domingo, 4 de dezembro de 2011

A ORKUTORCIDA COMEMORA 1 ANO DE HISTÓRIA

Com certeza os membros da ORKUTORCIDA até se assustaram quando chegou a data de comemoração (29 de novembro) do primeiro ano de torcida que começou como brincadeira e tomou as atuais proporções. Apesar de poucos gostarem de lembrar da comunidade do BMG/Montes Claros, foi lá que a ORKUTORCIDA nasceu, fundada após grandes discussões. Por isso que o nome da referida rede social nomeia o grupo.


Já havia desde a fundação do time uma proximidade entre os futuros membros da torcida uniformizada, tendo em vista sua participação nas comunidades relacionadas ao Pequi Atômico, principalmente a comunidade oficial do BMG/Montes Claros, ou ao vôlei de forma geral, onde iam expondo, debatendo seus pontos de vista, sempre pautados em críticas construtivas e análises bem estruturadas. Com o decorrer do tempo, chats pelo MSN foram criados, possibilitando maior contato e interação.



Blusa idealizada por Geovan
Aos poucos, laços de amizade foram se estreitando e, com isso, íamos amadurecendo a necessidade da criação de uma nova torcida (não rival), pautada em outros valores e características. Começamos a sentar juntos e o principal fator que começou a caracterizar o grupo como torcida uniformizada foram as blusas. Na época, vários modelos foram postos no orkut para que os torcedores que quisessem fazer parte pudessem votar. A escolhida foi a feita por Geovan. Não se tratou de algo premeditado, mas de interesses comuns que desde o surgimento do Montes Claros/Funadem eram sentidos, porém, não canalizados.


Bandeirão para Rodriguinho
Com a aproximação entre as pessoas, a ORKUTORCIDA conseguiu desenvolver mais ações, como a confecção do bandeirão para Rodriguinho, idealizado e organizado por Anderson, Pricylla, Lucinélia, Renata, Eyder, Thiago, Geovan, entre outros. O fato é que essa grande homenagem representou toda a cidade montesclarense, que via no ex-capitão do Moc não só um atleta, mas uma referência de pessoa, tanto que até hoje os torcedores ainda não se acostumaram de vê-lo vestido com a camisa do Medley/Campinas.

orkutorcida e Vissotto
Com a crescente apresentada pela ORKUTORCIDA, sentiu-se a necessidade de expansão para outras redes sociais, como twitter, facebook e blog, o qual completa 1 ano no dia 2 de fevereiro e hoje é um dos principais veículos de informações sobre o time. Provamos que torcida pode ser fanática, sem exageros e depreciações. “Largo tudo e vou pro vôlei” não é só um slogan ou chamariz, denota acima de tudo animação aliada a respeito, vitalidade, paixão e empolgação, sempre em benefício do Montes Claros, utilizando a internet como principal ferramenta de contatos e divulgação, a qual é, sem dúvida, a marca maior da ORKUTORCIDA, fazendo-a crescer e conquistar novos adeptos e admiradores a cada dia.

O que começou como brincadeira se tornou mais sério principalmente após a viagem a Itabira no 2º turno da Superliga 2010/2011, a qual serve como espécie de "divisor de águas" para os objetivos dos membros da torcida uniformizada. Não só esta viagem serviu de uma maior aproximação e novas idealizações entre os membros, mas todas vêm servindo de grande interações e novos planos entre os torcedores.

Talvez, o momento mais marcante para a ORKUTORCIDA seja aquele em que o time foi ameaçado de acabar, após a eliminação nas quartas de final para o Vivo/Minas e a dificuldade de conseguir novos patrocínios. Vimos de perto grandes jogadores da segunda temporada indo para outras equipes, como Bruno Zanuto, Alemão e, o mais triste, Rodriguinho. No desespero pelo possível fim, um post no blog foi criado na tentativa de fazer uma campanha que mobilizasse todas as pessoas possíveis nas redes sociais. Tweets exaustivos foram direcionados para inúmeros veículos de informações, além de muitos jogadores no mundo do vôlei, mostrando a matéria TORCIDA TEM ESPERANÇA, MAS TEME PELO FIM DO TIME. E isso não foi à toa, já que a matéria ainda é a mais acessada na história do blog, sendo, até o momento, 1.395 acessos diretamente no post.

