segunda-feira, 9 de abril de 2012

POLÊMICA ENVOLVENDO TORCIDA DE VÔLEI

O que era pra ser mais um confronto entre grandes equipes do vôlei brasileiro se tornou um verdadeiro show de como torcidas não devem se comportar no esporte. Acontecimentos como esses não devem ser deixados de lado, pois é preciso que se busque soluções para o que vem acontecendo e evitar que se torne ainda pior. Maus exemplos já vemos demais no futebol, afastando cada vez mais os torcedores, deixando estádios vazios em dia de clássico.



Desculpem-nos se estamos insistindo demais no assunto, mas talvez seja preciso. Depois do episódio de preconceito sofrido por Wallace, jogador do Sada/Cruzeiro, na casa do Vivo/Minas, outros dois novos episódios envolvendo essas equipes aconteceram nas semifinais da Superliga 2011/2012. No primeiro jogo, um torcedor do Sada teria cuspido e atirado objetos em jogadores do Minas durante a partida. Um novo episódio, também envolvendo a torcida cruzeirense e jogadores do Vivo, após o jogo que classificou o Sada à final, foi relatado por Henrique (central do Minas) ao blog “amantes do esporte”.

De acordo com o blog, torcedores celestes afirmaram ter sido ameaçados pelo jogador do Minas na tarde do sábado (07/04) após jogo entre as duas equipes, que classificou o Sada à final da competição. Os torcedores estavam dentro de um carro, e Henrique e a família possivelmente em um restaurante. Um dos torcedores contou que foi ameaçado pelo atleta, com uma cadeira, simplesmente por ter gritado “Cruzeiro” e que inclusive teria gravado a cena e postado o vídeo no youtube, mas este não foi encontrado. O jogador se defendeu, dando a seguinte declaração:

“A torcedora (a garota do vídeo) disse que gritou Zêro? Pois bem, várias testemunhas a ouviram gritar repetidas vezes “Henrique Martin! Henrique Martin! Henrique Martin!". Enquanto ela gritava me olhava com um sorriso sarcástico. Fui ao encontro dessa torcedora dizendo que eles são uma "torcidinha" mesmo e que não sabiam respeitar minha esposa e filho fora do meu local de trabalho. Pedi que se retirassem e voltei para a mesa. Quando me aproximei, peguei sim a cadeira para me defender, pois estava sendo ofendido publicamente por 4 pessoas. Depois que voltei para a mesa, um torcedor que estava no banco de trás do carro saiu e continuou com ofensas. Eu, pedindo respeito fora do meu ambiente de trabalho, solicitei também que se retirassem ou chamaria a polícia pela agressão. Eles continuaram parados no local atrapalhando o trânsito e causando aborrecimento e transtorno para minha família, para não falar do constrangimento. Já está tudo registrado por minha parte, com depoimentos de testemunhas e tudo. A pessoa que está me acusando, identificada pelo perfil aqui exposto, será procurada e vai responder legalmente”, disse Henrique.

Por mais que até mesmo nós, torcedores montesclarenses, "pegamos bastante no pé" de Henrique quando ele vem a Montes Claros, sabemos que todo o "teatro" faz parte do jogo. Até houve uma vez em que existiu uma confusão entre o atleta e alguns torcedores do Moc, mas nada que fosse levado para fora do ginásio.

Sem dúvida é lamentável essa situação no esporte. No entanto, tudo parece ser consequência da fama que o vôlei vem ganhando com o passar das superligas. Que fique claro, não temos conhecimento das leis federais referentes à torcida, mas poderia ser visto a possibilidade de punições para tais atitudes. Também deixamos aqui aberto na matéria um espaço para que as duas partes possam se defender caso queiram.

5 comentários:

  1. Na verdade o Henrique não é e nunca foi nenhum santo. No jogo contra o Montes Claros mostrou total destempero e quase foi as vias de fato com os torcedores do moc que o provocavam. Aquilo foi horrível de se ver em um jogador profissional, que espera-se o mínimo preparo psicológico para provocações. Mas uma coisa não tem nada a ver com a outra. A grande lição de tudo isso é que torcedor não pode de forma alguma, na minha opinião, importunar jogador, principalmente com a família em lugar público. Imagina um cliente tirar um advogado do lazer com sua família para tirar satisfações, ou mesmo para perguntar algo sobre o trabalho? O cara está em momento familiar, descansando...Isso é ridículo e é, no mínimo, falta de educação. As pessoas confundem e misturam muito uma pessoa, seja comum, uma personalidade ou atleta, com aquilo que ela faz. É jogador de voleibol, mas paga impostos, fica mal-humorado, vai ao supermercado e quer ficar em paz, como todo mundo.
    Além de tudo isso, existe o instinto humano de proteger a família. Se eu mesmo sentisse alguém colocando em risco meus próximos, levantaria duas cadeiras contra quem quer que fosse. Mas antes de dizer que ele está certo ou errado é melhor deixar isso para as investigações.

    ResponderExcluir
  2. Essa é a lei


    :)


    http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/2003/L10.671.htm

    ResponderExcluir
  3. Concordo com tudo o que o Ackilles escreveu.
    No mais,é lamentar os acontecimentos...

    ResponderExcluir
  4. Concordo com tudo q Ackilles disse, e acrescento mais.
    Os amigos do vôlei mais próximos sabem da admiração q tenho pelo time do sada e seus jogadores, pra mim é o melhor time dessa Superliga e acho q será campeão, mas sabem tb o quanto sou contra times de futebol envolvidos no vôlei. Não, eu não odeio o futebol, sou doente por futebol tb. Vamos a justificativa...Não é novidade pra ninguem o mal q as torcidas tem causado ao futebol com tanta violência, guerras de torcidas, mortes e o principal, a impunidade q permite q tudo isso cresça cada vez mais. E é esse último ponto é o q me faz querer ver o futebol longe do vôlei, a impunidade...faltam leis severas e efetivas q punam torcedores q causam tumultuo, q promovem violência e q mancham o esporte e afastam os verdadeiros torcedores dos espetáculos. E no meu ponto de vista, a entrada de times de futebol sem lei para punir torcedor, irá causar no vôlei o q já foi feito no futebol. Não quero ver clássicos do vôlei sem público, sem graça e sem emoção como estão os clásicos do futebol hoje. O dia q tiver lei q funcione, serei a favor da entrada do futebol para o meio voleibolistico, caso contrário, serei sempre contra a "futebolização" do voleibol.

    ResponderExcluir
  5. O simples fato de não haver punição nem no vôlei, nem no futebol, faz existir essa impunidade, e faz com que as pessoas tenham atitudes imbecis. Se houver leis mais severas e que punam estas pessoas que tem esse tipo de atitude, essas coisas certamente acabaram. Mas cabe a nós também, tomarmos atitudes e sabermos que esse tipo de coisa não se pode acontecer. A mudança começa por nós!!

    ResponderExcluir