quinta-feira, 26 de abril de 2012

TIME DE VÔLEI DE MOC É CRITICADO EM JORNAL

Em matéria publicada em página inteira do jornal "Hoje em Dia" no dia 24 de abril, na seção de Esportes, o time de vôlei de Montes Claros foi amplamente criticado pela queda de rendimento.

O título da matéria já foi bem incisivo: "Do Céu ao Inferno". Assim, o projeto de vôlei de Montes Claros foi retratado como extremo sucesso na primeira temporada e fracasso nas duas últimas, com destaque para 2011/2012, citando a queda de público e os escândalos envolvendo o prefeito Luiz Tadeu Leite e o seu filho Tadeuzinho.

Muitos ainda acreditam que a criação do time de vôlei de Montes Claros foi de autoria do prefeito da cidade, quando na verdade foi da Fundação de Apoio ao Desenvolvimento Educacional de Montes Claros - FUNADEM. A prefeitura entrou com uma verba, destinada especificamente para investir no esporte da cidade, para investir na equipe de voleibol, como muitas prefeituras pelo país fazem. É claro, não temos o intuito de entrar em política aqui, até porque sempre nos desvinculamos disso, o nosso foco é outro. Pois bem.

Já falamos inúmeras vezes sobre o que o "Pequi Atômico" proporciona para os montesclarenses. Envolve autoestima, entretenimento, saúde, movimentação da cidade, incentivo ao esporte, criação de escolinhas, etc. Por que esses fatores não foram relatados na matéria do jornal? Afinal, o projeto envolve PRINCIPALMENTE esses requisitos e, sim, muitos guardam boas lembranças tanto da 2ª temporada quanto da 3ª, ao contrário do que a publicação no jornal diz: "Do Pequi Atômico, apelido que surgiu em uma época de glórias, sobraram mesmo só as boas lembranças".


Dizer que "só restaram as boas lembranças", referindo-se à primeira temporada, ao nosso entender, é o mesmo que dizer que tudo vivenciado pelos montesclarenses no segundo e terceiro ano do time foi irrelevante.

É claro, começar no auge da maneira como o time de vôlei de Montes Claros começou é algo marcante e praticamente impossível de se repetir no esporte. Natural que muitos façam comparação com essa temporada e não se contentem mais em somente participar da Superliga. Porém, a equipe foi lançada em outra época, outro cenário. Agora o campeonato é outro, os torcedores são outros e os times são nitidamente mais fortes.


Mas a matéria também possui pontos positivos, como a entrevista feita com o diretor da equipe - Victor Oliveira , já que ele deixou indícios de como será o perfil do Montes Claros na temporada 2012/2013, afirmando que o intuito é apostar em novidades desta vez: "Estrela não ganha competição. O que vence é determinação. Exemplo disso foi o Lorena, que não era conhecido quando chegou aqui", conta o diretor do Moc.

Diante desse cenário, solicitamos que todos os torcedores que visam o sucesso do projeto que comentem no blog dizendo porque essa história hoje não é composta apenas de decepções e, tampouco, está tão vinculada à política da cidade como foi colocado na matéria divulgada no jornal "Hoje em Dia". Afinal, é nosso papel enquanto torcedores também defendermos o time, a continuidade e a viabilidade do projeto, mostrando nossos pontos de vista. Não deixem de comentar!

8 comentários:

  1. Tive acesso à matéria e ao ler a mesma tive a impressão de que o time só tinha a prefeitura como patrocinadora, sendo a equipe de uso exclusivamente para propaganda política. Realmente uma situação chata, pois quando se fala em PROJETO, muitos elementos estão envolvidos e infelizmente o jornal foi infeliz ao focar-se demais nesse lado político.

    Além disso, o vôlei divulga muito a região norte-mineira, não é à toa que as empresas estão visando tanto aqui. Fora que ver a sua cidade sendo representada no cenário nacional em competições tão forte do esporte que aprendemos a respirar não tem preço, mesmo que perca.

    ResponderExcluir
  2. Acho interessante...Não me lembrar que este jornal tenha dado tamanha visibilidade ao time, nem na grande campanha da primeira temporada.
    Sem querer ser leviana, mas me pergunto, porque isso, agora? Uma matéria DE PÁGINA INTEIRA, sobre um time que não teve uma temporada boa, sem uma linha que exaltasse um projeto que inseriu o sertão norte mineiro no cenário do vôlei nacional, que repatriou bons jogadores e deu trabalho a tantos outros durante estes três anos.
    Curiosa esta matéria. Muito curiosa...
    A cidade e o projeto mereciam ser tratado com mais respeito ou, ao menos, boa vontade.

    ResponderExcluir
  3. Tudo bem que o volei foi bom para o Moc, mas e certo tb que tem muita politica envolvida...
    Eu acho certo mostrar os dois lados, e nao apneas um.. Para mim, so sobraram as boas Lembrancas, memo! Eu nao me lembro de nada, principalmente, ness a temporada que me faca sentir saudades... Infelizmente...
    Nao ha nada que impeca materias que falem mal do time, enquanto ha meios de comunicacao que preferem somonte exaltar o time, pode ter outros que most rem o outro lado....
    Isso e democarcia.

    ResponderExcluir
  4. Não se deve dar atenção ou credibilidade a matéria veiculada neste jornal, tendo em vista a sua conotação politica demonstrando claramente em suas entrelinhas, mas que MOC realmente teve dar uma repensada na formatação do time isto com certeza, MOC esta com mentalidade de time do interior quer contratar jogadores com nome, porem em final carreira,baratos financeiramente, e que não conseguem rendimento em alto nivel durante toda a temporada,(deve olhar vida fora das quadras de jogadores a serem contratados, bebida, balada, cigarro, droga e temperamento) não se pensa a longo prazo jogadores novos e com grande potencia não são aproveitados Ribeiro, Alemão, Breno, Matheus, Guilherme,Fabio,Jairzinho e tantos outros... que juntamente com jogadores um POUCO mais experientes Alberto, Manius, Rivoli, Refatti, Salsa, Tuba formariam um belo time. Mas pelo que estou ouvindo falar o jogador SALSA assumirá a função de supervisor ou diretor time e isto e muito bom pois pelo que ouço trata-se de um cara bem focado.

    ResponderExcluir
  5. Se for pensar assim, tudo tem política envolvida.
    Mas espera-se de um órgão de imprensa que seja mais isento e mostre todos os lados de uma mesma história.
    A intenção da matéria fica evidente quando toca/critica até o retorno dos patrocinadores, que, acaso lessem este veículo, sentiriam-se até desestimulados.
    Que jornalista esportivo, em sã consciência escreve desta forma, colocando os patrocinadores contra o time.
    O patrocínio deve ser preservado até por causa da dificuldade que é se consegui-lo.
    Preservando o patrocínio, se preserva o esporte, sua cobertura jornalística, empregos diretos e indiretos.

    ResponderExcluir
  6. Isso parece matéria de oposição querendo derrubar prefeito através da má fase do Montes Claros, já que o time recebe apoio da prefeitura. Só não lembram que junto com o prefeito podem derrubar também o time de vôlei que levantou a autoestima da cidade, que deixou Montes Claros conhecida nacionalmente, e por que não dizer, internacionalmente.
    Quanto a salsa, quem sabe não renda mais com algum cargo na diretoria, porque como jogador não tem ajudado, sabe-se lá como ainda é titular desse time.

    ResponderExcluir
  7. quanto a política não dá nem pra dizer, já que o fisiologismo e o jogo de interesses impregnam até mesmo a imprensa nacional; por que não afetar a imprensa estadual?
    Quanto ao desempenho da equipe, posso afirmar que esta ultima temporada foi irrelevante para a maioria da população montesclarense. O ginásio vazio na maioria dos jogos, a pequena participação popular e o pequeno acompanhamento da imprensa acerca da equipe comprovam o quanto um desempenho ruim prejudica um clube. Não é de títulos que a população necessita, mas de uma maior competitividade, uma maior empatia e comprometimento do grupo com os resultados. É uma situação difícil. Uma equipe representa nacionalmente uma cidade, mas pode ser motivo de orgulho ou de tristeza, como foi nesta temporada.

    ResponderExcluir
  8. Acho engraçado que não vemos matéria dando apoio..um time do norte de minas..que no seu primeiro ano chega na final da superliga, que vence o campeonato mineiro, que fica em segundo lugar num torneio na Argentina...imprensa de BH quer quer o Minas e o Sada Cruzeiro nas alturas e que agente como diria Justo Veríssimo personagem do Chico Anysio (se exploda)...maior público, torcida mais fanática..coisa que com todo dinheiro do mundo..eles nunca terão..dor de cotovelo..não quero entrar no mérito de política aliás, politicagem...todo mundo que é de Montes Claros sabe do prefeito que temos..

    ResponderExcluir