Apesar do blog, liderado por 6 membros, hoje ser o principal veículo de informações da ORKUTORCIDA, é no nosso CALDEIRÃO que a torcida uniformizada mostra a sua cara, já que o grupo é bem maior, sendo atualmente 30 os cadastrados. Além disso, sempre nas viagens os montesclarenses são bem representados pelos PerucasMoc, pela OrkutorcidaMoc e por torcedores comuns, que organizam coros conjuntamente a fim de incentivar o time quando ele joga fora de casa.

Hoje, a ORKUTORCIDA tem até logomarca, a qual foi possibilitada pelo diretor do Moc - Victor Oliveira -  e idealizada por Cleiton Costa.


Assim foi a história desse grupo neste primeiro aniversário. Que novas conquistas possam surgir, novos torcedores possam participar da equipe e que, principalmente, o Montes Claros possa ainda durar por muito tempo. Afinal, não existe uma torcida sem um time que possa fazê-la sentir orgulho em torcer. Parabéns a todos os membros que ajudaram a construir esta trajetória de sucesso! E que juntos - OrkutorcidaMoc, PerucasMoc, Esquilo Doido e torcedores comuns - possamos continuar honrando o título de maior, melhor e mais apaixonada torcida de vôlei do Brasil!



8 comentários:

  1. parabéns ao orkutorcida! Mesmo sendo daqui de Araçatuba (V. Futuro) e torcedor do time daqui, que o blog possa fazer ainda mt sucesso!!! parabens e q venham muitos e muitos anos para vocês!!!

    ResponderExcluir
  2. Tenho orgulho de fazer parte desta torcida. Foi nela que construi verdadeiras amizades. Que a união possa durar por muitos anos! Parabéns a todos!

    ResponderExcluir
  3. Vocês estão de parabéns. Levar informação para o mundo de um time não é nada fácil e por aqui as pessoas têm a liberdade ainda relatarem os sues pensamentos. Continuem levando informações do Time de Moc pois assim podemos ficar por dentro do universo maravilhoso que é o voleibol.As vezes uma pequena ideia é capaz de transformar em tudo isso que este espaço Agora oferece para o Brasil.

    ResponderExcluir
  4. A torcida denominada Orkutorcida esta de parabéns por essa data, uma torcida bacana de ver torcendo e a qual aprendi a admirá-la e que me deu a honra de estar me associando recentemente, onde conheci e fiz algumas amizades que espero levar por toda vida. O Blog ficou muito educativo para os amantes do volei com informações úteis não só para os leigos mas também para todo mundo que gosta de esporte. Espero que tenha muitas viagens pra nos divertirmos juntos. Parabéns a todos da Orkutorcida

    ResponderExcluir
  5. Parabéns à todos e tamo junto nessa !!! Grande Abraço !!! By BUSÃO 8 !!!

    ResponderExcluir
  6. Parabéns galeeeeeeeeeeeeeeeera!!!!!!!

    ResponderExcluir
  7. Parabens Orkutorcida, q venham muitos e muitos anos, vcs merecem torcida nota 10. Rodriguinho eterno capitao.

    ResponderExcluir
  8. Parabéns!Só não entendi a parte do "Apesar de poucos gostarem de lembrar da comunidade do BMG/Montes Claros", pois a comunidade era uma ótima ferramenta para a discussão que, infelizmente, acabou!
    O blog é ótimo para a divulgação do time, mas se perdeu as discussões e ações em prol do time que aconteciam na comunidade! Muitas coisas surgiam de lá, era um excelente meio de mobilizar a torcida!
    Parabéns mais uma vez!

    ResponderExcluir