quinta-feira, 9 de agosto de 2012

OURO EM BARCELONA COMPLETA 20 ANOS

Há 20 anos eles marcaram a história do esporte que viria se tornar o mais vitorioso do nosso país e o segundo esporte na preferência dos torcedores brasileiros. Foi em Barcelona onde, em 1992, uma geração conquistava o primeiro ouro do vôlei brasileiro em olimpíadas.

Brasil é Ouro em Barcelona, 1992.
A seleção brasileira, com média de idade de 24 anos, contava com: Maurício, Carlão, Marcelo Negrão, Giovane, Paulão, Jorge Édson, Amauri, Janelson, Talmo, Tande, Pampa e Douglas. O técnico era José Roberto Guimarães.

Foram 8 vitórias, passando por: Coreia, Rússia, Holanda, Cuba, Algéria, Japão, Estados Unidos e novamente Holanda, adversária da inesquecível final. O Brasil perdeu apenas 3 sets durante a competição e o resultado não poderia ser outro senão o ouro, com  essa campanha quase perfeita.

Quem teve o prazer de acompanhar essa geração com certeza deve se lembrar como hoje do ace de Marcelo Negrão, que deu o título ao Brasil contra a Holanda naquele 3x0. O Brasil explodia de alegria, jogadores comemoravam como loucos e torcedores invadiam a quadra. Veja os momentos finais dessa conquista no vídeo abaixo:




Talvez os torcedores que acompanham o vôlei há menos tempo não tenham noção da dimensão dessa conquista. Assim como a eternizada geração de prata de 84 foi fonte de inspiração e importante para a geração de 92, esta última foi fundamental para o voleibol do nosso país chegar ao patamar que se encontra hoje. Após esta conquista, cresceram os investimentos, a visibilidade e organização do esporte; e o número de praticantes, tornando-se o segundo esporte do país.


E o que dizer dos títulos que vieram a partir desse momento? 9 Ligas Mundiais, Tri-Campeonato Mundial, Bi-Campeonato Olímpico, entre tantas outras conquistas. E os novos ídolos que surgiram inspirados nos campeões olímpicos: Giba, Ricardinho, Dante, André Nascimento, Gustavo, Serginho e, mais recentemente, Murilo, Bruno, Sidão, Lucão, Wallace, entre outros, vão ganhando espaço no coração do torcedor. 

O momento que o Brasil vive hoje é consequente de um passado e não se pode deixar de lembrar a importância do mesmo. Hoje o voleibol brasileiro só pode parabenizar e agradecer a geração de 92 pela conquista do primeiro ouro do vôlei brasileiro e os benefícios proporcionados à atual geração. Que essa história de muita luta e conquistas se perpetue no esporte. Valeu, Brasil!

Nenhum comentário:

Postar um comentário