Começo fazendo a constatação de que as pessoas dão tanto valor às vitórias que às vezes se esquecem que as derrotas podem nos ensinar muito mais, e que elas são necessárias. Estão dizendo que 2011/2012 foi a pior temporada do Montes Claros. Pelo menos para mim foi a melhor, mas deixem-me explicar por quê.
O que dizer dos amigos feitos graças ao time?! Fiz tantos e conheci tantas pessoas do ramo do voleibol, que esses podem ter sido os maiores presentes de todos. Afinal, quanto vale uma amizade verdadeira hoje em dia? Além disso, antes dessa temporada eu achava que um jogo de vôlei podia ser comparado a um cenário de guerra, onde os atletas entravam ali querendo travar uma batalha, sem ter vínculos afetivos ou algo parecido (risos).
Aprendi que um jogador tem que ser bom não só dentro da quadra, mas principalmente fora dela, pois é isso que mais o faz ser admirado pela torcida e ser respeitado. Sobre o time de Montes Claros, muitos jogadores que compuseram a equipe de 2011/2012 poderiam ser caracterizados como guerreiros. Destacaria Tuba, Rivoli, Fabio Paes, Leo Caldeira e Alberto. Esses jogadores, principalmente, têm uma bela história envolvendo superação e raça no time. Os que conheceram DE VERDADE a trajetória deles irão concordar comigo. Também aprendi que raça nem sempre implica ser o melhor jogador. O exemplo no Moc seria o Reffatti, que não faz o estilo vibrante, mas que é muito talentoso e foi um dos mais regulares na temporada, senão o mais.
Reclamaram muito do meu otimismo por ter sempre acreditado no potencial da equipe, mesmo quando os resultados mostravam o contrário, mas o que custa sonhar? (risos). Cresci muito como pessoa, já que aprendi a ouvir as críticas e absorver o que têm de bom nelas.
Percebi que somos de fato a maior torcida do Brasil, ou éramos, mas ainda falta muito para sermos a melhor. Quem sabe precisávamos dessa experiência, pois antes de passarmos pela real felicidade, sempre vem a raiva e a angústia como formas de amadurecimento. E foram N fatores que levaram o Montes Claros a terminar a Superliga 2011/2012 em 10º lugar, mas destacaria a falta de entrosamento no grupo, talvez ocasionada por problemas internos, aparentemente.
Mas o que estou querendo mostrar é que o time de vôlei de Montes Claros não envolve somente o esporte em si, mas abrange muito mais, já que laços de amizades são formados, o torcedor pode realmente exercer o seu papel e viver experiências inesquecíveis; o ginásio Tancredo Neves se torna a nossa segunda casa e a cidade se movimenta. Mesmo com a temporada ruim em termos de vitórias nas partidas, tenho certeza que esse projeto vai continuar forte para a próxima. Não vejo mais a cidade sem o voleibol.
Essa história não pode acabar agora, ainda há muito que se viver junto com esse Time de Guerreiros! Fico com a minha expectativa por 2012/2013 e encerro esta matéria ao som da música do Grupo Revelação - Tá Escrito.
“(...)
Às vezes a felicidade demora a chegar
Aí é que a gente não pode deixar de sonhar
Guerreiro não foge da luta e não pode correr
Ninguém vai poder atrasar quem nasceu pra vencer
(...)
Ergue essa cabeça mete o pé e vai na fé
Manda essa tristeza embora
Basta acreditar que um novo dia vai raiar
Sua hora vai chegar!”.
O show tem que continuar! #GOMOC.
Admiro muito o blog de vocês, por sermos torcedores do moc, muitas vezes otimistas até demais. Voleibol, assim como futebol e outros esportes é um negócio, onde os patrocinadores, diretoria e a torcida cobram resultados. em nossas profissões acontece o mesmo. somos cobrados, muitas vezes injustamente, por resultados que ora vem, ora não vem. E quando o resultado vem, o jogador logo se valoriza e faz exigências. É a roda da vida. A equipe desta temporada ficou em décimo lugar, a pior colocação do moc em uma superliga. Nem a torcida aguentava ver o time jogar. O investimento foi feito e não houve retorno. A equipe precisa da torcida de volta. No próximo ano, que tenhamos uma equipe renovada. Aos jogadores que irão embora, e espero que a maioria vá, sucesso na carreira. Que deem certo em outra equipe, aqui não foram felizes. Parabéns pelo texto, Renato, ficou ótimo.
ResponderExcluirParabens Renato e Ackilles, diretoria só tem que pesquisa mais perfil e vida fora de quadra dos jogadores, podem ter certeza vida fora de quadra atrapalha demais rendimento do time, MOC não pode achar que já e grande esta apenas começando, devem se espelhar no São Bernardo projetar o futuro, projeto a longo prazo senão torcida sempre vai sofre no final de cada temporada, mas podem ter certeza torcida igual a esta não existe no volei esta sim e a maior e a melhor.
ResponderExcluirVocês aqui do blog, uma moçada nova, mas madura o suficiente para ouvir todos os lados, sem julgamentos precipitados e de forma cortês e educada, são, definitivamente, o grande ganho desta temporada para nós, a torcida. Consequentemente, para o time, que ganha um canal direto com a torcida, se souberem usar este espaço, de forma inteligente.
ResponderExcluirParabéns, Renato, pelo texto. Que Deus lhe conserve assim, otimista. Que o mundo não lhe retire a capacidade de ver o lado bom das coisas e crescer com isso.
Que nossa torcida possa se informar melhor sobre o mundo do vôlei com a ajuda deste blog.
E aos meninos do time, desejo sucesso, aqui, ali e acolá, porque trabalham duro, também. Que a experiência este ano aqui em MOC, seja, de alguma forma, objeto de amadurecimento profissional e pessoal para cada um deles.
