quarta-feira, 23 de março de 2011

OPINIÃO

“O ALGO MAIS, O ALGO MAIS”

O título deste post revela a frase dita pelo Everaldo em um pedido de tempo no jogo desta última segunda-feira.  Foi justamente esse ‘algo mais’ que faltou para a equipe de Montes Claros na derrota de 3 a 1, no último jogo contra o Vivo Minas presenciado por 6.492 pessoas, que mais uma vez lotaram o caldeirão, às 21:45h.
Mas o que seria este ‘algo mais’? Em um jogo muito equilibrado, em números o Minas fez incríveis 21 bloqueios, contra apenas 6 do Montes Claros. O jogo teve 4 pontos de saque para ambas equipes, 55 de ataque, contra um a menos para o visitante, 23 erros do Minas contra 19 do time montesclarense. No ranking por fundamentos da CBV, a equipe do norte de minas tem o pior bloqueio da superliga e não apresenta nenhum jogador em destaque neste fundamento. Enquanto isso, o time de BH é o 3º melhor no bloqueio e apresenta os dois melhores bloqueadores da superliga, Russell e Henrique, respectivamente, ambos fizeram 6 intervenções certeiras na partida.
                                 
                                                  Fonte: FUNADEM VOLEI

Assim, a partir da leitura das estatísticas, o ‘algo mais’ está no bloqueio, que desde o início desta superliga tem sido o problema da equipe BMG/MONTES CLAROS. 
Mas uma pergunta surge: O Minas bloqueou bem ou o Montes Claros errou no ataque e/ou no levantamento? Jogadores como Bruno Zanutto e Manius não se saíram muito bem no ataque e o levantador Rodriguinho (eleito o melhor da posição na última Superliga) teve dificuldades perante ao forte bloqueio minastenista, tendo em vista que nenhum atacante se sobressaia nas viradas de bola. Segundo as estatísticas da CBV, em 89 levantamentos do Rodriguinho apenas 32 foram excelentes, enquanto que o Marlon, do Minas, em 88 fez 52 excelentes, fazendo toda diferença.  O Montes Claros se saiu melhor na defesa e na recepção (dados interessantes), com 46 e 53 excelências, respectivamente, contra 37 e 51 do Vivo Minas.
 Agora outra pergunta surge: Valeu à pena poupar os titulares? Nas duas últimas rodadas da superliga o técnico Talmo resolveu poupar titulares e dar ritmo de jogo aos reservas. Os titulares teriam perdido o ritmo de jogo? Quando os reservas entraram no decorrer da partida, não foram muito bem: o Everaldo teve um passe ruim, o Geovanni não complementou o bloqueio e não se saiu bem no ataque, Denisson teve uma atuação discreta. Após a saída dos reservas e volta dos titulares, houve uma evolução no time, o Rodriguinho passou a usar mais bolas de meio com Salsa, que voltou muito bem, ajudando a diminuir a diferença no placar, além de variar jogadas, desafogando um pouco os pontas.  Zanutto errou menos, sacou muito bem e fez 2 aces. Leandrão que no último jogo contra o Vivo Minas no Caldeirão tinha feito 4 aces, não manteve o mesmo desempenho, começou errando saques, e no final do 4º set, quando estava de 24 a 20, forçou e errou o saque. O Alemão entrou bem, fez saques certeiros, conseguindo 1 ace,  2 pontos de bloqueio e 10 de ataque, para ser o maior pontuador do Montes Claros no jogo com 13 pontos. Pelo Minas o maior pontuador foi o ex-jogador do Montes Claros, Diogo, com 20 pontos.
Agora o BMG/Montes Claros terá que vencer o próximo jogo, quinta feira, contra o Vivo Minas, às 21:30h na Arena Vivo em Belo Horizonte, para trazer a decisão no dia 26 de março, às 21:30h, para o caldeirão em Montes Claros. Que o ‘algo mais’ aconteça e os atacantes saibam utilizar bem o bloqueio adversário, explorando-o ao invés de enfrentá-lo.

Ane Caroline

2 comentários:

  1. Salsa voltou tão bem que o time perdeu!
    Moc precisa de um Bloque bão!
    Fora Salsa! e Fora Talmo!

    ResponderExcluir
  2. Excelente ponto de vista Ane, sobre tudo.
    Vamo que vamo né MOC! Trazer a decisão pra Montes Claros..

    ResponderExcluir