sábado, 11 de agosto de 2012

BRASILEIRAS SÃO BICAMPEÃS OLÍMPICAS

4 anos depois, novamente a final entre Brasil x Estados Unidos nas Olimpíadas. Desta vez, o cenário era diferente, já que as favoritas eram as americanas, mas as brasileiras mostraram superação e venceram mais uma vez por 3x1.

Brasil é Ouro no vôlei feminino de quadra. Foto: FIVB
Parece irônico esse confronto na final das Olimpíadas 2012. Se Estados Unidos tivessem entregado o jogo para as turcas na fase classificatória, Brasil nem teria se classificado. Contudo, o que poucos esperavam era que as brasileiras fossem protagonizar umas das maiores histórias de superação no esporte.

Pódio dourado. Foto: FIVB
Derrota para a Coreia por 3x0, para os Estados Unidos por 3x1 e duas vitórias no tie-break marcaram a fase de classificação do Brasil. Mas a instabilidade parou por aí, pois, aproveitando o "convite" de Hooker e cia para as quartas de final, as brasileiras venceram a Rússia em um jogo histórico por 3x2, onde as russas tiveram 6 match points no tie-break e não conseguiram fechar. Depois disso, a nossa seleção fez uma partida impecável contra o Japão, venceu por 3x0 e chegou novamente à uma final olímpica.

Brasil x Estados Unidos.
Foto: FIVB
O começo da partida foi preocupante. Os Estados Unidos conseguiram aperfeiçoar ainda mais os sistemas de bloqueio, defesa e contra-ataques, impedindo o Brasil de ter qualquer chance de reação no primeiro set, que terminou inacreditavelmente em 25x11 para as americanas. Mas rapidamente as brasileiras fizeram todos os torcedores esquecerem esse set, pois o time estava motivado a levar mais um ouro olímpico. Jaqueline pode ter feito a melhor partida dela no último ano, virando bolas importantes para a seleção e contribuindo como de costume para o passe e a defesa brasileiras. Assim, o Brasil neutralizou todas as armas da seleção que parecia imbatível até hoje, vencendo os três sets seguintes por 25x17, 25x20 e 25x17.

Brasil x Estados Unidos.
Foto: FIVB
A vitória da nossa seleção foi inquestionável. Sob tantas críticas e várias superações na competição, a lição aprendida é que para vencer no vôlei é preciso ter muita mais que técnica, mas fatores como RAÇA. Estados Unidos chegaram à final tendo perdido somente 2 sets e talvez seja por isso que não tenha chegado preparado. Brasil já tinha passado por tudo e era só uma questão de paciência para conquistar o ouro. Além disso, a torcida brasileira fez mais que bonito com os gritos de "O Campeão Voltou!", apoiando as brasileiras incondicionalmente e isso pode ter desestabilizado as americanas, que não tinham o mesmo apoio da torcida.

Zé Roberto Guimarães é tricampeão olímpico. Foto: FIVB
Sem dúvida essa Olimpíada do vôlei feminino vai ficar para a história. Passa um filme na cabeça de cada torcedor que acompanhou a trajetória do Brasil até o bicampeonato. E quantos ídolos em uma só conquista! Que venha Rio 2016, que venha o TRI!. #ValeuBrasil #VoleiOrgulho #TorcidaVolei.

PREMIAÇÕES INDIVIDUAIS

Most Valuable Player (MVP): Kim (Coreia);
Maior pontuadora: Kim (Coreia);
Melhor atacante: Hooker (Estados Unidos);
Melhor levantadora: Startseva (Rússia);
Melhor bloqueadora: Fabiana (Brasil);
Melhor saque: Sheilla (Brasil);
Melhor recepção: Fernanda Garay (Brasil);
Melhor líbero: Castillo (República Dominicana).

Nenhum comentário:

Postar um comentário