terça-feira, 16 de dezembro de 2014

Com o Fim do 1º Turno, Montes Claros é o Segundo Maior Público da Superliga 2014-2015

Terminada a primeira fase da Superliga 2014-2015, o Montes Claros garantiu o segundo maior público da competição, atrás somente do Maringá. Apesar dos números ainda estarem longe daqueles da primeira temporada, a quantidade é quase o dobro do ano anterior se compararmos o mesmo período.

Público do Montes Claros na Superliga 2014-2015. Crédito: Ticom.
Desde seu ano de estreia na Superliga Masculina de Vôlei, Montes Claros recebeu a fama de ter a torcida mais apaixonada do esporte. Detentor de uma média recorde de mais de 5.000 pessoas/jogo em 2009-2010, depois disso a equipe teve dificuldades de manter o índice.

É claro que a colocação na tabela e o elenco de uma equipe influenciam o comparecimento de torcedores aos ginásios de grande parte dos times de qualquer esporte. Porém, no primeiro ano do MOC, o vôlei era novidade na cidade e o time revelou grandes atletas, tornando-se rapidamente a sensação da temporada. Mas isso ficou no passado, até mesmo porque naquela época era mais barato se montar um time de vôlei e a Superliga continha um número excessivo de equipes - 17 no total.

Na temporada anterior, apesar do Montes Claros ter voltado ao cenário nacional após ter se ausentado em 2012-2013, não conseguiu atrair um grande público ao ginásio Tancredo Neves. Ao final da primeira fase, com seis jogos no total, o time havia atraído 7.374 torcedores ao CALDEIRÃO, de acordo com os números divulgados pela CBV. A equipe vinda de Monte Cristo não conseguiu engrenar, pois alguns fatores prejudicaram a performance em quadra, como a falta de patrocínios para manter os atletas e, consequentemente, poucos torcedores acompanharam o projeto.

Para esta temporada, o público que compareceu ao ginásio Tancredo Neves é quase o dobro daquele de 2013-2014. O aumento pode se justificar pela volta de alguns jogadores da primeira temporada, que foi a de maior sucesso, e pela equipe estar de volta ao G-8 da competição. Além disso, a gestão da atual equipe tem sido muito eficiente e tem proporcionado que diversos estudantes compareçam ao ginásio e a torcida possa fazer mais bonito durante as partidas. Dessa forma, por mais que a média de público ainda esteja longe do ano de estreia do Pequi Atômico, hoje o cenário do esporte é outro e esse número pode ser considerado uma grande conquista para o time. A torcida pode estar voltando, aos poucos, a recuperar o posto de mais apaixonada do Brasil.

Públicos da Superliga 2014-2015 - 1º turno. Fonte dos Dados: CBV; Tabela: Orkutorcida.
Nesse cenário, esperamos que o projeto de Montes Claros consiga se manter firme por mais algumas temporadas para que a equipe adquira estabilidade financeira e consiga atrair ainda mais torcedores para o CALDEIRÃO. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário