sexta-feira, 25 de outubro de 2013

O Público da Superliga 2013-2014


Em 24 jogos, 36.750 pessoas já compareceram aos diversos ginásios dos 12 times presentes na Superliga Masculina de Vôlei 2013-2014. A média por jogo é de 1.531,25. Nesse cenário, o MOC ainda está longe de ter o seu sucesso de público no famoso CALDEIRÃO, uma vez que é o quarto colocado entre os principais públicos da temporada.

Públicos da Superliga 2013-2014. Fonte: CBV. Ilustração: Orkutorcida.

Um fato bonito de se ver na Superliga de Vôlei é um ginásio cheio e, quando a torcida faz barulho, o evento fica ainda melhor. Dessa forma, os registros de público da competição é uma curiosidade que chama a atenção dos envolvidos.

Apesar da polêmica nova regra dos 21 pontos, que poderia deixar o vôlei menos atrativo, em 24 jogos o público total da Superliga já chega a 36.750, número superior a 50% em relação à última temporada, na qual apenas 23.974 torcedores haviam comparecido aos 24 primeiros jogos.

Tabela de Públicos da Superliga 2013-2014.
Fonte: CBV. Imagem: Orkutorcida.
O bom registro se deve à entrada do Maringá na competição, com impressionantes 9.079 pessoas em apenas dois jogos, e ao retorno do Montes Claros. Mesmo que o Pequi Atômico esteja longe de atingir o marco de outras temporadas, o CALDEIRÃO já é o quarto local a reunir maior público na Superliga 2013-2014, com 5.460 pessoas, sendo a terceira maior média (1.820/jogo).

Alguns torcedores monte-clarenses se manifestaram nas redes sociais com o argumento de que o ginásio Tancredo Neves andava muito vazio. De fato os números estão longes daqueles de temporadas anteriores. O que pode ter contribuído para o afastamento do público é a questão do time ter iniciado sua temporada um pouco mais tarde e os ingressos para o jogo estarem um tanto quanto caros, visto que os torcedores pagam não só a entrada, mas o estacionamento, deslocamento e alimentação. Porém, curiosamente, com a campanha do "Outubro Rosa" na última partida, somente 1.260 estiveram presentes no ginásio, o menor público até agora.

Mesmo assim, esses fatores trouxeram mais qualidade ao CALDEIRÃO. Se antes grande parte do público que comparecia era pouco entendedor de voleibol, hoje a grande maioria apoia e entende o que se passa no Montes Claros Vôlei. É claro que os torcedores anseiam pelo momento em que o ginásio Tancredo Neves volte a apresentar médias altíssimas por jogo, mas esse é um processo que ainda irá demorar e depende da performance do time na temporada.

É importante para o esporte que mais jogos sejam transmitidos e que mais pessoas compareçam aos diversos ginásios pelo país. Quanto mais a torcida se mostra fiel, maior reconhecimento a nível nacional o vôlei ganha. Portanto, torcedores e times devem fazer bonito na competição a fim de tornar o esporte ainda melhor e mais atrativo. Assim esperamos.

3 comentários:

  1. Eu acho que além dos ingressos serem caros, pois se uma familia com duas criança e um adulto fica em torno de 20,00 reias fora o ônibus, como ir ao ginásio, sem falar que quem vai de ônibus fica preocupado com os horários para não ficar preso no ginásio.Tudo isso merece uma repensada por parte dos responsáveis.Outra fato que pode esta deixando a torcida desanimada é por causa do último projeto onde foram roubados a merenda das crianças. É triste para o esporte, ma um erro afeta tudo.
    Juliana

    ResponderExcluir
  2. Olá amigos , onde eu consigo ver essa média de público da superliga masculina ? No próprio site da CBV eu não encontrei o campo . Parabéns pelo site .

    ResponderExcluir
  3. Olá, Osmar.

    Para conferir as estatísticas da CBV, basta acessar o site da CBV, clicar em "Superliga Masculina" e depois em "Tabela por Rodada". Então, basta clicar em "Estatísticas do Jogo" a fim de conferir informações de desempenho dos atletas, público, duração de cada set, etc.

    Para facilitar, basta acessar o seguinte link: http://www.cbv.com.br/v1/superliga/m-tabela.asp

    Esperamos ter ajudado. Abraço.

    ResponderExcluir