domingo, 15 de janeiro de 2012

ESCÂNDALO NA ARBITRAGEM DO VÔLEI BRASILEIRO

As notícias recentes do escândalo ocorrido com a arbitragem no vôlei traz a tona discussões que podem se estender por um bom tempo no esporte. Com isso, os resultados das partidas, principalmente na Superliga, passam a ser questionados, pois a confiança pode ter sido desintegrada de vez, mesmo que "a bomba" tenha mais força no cenário paulista. 






Em matéria divulgada no blog de Bruno Voloch, da UOL, vemos a seguinte denúncia: “O presidente da FPV, Federação Paulista de Vôlei, Renato Pera, está sendo acusado de extorsão. A denúncia partiu de alguns árbitros em atividade e ex-profissionais. Pera estaria cobrando uma taxa para que árbitros, fiscais e apontadores pudessem fazer parte da escala. Essa quantia, no mínimo de R$100,00, é chamada de ‘pedágio’ e a prática é executada desde 2010. Renato Pera, para evitar qualquer tipo de suspeita, exige a quantia em espécie, não aceita cheque e nem emite recibo.” Veja a matéria completa clicando aqui.

Dessa forma, os jogadores de vôlei já começam a demonstrar dúvidas quanto às partidas e o cenário só tende a piorar.

No grande clássico válido pelo primeiro turno da Superliga entre Sada/Cruzeiro e Vivo/Minas, onde a equipe celeste perdeu de virada por 3x2, o levantador William (foto ao lado) desabafou em seu twitter logo após a derrota: “Vergonha!!! Em 20 anos de vôlei em nunca vi uma equipe ser tão beneficiada pela arbitragem como hoje!!! Não sei dizer quantos pontos!!!! Até quando a Cbv vai continuar colocando árbitros do mesmo estado em clássicos locais????? Ainda mais depois das notícias dessa semana?”. 



Seu companheiro de equipe, Filipe (foto ao lado), também falou na rede social sobre a partida: “Perder dessa forma é como diz o meu amigo @arjonaw7 (William): foi a primeira vez!!! Vamos parar com esse escândalo!! Olhem a federação paulista. Olhem a Federação Mineira! Vamos vencer com dignidade, com caráter!! Ultima coisa, será que os árbitros vão chegar em casa e terem a consciência tranquila quando olharem para seus familiares? Boa noite pessoal!!! Sempre Cruzeirooo!!! Na raça... em busca de melhor sempre”.


É claro, não se pode afirmar que a partida foi “manipulada” quando tantos fatores a envolveram, mas o que não se pode negar é que o escândalo com o Renato Pera provocará cada vez mais situações como essa, em que muitos resultados vão passar a ser questionados e, para se reconstruir a confiança na arbitragem, vai custar tempo e vários processos.

Renato Pera
O escândalo com Renato Pera (foto ao lado) é vergonhoso para o voleibol e mancha o esporte de certa forma, isto é indiscutível. Os inocentes acabam pagando pelos corruptos, o que é mais revoltante. A situação tem que ser avaliada e “consertada” o quanto antes. O vôlei vive um momento de crescimento e esse escândalo poderia fazê-lo regredir, mesmo que 1 ponto nesse esporte não seja tão causador do resultado... ou pelo menos NÃO ERA.

9 comentários:

  1. Infelizmente não pude acompanhar a partida entre Sada/Cruzeiro x Vivo/Minas. Mas os problemas não param por ai não. Na partida entre Sesi/SP x Cimed/Sky, quem também ocorreu no dia 14/01 em SP, alguns erros favorecendo a equipe catarinense foram claros, causou revolta na torcida, mas o Sesi ganhou na bola, e acho que é isso o que as equipes devem fazer.
    Gosto demais do Vivo/Minas e me recuso a acreditar que participam desses esquemas para ganharem o jogo. Se for, que sejam punidos arbitros, federações e times também.
    Nosso vôlei tem que voltar a ser limpo, prazeroso e disputado na raça, na quadra!!!!!!

    ResponderExcluir
  2. Meu único desejo para que os culpados sejam punidos é para que o vôlei continue sendo um esporte limpo e que o nível continue aumentando. Porém, temos que tomar muito cuidado pra não culpar a arbitragem sempre, porque faz parte do esporte mostrar superação e passar por cima dos contratempos.

    Por exemplo, no jogo entre Montes Claros e Cimed/Sky no ginásio Tancredo Neves no primeiro turno desta superliga 2011/2012, alguns jogadores montesclarenses afirmaram ter sido prejudicados pela arbitragem, ainda por cima a torcida vaiou os árbitros após o término na partida. No entanto, pra mim, a Cimed foi superior e mereceu a vitória.