Olha, o Bmg Montes Claros é uma empresa e como todas que assim são, necessitam, sobrevivem de vitórias..acho que devemos ser boas pessoas, ótimo (se vc conseguir aliar bom caráter, carismático, ótimo jogador como o capitão Rodriguinho foi maravilha)mas se não....uma vez conversando com uma pessoa do clube ele me disse a seguinte frase: prefiro um filha d'puta que jogue muito, do que um bonzinho, gente boa que não faça nada..na hora fiquei meio sem saber o que dizer mas, hoje concordo com ele..Luxemburgo retratou muito bem isso ao dizer: quero jogador e não marido para minha filha..foi uma péssima temporada, infelizmente..não deu liga..as coisas não andaram..mas fica aqui meu respeito e saudações para com o Vítor, o Sr.Felipe e o Wiliam..se hoje temos esporte especializado e de alto nível, devemos a eles..dessa temporada gostaria que renovassem com Refatti...restante do pessoal..vão com Deus..sigam seus destinos e sejam felizes..torcida de Montes Claros..a melhor sem sombra de dúvida..tentou, sou testemunha disso...ajudar, empurrar..mas o time não correspondeu..que o projeto continue..
ResponderExcluirAs coisas aconteceram naturalmente e invariavelmente nos aproximamos de pessoas semelhantes ao nosso jeito de ser, agir, pensar. A partir dessas afinidades sugiram amizades que ninguém esperava. O blog é a consequência desse carinho, respeito mútuo e a alegria de estamos juntos, contribuindo um pro outro, creio que isso fica evidente em muitas matérias postadas. Concordo plenamente com as palavaras de Renato, até o pagode que eu não gosto muito, ficou legal! kkkkkkk
ResponderExcluirModinha, valeu mesmo, nossa amizade é um presente, te admiro bastante, assim como cada um na Orkutorcida. Claro, nem tudo é perfeito, todos temos coisas que precisamos melhorar, todavia, o carinho é maior, os momentos que compartilhamos são inesquecível e fazem a vida mais bonita!
Essa temporada sem duvida foi a melhor que já teve em relação as amizades que fiz ao longo dessa temporada, amizades que quero levar por toda vida. A viagem para Contagem na semifinal do mineiro foi muito boa conheci pessoas maravilhosa como: Graça, Lara, Renato, Farlim, Eyder entre outras. No que dis respeito ao volei faltou muita coisa, por isso nosso time não se classificou, começando por contratações erradas, briga do Rafinha com o Manu, demissão do Leo Caldeira e a falta de entrosamento do time dentro de quadra. Com relação aos jogadores vale aqui destacar o Rivoli e o Reffati que foram pessoas maravilhosas com a gente, não deixando em momento algum de parar para ouvir o que a gente tinha para falar. Muito obrigzado a todos da orkutorcida
ResponderExcluirBelo texto!
ResponderExcluirQue bom que vc é otimista!
Só que não se pode exgir que toda a torcida seja assim, até porque vocês do blog tem muito contato com os jogadores,os outros torcedores que só os conhece vendo as partidas, na hora de reclamar, não pensam na história deles, até mesmo por não conhecerem.
Ainda, é bom que se diga que nós também bancamos o time, tendo em vista que dinheiro público está envolvido no projeto, então temos que cobrar, sim, mas com respeito!
Por isso, que até concordo com aqueles que dizem que se for para montar times farcos, que não levam torcida ao ginásio, e não movimentam a cidade, é melhor não ter time e investir esse dinheiros em outros pontos.
Só para deixar, claro, eu não estou criticando a opinião postada, mas trazendo outros pontos que nunca são discutidos!
Obrigado a todos pelas mensagens, e que a próxima temporada possa ser ainda melhor! Abraço a todos.
ResponderExcluirO anônimo falou em dinheiro público. (aliás, por que vocês permitem postagem anônima, ainda não entendi. rs) Me parece, já, desde a segunda temporada, não há dinheiro público no projeto, alguém confirma, por favor?
ResponderExcluirCara Regiane o projeto ainda conta com investimento público, uma vez que, a Prefeitura patrocina o time e cede a estrutura para realização dos jogos. Penso eu que, o anônimo quis dizer que devemos observa de que forma estão sendo utilizados os recursos e se estes estão sendo repassados de maneira correta.
ResponderExcluirAh, tá...Obrigada por responder, Lara. Achei que a Prefeitura somente cedia a estrutura do ginásio.
ResponderExcluir;)
Regianne, se não me engano a verba anual da prefeitura é de 900 mil reais anuais provenientes da pasta de esportes e lazer. outros aqui podem conferir se estou correto.
ResponderExcluirFlorianópolis,São Bernado do campo,Campinas, Araçatuba, Volta Redonda, Juiz de Fora patrocinam os times de volei das respectivas cidades mais aqui em Montes Claros virou Caso de justiça.
ResponderExcluirÉ muita politicagem e pouca ação.
Vocês estão reclamando de verba publica no esporte "volei" poxa parem de reclamar pois aqui em Contagem lutamos a anos por uma ajuda da Prefeitura para nosso projeto de volei mas não a temos, temos que exportar nossos jogadores formados aqui Léo Mineiro, Lucarelli, Breno, Matheuzão, Guilherme, Cristovão, Renato e tantos outros por falta de apoio, nos temos ginasio e nem nele podemos pisar, treinar, jogar e vocês reclamando para pô!Volei só elevou o nome de Montes Claros só isto, pelo menos vocês sabem para onde vai a verba de esporte do seu municipio e com relaçâo ao outros municipios o dinheiro existe some e nada e feito.
ResponderExcluir