quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

PAPO NA REDE COM TALMO

Bom pessoal, hoje o Papo na Rede é em um lugar diferente. Durantes as férias, tivemos acesso ao treino do Sesi feminino, da qual o ex-técnico do Moc - o Talmo - é o atual comandante, e quem agradecemos muito por ter nos atendido prontamente, mesmo após um treino puxado.

Eu que agradeço, um grande abraço para o pessoal da Orkutorcida, que está sempre incentivando a equipe de Montes Claros. Parabéns para vocês! Grande abraço. Feliz Ano Novo!

Na entrevista, o ex-técnico do Moc fala sobre como interfere a mudança de técnico dentro da equipe, do que ele está achando do time dele (Sesi) até agora, se ele tem algum livro que o auxilia como comandante e ainda manda um abraço para toda a torcida montesclarense. Pedimos desculpas quanto ao audio, tivemos uma falha técnica (risos), mas mesmo assim o Papo na Rede ficou muito bom, não deixem de conferir...


Assista ao vídeo



Leia a entrevista transcrita

Talmo, gostaríamos de começar perguntando o seguinte: Montes Claros há pouco tempo trocou de treinador, quase às vésperas da Superliga. Você, no seu início de trabalho, passou por essa questão de transmissão de trabalho de um treinador para o outro. Até que ponto isso atrapalha ou ajuda o time?
Bom, eu acredito que cada treinador tem sua filosofia, sua metologia de trabalho. Então, muitas vezes ele muda o sistema de jogo. Mas eu acredito que não é bom tantas mudanças de técnico, porque tem que dar um tempo para que ele possa fazer seu trabalho, para dar sequência, estabelecer uma convivência e todos possam entender a filosofia.

Sesi Feminino. Foto: Divulgação
Aqui em São Paulo, o Sesi também tem um time masculino e você deve ouvir muito essa pergunta. O Sesi masculino foi campeão brasileiro e é o atual líder da competição. Existe alguma pressão por parte da torcida, do diretor do time e até mesmo entre as jogadoras para que isso também aconteça no feminino?
Primeiro que ninguém cobra mais resultado do que eu mesmo. A minha equipe sempre trabalha buscando o melhor possível. Apesar da masculina já ter sido campeã, ela não foi vencedora no primeiro ano. A cada temporada que ela veio crescendo. A feminina veio como uma das principais forças do campeonato, mas ela não é a principal. A gente ainda está buscando um conjunto e assim é durante a temporada e tempo de vida do técnico. Então tem que aprimorar muita coisa, mas estamos no caminho certo. Todo mundo tem que estar bem para que a gente chegue nos playoffs e consiga fazer uma boa campanha.

Foto: Divulgação
O Sesi (feminino) foi o segundo colocado na fase classificatória do campeonato paulista e atualmente é o 5º colocado na Superliga. E já que a gente está falando do time, quais são as virtudes que você cita e o que ainda deve ser melhorado?
Bom, nossa equipe é equilibrada. É uma equipe que tem um volume de jogo muito bom, que trabalha muito bem o sistema defensivo. Uma carência é trabalhar ainda algumas situações para derrubar a bola e pontuar no saque. Mas estamos trabalhando para conseguir um conjunto. Temos duas jogadoras de seleção e estamos conseguindo fazer alguns jogos alternados bons, mas a regularidade vai vir com o treinamento e um ambiente de trabalho favorável.

Você tem algum livro que te auxilia em seu trabalho como treinador?
Pra mim, o livro perfeito é a Bíblia, porque te auxilia em todos os momentos que você vai ter no dia-a-dia e fala muitas coisas da vida, de como você vai fazer seu trabalho pensando no próximo, de como você vai saber a hora de sonhar, de adular, de exigir. Então, tem que ter essa consciência de que você é um ser como um todo, que você, acima de tudo, é um ser humano.


Você é um cara que deixou muitas saudades em Montes Claros, tem bastante admiradores lá. Então, queríamos que você mandasse um recado não só para a Orkutorcida, mas para toda a torcida de Montes Claros.
Bom, primeiro que não são só vocês que ficaram com saudades minhas e têm boas lembranças, eu também tenho lembranças muito boas de Montes Claros, tenho um carinho enorme por todas as pessoas que me acolheram na cidade. Nós conquistamos muitas coisas importantes, todos juntos! A torcida foi fundamental para os jogadores que passaram ali, para a comissão técnica, para todos que se entregaram dia após dia. Então, meu eterno abraço para Montes Claros, tenho um carinho enorme por vocês, por todas as pessoas que souberam mesmo fazer dessa equipe uma equipe vencedora. Um Feliz Ano Novo para vocês, que Deus abençoe, que Montes Claros possa ter muitas vitórias, conquistar muitas coisas e que as pessoas que estiverem aí (na cidade), ou para esta temporada ou para as próximas, se puderem ser felizes como eu fui... Olha, valeu a pena, sucesso para todos. Um Grande Abraço, fiquem com Deus!

Agradecemos imensamente ao Talmo por ter respondido as nossas perguntas e ter sido tão atencioso. Sabemos que não é fácil comandar a equipe de Montes Claros principalmente pelo fanatismo encontrado aqui. No entanto, o ex-técnico do Moc soube fazer isso com maestria e deixar sua marca nesta cidade, principalmente pelo grande carisma que ele tem. Desejamos a você, Talmo, muito sucesso como comandante do Sesi  feminino, que já vem mostrando grande força nos campeonatos disputados. Grande Abraço de toda a Orkutorcida, valeu!

3 comentários:

  1. Talmo!!!!!!!!!!!!
    Gente boa!!!
    Uma pessoa muito legal, abençoada por Deus!
    Que Deus também o ilumine durante toda a sua vida!

    ResponderExcluir
  2. Gente muito boa!!!!!!!!!!!!Como poucos que existem por ai!!!!!!!!!!Amigo, leal, sincero, honesto.......gente boa mesmo.

    ResponderExcluir
  3. tinha espirito de um vencedor nunca aceitou derrotas.

    ResponderExcluir