    ResponderExcluir
  3. Não misturem as coisas. A questão do jogo do SadaXVivo em nada tem a ver com esses esquemas de corrupção. Não teve nada de diferente do que aconteceu no campeonato mineiro por exemplo, onde a Vivo foi prejudicada várias vezes. Uma coisa é corrupção, outra coisa é incompetência, o que me parece ser a arbitragem mineira, que erra pra todos os lados. Vamos tomar cuidado com as coisas colocadas nos textos, pois mesmo sem a intenção, deixaram parecer que foi uma partida comprada pelo time minastenista e quem viu o jogo sabe que não foi bem assim ,apesar dos lances terem sido difíceis e as marcações confusas, elas foram corretas. Se tivesse o recurso do replay, todos iam ter a chance de comprovar.

    ResponderExcluir
  4. Por favor, se houve um mal entendido nesta matéria, pedimos desculpas.

    A intenção aqui não é dar razão à equipe celeste, até porque nem presenciamos a partida. O objetivo da matéria é mostrar que após o escândalo envolvendo Renato Pera, no território PAULISTA, a DESCONFIANÇA vai começar a existir com frequência no voleibol até a situação ser resolvida. Assim, mesmo que os jogos tenham sido apitados corretamente ou "sem maldade", muitos torcedores e até mesmo jogadores vão passar a duvidar que o ponto tenha sido marcado de maneira honesta.

    Desde já, agradecemos os comentários e esperamos que não tenha restado nenhuma ambiguidade.

    ResponderExcluir
  5. Estranho estava no jogo Sada x Minas não vi roubo. A única coisa que estou vendo é atitude vergonhosa de certos jogadores que querem aparecer na mídia. Nem sei por que isto? São grande profissional não precisam disto. Estamos no início de uma superliga, muita coisa para acontecer . Esqueceram do passado dos roubos do campeonato mineiro. Fazem tempestade no copo d'água. Infelizmente este esporte vai ser igual a futebol daqui uns dia nem assitir vôlei com a família vai ser impossível.

    ResponderExcluir
  6. Li a matéria e não vi como intenção de mostrar compra de partida entre sada x Minas. aí nesse texto só tem a matéria de Bruno Voloch sobre as denuncias sobre o esquema na Federação Paulista; e os jogadores do Sada se manifestando no twitter, por erros que eles dizem ter favorecido o Vivo. Ainda diz em um dos paragrafos que não se pode afirmar nada e que escandalos, como o da federação paulista, podem lever a questionamentos frequentes sobre as arbitrágens, quando houver erros de arbitragem. Está começando no voleibol o que acontece no futebol ha muitos anos...sempre com reclamações e acusações pra cima da arbitragem, às vez sem às vezes com fundamento. Cabe quem cuida da arbritagem (CBV, Federações, não sei se estou certo) trabalhar para que escandalos não afete a arbitragem e faça uma arbritagem cada vez com mais qualidade para evitar questionamentos e manter a credibilidade das competições.

    ResponderExcluir
  7. A matéria, segundo a minha interpretação está apenas informando sobre atuais desconfianças, discussões são importantes para que os escândalos que ocorrem no futebol não tomem conta do volei. Li e reli a matéria e concordo com Renato, sobre o objetivo da mesma.

    ResponderExcluir
  8. Não sei se as acusações do Voloch procedem, pois, na minha opinião, ele, infelizmente, tenta buscar acessos para o blog sempre destacando assuntos polémicos.
    No entanto, alguns erros da Superliga precisam ser discutidos. Como o "anômino" disse, resta saber se tais erros são índicios de algum favorecimento ou se são "só" deficiência técnica mesmo da arbitragem.
    Aqui em Juiz de Fora, a equipe da casa tem sido muito prejudicada. Contra o RJX foram 3 bolas duvidosas, duas ao final dos dois primeiros sets. O jogo estava muito igual (algo em torno de 20x20), quando o juiz deu bola fora numa jogada clara de desvio do bloqueio carioca. O time mineiro, muito menos experiente, se revoltou, perdeu a concentração e o RJX fechou o set. A mesma coisa aconteceu no segundo set e eles fecharam de novo. No terceiro, mesmo vencendo por 18x13, a UFJF deixou virar e a partida acabou.
    No entanto, se não fossem esses erros, talvez seria um 3x2 para algum dos lados, alterando a pontuação das equipes e, consequentemente, a colocação na tabela.
    Não tenho dúvida que, naquele dia, o RJX foi amplamente favorecido.
    Não sei se por má capacitação ou má índole mesmo, é bom que os responsáveis abram o olho.


    www.primeiroset.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. REGRAS
    10.1 TOQUES DA EQUIPE
    Cada equipe tem o direito de tocar a bola no máximo três vezes, além do toque do bloqueio (Regra 15.4.1), para devolver a bola. Se mais toques são utilizados, a equipe comete uma falta de "QUATRO TOQUES".
    Os toques de uma equipe incluem não somente os toques intencionais, mas também os contatos acidentais com a bola.

    Willian e FILIPE a regra é clara.Caso exista dificuldades com os números o problema passa ser matemática.

    ResponderExcluir