quarta-feira, 22 de junho de 2011

MINHA HISTÓRIA NA HISTÓRIA DO MOC: ACKILLES JUNIOR

E hoje quem conta a história é o torcedor Ackilles, o qual narra sobre como começou a gostar do time de Moc, quais preconceitos foram quebrados, entre outros assuntos. A história ficou excelente, acompanhe...


Sempre fui aquele sujeito tradicionalista, apegado a valores patriarcais trazidos pela nossa cultura norte-mineira. Assim, não acreditava em vida inteligente fora do futebol. Como um genuíno desconhecedor de outras modalidades, sempre acreditei que esportes sem contato físico deveriam ser privilégio de mulheres. Preconceito este que estaria com os dias contados quando surgiram os rumores da formação de uma equipe de vôlei em Montes Claros. Minha namorada, Fernanda, ex-jogadora juvenil e apaixonada por voleibol, empolgou-se com a ideia de tal forma que me convenceu a assistir ao jogo da final do campeonato mineiro pela TV.



Equipe do Montes Claros
comemorando o título mineiro
Naquela época, a zebra chamada Montes Claros estaria na final do campeonato contra o Minas. O jogo, que parecia ser um massacre contra nossa equipe, começou a me empolgar quando iniciamos uma virada histórica comandada por Lorena e Rodriguinho. O jogo foi tão emocionante que permanecíamos de pé, ponto a ponto. Quando o Montes Claros fez o ponto da vitória, ficamos tão extasiados, que toda a turma entrou no carro procurando uma carreata para se comemorar a vitória.



Era uma tarde de um fim de semana ou feriado e a cidade parecia nem saber da existência do jogo. Voltamos para casa felizes e ao mesmo tempo revoltados por ninguém ter conhecimento daquele momento histórico. Naquele dia, pensei o quanto a idolatria do futebol faz mal aos outros esportes. Seria difícil uma equipe de voleibol vingar no norte de Minas. Engano meu.



Anderson, ex-Sesi

A superliga iniciou e logo no primeiro jogo nosso Pequi Atômico perdeu para o Sesi. Mas quem esteve no ginásio naquele dia já havia percebido algo diferente: a torcida não entendia de voleibol e, talvez por isso, torcia de uma maneira parecida com as torcidas de futebol. Pressionamos o adversário de tal maneira que até mesmo Anderson, ex-jogador da Seleção, saiu sorrindo e dizendo em tom de brincadeira que naquele dia o aborrecemos muito.





CALDEIRÃO de Montes Claros
Ao longo dos jogos, a torcida ganhou força e parece ter gostado do esporte vôlei. Não me refiro aos que entendem do esporte e assistiam aos jogos sabendo tudo o que ocorria dentro de quadra. Refiro-me aos que, como eu, não sabiam a diferença de um oposto, um ponteiro e um meio-de-rede e, em minha opinião, éramos maioria!!! O mais interessante eram os comentários meus, sempre respondidos com um seco “fica quieto” de minha namorada Fernanda. Essa constrangedora ignorância me fez estudar o voleibol. Passava horas e horas a cada dia entendendo táticas, formações e estilos. Assistia aos jogos de campeonatos tradicionais, campeonatos não tradicionais, campeonatos nada tradicionais e também vôlei feminino. Aprendi muito, embora não tenha perdido a capacidade de me metamorfosear em um torcedor histérico em dias de jogo. O mesmo acontecia aos outros amigos da “turma do carro preto”, Rubens e João. Íamos a todos os jogos e, quando a equipe precisava de uma força, os bons modos desapareciam. Saíamos dos jogos roucos.



Rodriguinho, ex-capitão
e ex-jogador do Moc
E assim tornei-me um fanático, daqueles que buscam notícias diariamente, mesmo quando a equipe está de férias. O Montes Claros passou a fazer parte de meu cotidiano. Os jogos no ginásio eram sagrados. Os dados dos jogos, os erros e as estatísticas, tudo era lido para ser discutido entre eu e meus amigos. Tornei-me um fanático metódico. Ao fim de duas temporadas, aprendi e muito com toda essa mudança espetacular que ocorreu em nossa cidade nos últimos dois anos. Passei a me interessar por outros esportes coletivos, prestando-lhes o mesmo valor que talvez o futebol. Aprendi que o equilíbrio de fundamentos é o segredo da vitória no Vôlei. Talvez também seja na vida. Aprendi também a tentar unir o talento ao carisma para ter sucesso em meu trabalho (essa lição foi o Rodriguinho quem nos ensinou). E que nem sempre é preciso grandes conquistas para se coroar grandes momentos. E o time de Vôlei do Montes Claros proporcionou a Fernanda, meus amigos e eu momentos que nos torna orgulhosos por sermos cidadãos desta cidade. Isso representa muito mais que um título. Crescemos juntos com a equipe. Esperamos crescer mais.

2 comentários:

  1. Boa redação Ackilles....
    Ficou linda!!!

    ResponderExcluir
  2. Muito interessante a história desse torcedor. Ele mostra que somos capaz de aprender a torcer por outros esportes.Muito bem redigido. O voleibol de MOC proporcionou muitas coisas boas para a região.Pequi Pensante

    ResponderExcluir