quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

OPINIÃO: RODRIGO COSTA LIMA

PACTO EM FAVOR DE MAIS VONTADE, DETERMINAÇÃO E OUSADIA! 

Tá, desculpe-me, mas eu não sei perder! Aliás, até que sei, mas do jeito que está sendo não dá pra aceitar. Não venha me dizer do investimento do time comparado a outros da Superliga, que a equipe fez poucas partidas na pré-temporada, da força do adversário, chega de desculpas, não dá mais pra aceitar! 

Sinceramente, eu nunca fui ao ginásio tão desanimado como fui na última quarta (11/01), isso é inadmissível pra mim: ir ao ginásio esperando mais uma derrota? Sinceramente não dá. É um sentimento estranho isso, misto de esperança apegado à qualidade e potencial desse time, e ao mesmo tempo desânimo e frustração pela apatia e falta de reação demonstradas por boa parte dos jogadores. SE NÃO HÁ QUALIDADE, VAI NA RAÇA! como disse Natália, uma amiga minha. E ela está coberta de razão. O que vemos é falta de vontade de ganhar! “Mas nenhum jogador entra em quadra pra perder”, logo retrucariam alguns e não posso deixar de concordar, pois ninguém gosta de perder, mas a postura dos jogadores em quadra é desanimadora, vexatória. 

Vencer, principalmente no vôlei, nem sempre implica em ter os melhores jogadores, o elenco mais caro. Está por vezes relacionado à GARRA, VIBRAÇÃO, VONTADE e NÍVEL DE CONCENTRAÇÃO. Vencer é se superar e não usar o outro como desculpas para seu fraco desempenho. Podemos até perder, mas jogando com esse espírito, com explosão de vitalidade e energia, buscando a vitória sempre! E é nisso onde reside minha esperança no time, ele possui essas características. 

Quando os jogadores voltarem a entrar em quadra realmente determinados, com espírito aguerrido, com alegria, eles vão voltar a jogar bem e a vitória naturalmente ocorrerá. Os jogadores individualmente são fortes, mas de onde vem a força de um elenco?

Não sou psicólogo, nem sequer possuo formação em Educação Física, ou seja, é opinião de um leigo sobre o assunto. Todavia, creio que falta uma coisa: ACREDITAR QUE PODEM. Vou aos treinamentos, converso com eles, vejo "os caras” trabalhando firme, com empenho, dedicação, vontade, mas quando chega a partida não sinto o mesmo clima e disposição. Não quer dizer que exigimos vitórias, embora realmente as esperamos, queremos antes de tudo um elenco forte e combativo. O desta temporada é forte, mas vem abaixando a cabeça com facilidade. Eu acredito nesse time, no MEU TIME. A torcida AINDA acredita, embora esteja chateada e decepcionada com os últimos resultados. Na verdade, com a forma pela qual fomos derrotados. 

Infelizmente, o que vi foi o time do Sesi se esforçando em todas as bolas, todos os atletas imbuídos pela vitória. Eles acreditam que podem vencer e, desta crença, somada à qualidade, os resultados positivos acontecem. Do lado do Montes Claros, sinto um clima pesado, de desconfiança. Nossa, o primeiro set foi o da esperança. O restante foi de desânimo e frustração. No quarto set o placar marcava 15x10 para o time paulista, ou seja, faltavam ainda NO MÍNIMO 10 pontos para acabar o set e o Montes Claros simplesmente  se entregou, se abateu, se desanimou, como se não existissem mais possibilidades para virada. A torcida ainda tenta inflamar o time, busca motivá-lo, mas se nem os jogadores acreditam, e isso é nítido, quer queiram ou não, fica difícil conseguir tal feito. 

