sábado, 8 de outubro de 2011

O CASO HENRIQUE

Lamentavelmente, na última sexta (07/10), cerca de 2.500 torcedores, que acompanharam a vitória do Montes Claros sobre o Minas, em um jogo disputadíssimo, presenciaram outra vez o desequilíbrio emocional do central minastenista Henrique, que desta vez perdeu a razão.

Finalizada a partida, o jogador, em um ato pouco desportista, chutou enfurecido o compensado que protege o local reservado ao primeiro árbitro. Não satisfeito, ele ainda tratou de modo hostil o supervisor do Moc Willian do Prado, só parando após ser contido pelo seu treinador Marcelo Franckowiak. Até então, com o que apuramos de fontes não oficiais, o jogador afirma ter sido atingido por cuspes oriundos da arquibancada e torcedor montesclarense queria dar um tapa no atleta. Mas quando se provoca uma torcida grande como a de Montes Claros, ainda mais da maneira como ele provocou, a mesma reação deve ser esperada de casos isolados de alguns torcedores, mas não apoiamos a atitude de nenhum dos lados.
O esporte, de modo geral, mexe com o emocional das pessoas. Entretanto, dessa vez não podemos deixar de registrar e cobrar uma punição para Henrique. Em todo jogo aqui em Montes Claros ele é grosseiro, sem educação, agressivo, perde o controle com facilidade e incita atos de violência. Mas desta vez o meio de rede perdeu a razão. Isso não é atitude de atleta, muito menos de um que passou pela seleção brasileira. O regulamento da Federação Mineira de Vôlei, em seu Anexo VIII, o qual trata das Medidas Disciplinares, define de modo muito superficial e geral as possíveis punições:
1) As infrações e ocorrências cometidas no decorrer dos campeonatos serão processadas e julgadas, na forma estabelecida pelo CBJD, em 1º grau pela comissão disciplinar do TJD, com base nas súmulas dos jogos, nos relatórios dos delegados e árbitros da FMV.
No anexo IX, há um complemento:
3) Nos casos omissos neste regulamento, serão aplicadas punições permitidas conforme legislação vigente.
Apesar de não descrever com clareza os métodos de análise e citar as possíveis infrações, o regulamento ainda no anexo IX define: 

4) Levar-se-á em conta, rigorosamente, o que foi descrito na súmula e no(s) relatório(s) do(s) árbitro(s), do(s) delegado(s) e observador (es), técnico(s) e todos os meios legais e moralmente legítimos para provar os fatos relatados e publicados através de notas oficiais, após recebimento desses documentos. 

“(...) Para provar os fatos relatados e publicados através de notas oficiais, após recebimento desses documentos”, ou seja, vamos esperar que a Diretoria do Moc se manifeste no sentido de exigir uma retratação oficial de Henrique perante a nossa cidade e torcida. Porém, sejamos defensores de punição, já que esta não é a primeira vez que este tipo de incidente acontece.
Entretanto, pedimos licença aos leitores para encerrar essa matéria de outra forma. A atitude do meio de rede minastenista foi um caso isolado em um jogo sensacional. Assim, queremos dar um destaque positivo ao treinador do Minas. Marcelo Franckowiak, nas ocasiões em que o encontramos, se mostrou extremamente solicito, educado, brincalhão e aceita brincadeiras, esse é o lado bom do esporte. Henrique precisa aprender e ouvir mais o seu treinador, figura ilustre e inteligente. Parabéns ao Marcelo e #GOMOC!

9 comentários:

  1. O volei não merece atletas como o Henrique. Sempre admirei o esporte pela forma respeitosa como os envolvidos agem, e ele mostrou total descontrole e desrespeito com todos ali. Acredito que ele subestimou o MOC e achou que ia ganhar fácil e quando terminasse o jogo ia ser irônico com a torcida como das outra vezes.A punição tem que vir mesmo pois um esporte que serve de exemplo não pode deixar essas atitudes vexatórias passar em branco.Agora como torcedora fanática que sou foi muito bom ver ele bufando na quadra e saindo escondido do ginásio, vai bem feito quem mandou provocar os apaixonados de MOC.

