segunda-feira, 13 de agosto de 2012

BRASILEIROS SÃO PRATA EM LONDRES

Apesar de começo avassalador na final olímpica de Londres 2012, os brasileiros foram surpreendidos com uma carta na manga da técnico russo e amargou a virada de 3x2.

Brasileiros ficam com a prata após a derrota para a Rússia por 3x2. Foto: FIVB
Não se pode negar que a seleção de Bernardinho chegou desacreditada nas Olimpíadas 2012. Mesmo com inúmeros títulos na bagagem, na última Liga Mundial o time teve um de seus piores resultados com o amargo 6º lugar. Porém, quando os jogos em Londres começaram, parecia que estávamos vendo a verdadeira seleção. A vitória que talvez mais tenha trago confiança não só para a equipe, mas para os torcedores, foi aquela sobre a Rússia por 3x0. Contudo, foi o que também pode ter despertado nos russos uma raça inacreditável para vencer a final, mas vamos por partes.

Wallace em Londres 2012. Foto: FIVB
Na fase classificatória das Olimpíadas, o Brasil avançou como o segundo do grupo, à frente da Rússia e atrás dos Estados Unidos, que foram eliminados pela Itália nas quartas de final. O Brasil passou pela Argentina e depois pela Itália, ambas as vitórias por 3x0, com atuação que só trouxe mais confiança para a equipe.

Brasil x Rússia foi um dos confrontos que poderá servir de lição para os jogadores por um bom tempo. Os dois primeiros sets foram vencidos fáceis pela nossa seleção. Mas a armadilha viria a iniciar o terceiro set: Muserskiy. O técnico tinha uma carta na manga que surpreendeu não só os torcedores brasileiros, mas a equipe. O central russo passou a exercer a função de oposto e Mikhaylov passou a ser um dos ponteiros. Ainda assim, o Brasil ficou à frente até o 22º ponto com boa vantagem, e todos já começavam a comemorar. Giba entrou para o que parecia ser o começo da despedida da seleção. Talvez o erro tenha sido este: achar que a partida já estava ganha. A Rússia inacreditavelmente reagiu na parcial e a virou por 29x27. Foi o fator essencial para fazer com que nossa seleção não se encontrasse mais. O jogo mudou de tal forma que não pudemos fazer nada a não ser lamentar uma amarga virada de 3x2, parciais de 25x19, 25x20, 27x29, 22x25 e 9x15. Decepção? Jamais.

Seleção Brasileira recebe a prata.
Foto: FIVB
A seleção de Bernardinho venceu a competição quando chegou à final. É claro que fica aquele gostinho de que poderia ter sido ouro, uma vez que já tinha alcançado o feito de chegar à terceira final olímpica consecutiva, mesmo desacreditada. Mas a prata deve ser vista como motivo de orgulho para um ciclo que pode ter encerrado nessas Olimpíadas. Ricardinho, Serginho, Rodrigão, Giba e quem sabe Dante não devem voltar a defender o Brasil. Mas também ficou a expectativa pelos talentos promissores, como Bruno e Wallace, que fizeram um bom campeonato e têm muito a crescer.

Ficou claro dentro de quadra que a nossa seleção lutou até o último momento. A vitória não veio, mas a prata deve ser vista como se fosse o ouro olímpico, por toda a superação que o Brasil teve no torneio. Mas, se no feminino jamais esqueceremos o nome de Gamova, no masculino jamais deixaremos de lembrar a forma como Muserskiy acabou com o sonho do Brasil.

Brasileiros são prata nas Olimpíadas de Londres 2012. Foto: FIVB
De qualquer forma, nós torcedores nos orgulhamos da raça brasileira e ficamos na certeza que essa seleção ainda vai ter muita história para contar. Bernardinho ainda não sabe se continuará a defender a equipe, pois acredita que isso pode até a vir prejudicar o novo ciclo de jogadores, que devem se preparar inclusive para as Olimpíadas de 2016. Mas isso fica para outro post, pois o técnico é uma pessoa a qual todos devemos respeitar e aplaudir de pé, além de ter muita história para contar. #ValeuBrasil #TorcidaVôlei #VôleiOrgulho.

Murilo é MVP em Londres 2012

Murilo é MVP nas Olimpíadas 2012.
Foto: FIVB
Das premiações individuais, o grande feito foi Murilo ter sido eleito o Most Valuable Player (MVP) das Olimpíadas 2012. Terminando como o 5º maior pontuador (98 pontos), o 3º melhor atacante (40,12%) e 73,16% de eficiência na recepção, o ponteiro se destacou principalmente na fase final da competição. Mais um talento promissor para os próximos 4 anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário