os torcedores pedem algo, mas não acompanham a semana, não sabem o contexto. Torcida é paixão, temos que entender isso e não acho que ela tenha sido responsável por minha decisão.

Sobre o problema que teve com o levantador Rafinha nos treinos antes do confronto contra o Sada, no qual até o tirou do time e levou Guilherme para o banco nesse jogo, pode dizer o que houve no treino para afastá-lo na partida? (ORKUTORCIDA)
A gente tem um time vitorioso e trabalhador e o jogador que perdesse o foco, a disciplina e que esquecesse que estava aqui como profissional, seria afastado. No caso dele (Rafinha) foi em uma proporção um pouco maior e ele teve que ser afastado do jogo. Ele é um atleta que pode ajudar muito a equipe, mas vem o questionamento: "será que podem fazer tudo e por isso são bons atletas?". Não sei, mas isso talvez não funcione comigo.

Sua saída da equipe tem a ver com os resultados ou algum assunto pessoal, como o desentendimento com o levantador Rafinha? Pode contar como tudo ocorreu até tomar a decisão? Foi demitido ou pediu demissão? (ORKUTORCIDA)
Eu pedi para sair. A equipe pediu bastante para eu continuar, mas eu tinha que sair a tempo de vir um treinador que pudesse completar a linha de trabalho. Esse jogo contra o Minas tem o valor psicológico muito grande. Todas os fatores ao redor acabam pesando, mas a causa principal de ter saído agora foi pensando no bem da equipe. Não que eu não esteja em um bom momento para trabalhar, mas foi um bom momento para sair.

Qual sentimento que fica com sua saída. Quais os planos para o futuro? (ORKUTORCIDA)
Eu tenho um plano com Jomar de montar uma clínica Montes Claros. Meu sentimento é de ter feito um pouco menos do que eu queria. Fiquei muito em débito com relação à torcida, a diretoria e aos jornalistas, que me receberam muito bem. Comecei com chave de ouro e termino com chave de ouro. Tenho muito a agradecer. Fui paciente em alguns momentos e fui muito impaciente em outros, mas a minha sensação ainda é de débito.

Deixou algumas sugestões de técnicos?
Falamos sim de alguns nomes que já comandaram a seleção brasileira juvenil, como Percy. Tem também Chico dos Santos, Mauro Grasso e um argentino. Acho que todos são excelentes técnicos.

E o jogo em BH, vai acompanhar a equipe?
Eu vou assistir ao jogo. Até conversei com William se isso seria saudável, por causa da afetividade. Mas eu queria agradecer a todos: à equipe, à torcida e a vocês da imprensa. Gostaria de me desculpar porque começamos com um projeto e não conseguimos concluir, mas com certeza me encontrarão na arquibancada.

Agradecemos imensamente a você Manu por ter respondido nossas perguntas. Mais uma vez te desejamos muito sucesso em sua nova trajetória e que você continue na torcida pelo Moc (RISOS). Agradecemos também aos amigos Rubem Ribeiro, o Rubão, e Christiano Jilvan por terem proporcionado esses esclarecimentos. A torcida é ansiosa e sem dúvida se confortou com as respostas. Abraços.

3 comentários:

  1. Manu vai fazer falta! =/

    ResponderExcluir
  2. espero que entrevistem o outro lado da polêmica. no caso, o Rafinha. Gostei muito do método de trabalho de Manu. Uma verdadeira pena não ter encontrado o melhor ambiente para o trabalho. Do contrário de outros, que treinavam apenas a parte física, Manu gostava da perfeição nos fundamentos. Tanto que ele resolveu o então "eterno" problema de nosso bloqueio. Na minha opinião, o mais correto seria um disciplinador para seu lugar, já que o episódio que culminou com a saída do técnico deixou a impressão de um jogador se sobressaindo pela indisciplina. Neste sentido, Mauro Grasso, aquele mesmo que afastou Rodrigão e Marcelinho no Pinheiros/sky, seria um bom nome.

    ResponderExcluir
  3. Ah....Que pena que o Manu saiu....

    ResponderExcluir