Acho que “os caras” estão se apegando demais às derrotas, aos pontos fracos, e fazem disso um empecilho, fatores negativos que os impedem de ir além, de tentar algo novo com confiança e determinação. É tanta carga negativa em quadra, que fica meio complicado as coisas darem certo realmente. A instabilidade do time, pra mim, reside nesse ponto: quando a partida aperta um pouco ou o rendimento cai, eles se abatem, ao invés de vibrarem mais, de quererem mais, de jogarem. É quando as coisas se complicam que precisamos mais de jogar! Poxa, o que passou, passou! Vamos nos ater às nossas potencialidades em vez de lamentarmos nossas deficiências. Deixem de carregar toda essa carga negativa, de lembrar dos fatos ruins que aconteceram até aqui e, com toda a humildade, CONVOCO A TORCIDA PARA FAZER O MESMO. SE ESTÁ DIFÍCL AGORA, VAMOS COM MAIS GARRA, COM MAIS ÂNIMO, ESPERANÇA E COM ALEGRIA! UM GUERREIRO NUNCA SE ENTREGA! MESMO ESTANDO EM DIFICULDADES, NOSSA SORTE VAI MELHORAR!!! 

E como diz o grito da torcida: “AH! EU ACREDITO!!!” 

ACREDITEM TAMBÉM JOGADORES! ESTAMOS JUNTOS COM VOCÊS!

8 comentários:

  1. Rodrigo... assino embaixo tudo o que escreveu... sem mais.

    ResponderExcluir
  2. Quem tem que ler isso sao os jogadores... Será que eles lêem? Tenho certeza de que se o time melhorar, a torcida volta!
    Mande esse texto para eles!
    PArabens pelo texto!

    ResponderExcluir
  3. Concordo plenamente com tudo que foi escrito, um texto que deveria ser realmente mandando para todos os atletas do nosso time, assim eles vão ver que para jogar aqui tem que ter raça e dedicação. Por favor mandem urgente esse texto para eles.

    ResponderExcluir
  4. O texto tem que ser enviado aos jogadores! Já viram que nesse ano não tem nenhum jogador que se identifica com a torcida, como Lorena, Rodriguinho, Giovani e Pia?

    ResponderExcluir
  5. Acredito que os jogadores tenham lido o texto sim, principalmente porque no facebook o nome de alguns foram citados, logo, eles sabem da existência desse texto.

    De qualquer forma, esperamos sinceramente que essa redação de Rodrigão, a qual ressaltou todos os pontos-chave, tenha efeito na equipe, que precisa de motivação urgente, parece que duvidam do potencial que eles têm. Às vezes temos a impressão que acreditamos mais do que eles. Vamo Moc!

    ResponderExcluir
  6. Quem escreve esse blog?

    ResponderExcluir
  7. Parabééns Rodrigão! Você expressou tudo o que a gente pensa e quer desse time!

    ResponderExcluir
  8. Na mesma proporção que se espera que a torcida volte a lotar e empurrar o time, fica a esperança de em algum momento esse time tenha pelo menos vestígios daquele que encantou a todos em 2009. Falar que o time tem pouco investimento, pode ser uma consideração e não uma desculpa. Ninguém conhecia os jogadores, mas com GARRA e RAÇA calaram muitas pessoas. Falta é isso; jogadores de quem se esperava liderança se calam e abaixam a cabeça e isso resulta na torcida. Time sem vibração e sem IDENTIFICAÇÃO, traduz bem o que se está se vendo nesta temporada. Vocês que são mais próximos desses jogadores deveriam mostrar vídeos, matérias e tudo mais daquele time que deu orgulho a sua torcida, porque definitivamente esse ainda está muito longe do que a torcida espera. Se não der na técnica, VAI NA VONTADE. Alguém do time precisa chamar a responsabilidade e ser o diferencial, a referencia para a torcida, alguém que possamos pelo menos lembrar quando sair ... Como foram/são Lorena/Piá/Giovanni/Leandrão/Alemão e nosso eterno RODRIGUINHO!Fechar os olhos para essa coleção de vexame não faz bem também, cobrança faz parte da vida dos atletas. Não se espera sempre a VITÓRIA,mas que entre em quadra pelo menos com DESEJO DE SER VITORIOSO.

    ResponderExcluir