sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014

Entenda como será o rebaixamento da Superliga 2013-2014

Apesar de na teoria a regra do último time da Superliga Masculina de Vôlei ser rebaixado para a Série B, na prática isso nunca aconteceu.

Montes Claros Vôlei 2013-2014. Crédito: Orkutorcida.

Talvez alguns interpretem como insatisfação de torcedor ou algo do tipo pelo fato do seu time ter terminado em último na Superliga, mas em uma análise mais minuciosa, a competição nacional de vôlei 2013-2014, pelo menos nessa fase classificatória, esteve aquém das expectativas no quesito administração. Que fique registrada, a insatisfação não é com os times que disputaram o campeonato, pois mesmo com as oscilações que todos eles tiveram, podemos afirmar que os jogos foram bastante disputados e tivemos várias surpresas nos resultados das competições. Porém, de positivo foi somente isso na fase classificatória da Superliga 2013-2014.

A promessa de que mais jogos seriam transmitidos com a alteração da pontuação do set de 25 para 21 não aconteceu. A Rede Globo, TV aberta detentora dos direitos de transmissão, parece ter adquirido os direitos somente para impedir que outras emissoras pudessem disponibilizar as partidas, pois não transmitiu nenhum jogo durante toda a fase classificatória da competição, que além disso teve um calendário bastante confuso e que dificultou a preparação de muitas equipes para os eventuais confrontos. Vimos uma fase classificatória terminar de maneira bastante precoce e assim muitos jogadores ficarem um longo tempo sem atuar.

Para completar a onda de erros cometidos pela Confederação Brasileira de Voleibol, surgiu a informação de que na próxima quinta-feira (06/03) haverá uma reunião entre os dirigentes dos clubes que terminaram nos quatro últimos lugares da Superliga e a CBV para a definição do torneio quadrangular, no qual a proposta é de que o último colocado dessa mini-competição seja rebaixado para a Série B.

A ideia repentina se mostra incoerente. Caso venha a acontecer neste mês de março, o Montes Claros, por exemplo, viria a entrar em desvantagem, já que tem apenas 12 atletas ao seu dispor. Porém, a principal insatisfação não é pelo fato do Pequi Atômico ter que entrar em desvantagem, mas é por tal torneio ter sido anunciado somente neste mês de fevereiro e as equipes nem terem se programado para ele. Além disso, na atual situação em que encontra o voleibol brasileiro, com os times enfrentando dificuldades para se manterem no esporte, seria vantagem dispensar clubes que estejam estruturados como o Montes Claros Vôlei?

Na reunião que sucede o carnaval, será apresentada a proposta para que a próxima Superliga seja com 14 times. Dessa forma, o MOC não seria rebaixado e o campeão da Série B participaria da A, conforme regulamento da competição.

Mais uma vez ressaltamos que a nossa indignação não é pelo MOC correr o risco de ser rebaixado, mas pela CBV ser incoerente na sua administração do voleibol brasileiro. Queremos um voleibol mais digno, estruturado e de reconhecimento principalmente na TV Aberta, sem monopólio de nenhuma emissora. Somente dessa forma é que o esporte poderá dar a volta por cima.

3 comentários:

  1. Bem amigos do Orkutorcida... Infelizmente, vocês fizeram uma mistureba no argumento de vocês e perderam um pouco da razão na reclamação. A regra dos 21 pontos, o fato da Globo não cumprir o que prometeu e nem o fato de Montes Claros ter apenas 12 atletas justifica a reclamação de vocês.

    Eu sou contra o torneio rebaixamento nessa temporada pois em nenhum momento ou ponto do regulamento, está previsto a realização desse torneio. Ou seja, regulamento mudado depois do campeonato iniciado. E outra, o torneio que a CBV falou que iria seria realizado quando anunciou o formato da edição seguinte foi uma seletiva, ou seja, se mais gente quiser participar (um exemplo são os times da Superliga B que não foram campeões), eles poderiam. Pronto, esses seriam os únicos argumentos que vocês precisariam citar.

    E quanto aos 12 jogadores que vocês destacam aqui e em outros posts que vi em outras redes, não vejo nada de injusto, pois pelo que eu saiba, foi a própria diretoria de Montes Claros quem não conseguiu bancar salários e assim facilitou a saída desses caras. Se for assim, também não é justo o RJ Vôlei iniciar os playoffs com só nove, não?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não vi "mistureba" na matéria. O fato da diretoria não conseguir bancar o salário dos jogadores é reflexo de que o vôlei não tem sido reconhecido na TV aberta (Rede Globo), nem após os 21 pontos. Dessa forma, as equipes sentem dificuldades de se sustentar, já que os patrocinadores não têm o devido reconhecimento de suas marcas. E sim, é injustiça também o RJ Vôlei ir para os playoffs com apenas 9 jogadores.

      Excluir
    2. O Montes Claros sai em desvantagem, isso é claro, porém os outros times não são responsáveis por isso. Mas o Moc sai em desvantagem, ninguem estava preparado para disputar um torneio assim q acabasse a Superliga, ninguem programou calendário com essa possibilidade. A CBV não deixou nada claro se esse torneio é uma continuação da Superliga para rebaixar uma equipe, já q será disputado entre os 4 ultimos da competição, se é um torneio classificatório para a próxima superliga, oq poderia permitir a participação de outras equipes e q também interferiria na entrada de novos atletas para compor a equipe. Que torneio é esse?? Deve-se premiar a falta de organização q é a CBV, q inventou esse tal torneio, mas sem planejamento nenhum, onde as equipes q irão disputar já estão de férias e não sabem nem quando isso irá acontecer. E se os contratos dos jogadores vencerem, como as equipes fazem pra jogar esse torneio? poderá contratar novos jogadores? Triste ver a Superliga completando 20 anos com tamanha desorganização

      Excluir