    ResponderExcluir
  2. A torcida de Montes Claros não pode cair nas armadilhas de um atleta descontrolado, ele desrespeitou a torcida e principalmente o time de Moc no jogo.Acredito que a torcida não deveria xingar um atleta com palavras vulgares, uma vez que o atleta está no seu local de trabalho. Sugiro que haja um trabalho de concientização com a torcida de Moc para que não ocorra mais violências verbais contra os adversários do Pequi Âtonico. Que tal mostrar que a maior torcida do Brasil é também uma torcida que não apoia preconceitos!!!Sei que o Henrique é um grande atleta e não pensou nas consequências dos seus atos, mas nada justifica tais atitudes.
    Ps: Estou enviando novamente o mesmo comentário devido alguns erros de digitação. Obrigada

    ResponderExcluir
  3. Bem o que falar de um jobador com a experiência desse jogador que ja serviu até a seleção brasileira?????
    So lamento a sua atitude.
    Mas eu tive nesse jogo e posso disser com clareza que o técnico do minas também foi muito mal educado pois ofendeu a arbitragem com palavras que acho melhor nem disser aqui.
    Mas ressalto també, que a arbitragem foi muito mal nesse jogo deixando de maracar bolas ao meu ver dentro e assim deixando ele e seu time nervosso.
    O nosso time com a torcida quem é dificil de parar dentro de casa e gualquer time que vier aqui ja tem que vim sabendo que vai ter muita pressão então ñ podem vim despreparados psicologicamente como esse Henrique e seu técnico!
    Ai galera me siga no twitter @omirjp

    ResponderExcluir
  4. pelo amor de deus, ir para um jogo e não poder falar nada, essa é d+.
    Falar palavras vulgares não devemos fazer é com os atletas do moc.

    ResponderExcluir
  5. A torcida poderia se preocupar em incentivar mais a equipe de Moc e não xingar os jogadores adversários. Acho falta de respeito com o profissional que vem em nossa cidade. Foi assim com o Henrique, com Leandro Vissoto, com Diogo, ex-jogador do Moc e também com o Serginho, líbero do SESI. Vamos mudar a mentalidade de torcida de campo de futebol de várzea.

    ResponderExcluir
  6. Concordo plenamente com Nanda, se for para ir a um jogo pra ficar calado, antes ficar em casa. Quando "xingamos" os jogadores adversários, não estamos querendo denegrir a imagem dele, é só uma tentativa de desconcentrá-lo, coisa de jogo, pelo amor de Deus! O próprio Henrique disse em entrevista que A TORCIDA FEZ A PARTE DELA, É ISSO MESMO. Ele ainda disse que a raiva dele era com o juiz, que persegue-o há tempos. Imagina aquele ginásio calado? Teríamos no máximo 500 pessoas de público, aff.

    ResponderExcluir
  7. Não concordo com vc Renato, pois xingar uma pessoa de Viado é preconceito, vc viu o que aconteceu ano passado com o volei futuro, pode até ser que o Henrique não ficou chateado com está palavra, mas isso não é digno de uma torcida. Já pessou se eu seu trabalho alguem lhe chamasse de viado para desconcentra-lo? O esporte é bonito quando uma torcida brinca de forma saudável. sugiro que vc faça uma enquete para ver o que so torcedores acham de ofensas feitas aos jogadores.
    Juliana

    ResponderExcluir
  8. Juliana, uma coisa é xingar alguém que seja realmente viado, aí concordo que não se deve fazer, como eu desaprovo o que o Sada fez com o jogador Michael. Mas sabemos que Henrique não é viado, chamá-lo dessa forma é uma maneira de desconcentrá-lo, coisa de jogo mesmo. Mas a sugestão da enquete é boa.

    ResponderExcluir
  9. Pois é Renato faça uma enquete perguntado como a pessoa sentiria se jogasse voleibol e a torcida xingasse de Viado?Lembre-se que um jogo de voleibol vão muitas crianças e a torcida de vôlei tem que dar bons exemplos.
    Juliana

    ResponderExcluir