quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

O DILEMA DO VÔLEI

Na maioria dos esportes, a arbitragem interfere quase totalmente ou totalmente nos resultados. No entanto, para o vôlei, esse assunto ainda é tema de debate.

O voleibol é um esporte que exige bastante do psicológico dos times. Além disso, envolve entrosamento entre os jogadores, superação, raça, sorte e técnica. Quando esses elementos estão em sintonia, a equipe pode ser considerada imbatível. 


O torcedor, com seu lado irracional, ou melhor, impulsivo, por vezes culpa a arbitragem pela derrota do seu time. Isso é alvo de grandes discussões. O questionamento é se 1 ponto seria tão decisivo no resultado da partida quando se trata de vôlei. Muitos consideram que, em finais de sets, sim. Mas então vem outra pergunta: “Se a equipe não tivesse desperdiçado oportunidades anteriores, a dependência pelo ponto realmente ocorreria?”. 

Torcida de Montes Claros
A questão é: quando o time que torcemos é derrotado, o nosso instinto de buscar culpados pelo revés, a não ser os próprios jogadores da equipe, ocorre de maneira natural. Alguns se incomodam até mesmo com a forma que os comentaristas falaram sobre o jogo, isto é, (aparentemente) não mostrando imparcialidade. 

Porém, eis o verdadeiro dilema do vôlei: o que define a vitória é a ARBITRAGEM ou o TALENTO? 

Oposta do Brasil - Sheila
Sabemos que o Brasil não tem os melhores juízes do mundo. Em muitas partidas podemos observar o quanto falta capacidade profissional de alguns árbitros. O replay proporciona a observação de erros. Em alguns casos, muitos acreditam que “o jogo foi comprado”. Faz parte das inúmeras teorias que surgem com os resultados duvidosos, mas ninguém pode provar. É exatamente nesse aspecto que o psicológico se mostra como um dos elementos mais importantes para as equipes, já que manter a calma pode te levar à vitória ou carimbar a derrota. O fato é que, em alguns lances, até mesmo com o uso da tecnologia fica difícil analisar se o apito está sendo usado corretamente, mas um esporte com marcações corretas é de certa forma mais “limpo”. 

E você, acredita que, no vôlei, a arbitragem é o fator essencial para o resultado da partida ou o talento sempre se sobressai sobre erros da marcação? Opine através de comentários na matéria.

2 comentários:

  1. A questão é que falta competência para alguns árbitros no esporte. É claro, existem aqueles lances que é praticamente impossível saber se a bola foi dentro ou fora por exemplo. No entanto, pra mim, um dos principais fundamentos do vôlei é a superação. Então, o time que consegue esquecer os erros de marcação e vencer esse obstáculos com certeza se sobressai, mas poucos têm o psicológico tão bom pra isso.

    ResponderExcluir
  2. Concordo com Renato.. é complicado.. o sistema do chip na bola poderia ser uma boa.. e Nao só microfone ne juiz para ouvir dialogos, mas um tablet ou algo para que ele possa rever um lance imediato rs (loucura minha rs ,mas evitaria muitos problemas.)

    ResponderExcluir