segunda-feira, 27 de junho de 2011

AS TORCIDAS ORGANIZADAS

Torcida Organizada do Flamengo
Uma torcida organizada é uma associação de torcedores de um mesmo time que possuem características semelhantes e que nos ginásios visam apoiar o seu clube do coração independente do resultado. No futebol, as torcidas organizadas não são bem vistas pelos torcedores “comuns”, mas, no vôlei, elas parecem incrementar ainda mais o espetáculo em quadra e o que mais chama a atenção para quem vai aos ginásios com torcidas organizadas são os cânticos de apoio ao time e contra os adversários. Os cantos sempre enaltecem os jogadores, o time e a própria torcida...

Extinta Torcida Organizada do Sesi
Com apenas dois anos de existência, o time do Sesi já teve uma torcida organizada, a “Sesi Loucos”. Mas a loucura do grupo, formado por cerca de vinte pessoas, durou pouco tempo. "Eles vinham a todos os jogos e tinham até música, vibravam mesmo", lembra o ponta Enoch. Mas a euforia do grupo de torcedores durou até o Campeonato Paulista, que terminou em novembro (2010). "Depois, não sei por que, eles não vieram mais", lamenta Enoch.


Segundo um funcionário do clube, a torcida deixou de acompanhar o time por causa de uma briga com torcedores do Vôlei Futuro nas finais do torneio estadual. A equipe de Araçatuba, aliás, ganhou a fama de se envolver em confusões, assim como sua torcida. Em um jogo contra o Volta Redonda, na Superliga, um torcedor atrapalhou uma jogada e provocou tumulto com os atletas do time fluminense. A torcida organizada do Sesi não imaginava ver tanta loucura nas arquibancadas.

Símbolo dos "Canários do Vôlei"

Atualmente, existem algumas torcidas organizadas que compõem os jogos de vôlei no Brasil. Pelo Volta Redonda, sabe-se da existência dos “Canários do Vôlei”, os quais buscam apoiar o time da melhor forma, além de noticiar os torcedores através do blog deles canariosdovolei.blogspot.com. A Máfia Azul não deixa de acompanhar também o time do Cruzeiro de voleibol.



E não podíamos deixar de falar das torcidas organizadas do Moc. Ainda no primeiro ano do time, em 2009, houve o surgimento dos “PerucasMoc”, um grupo de torcedores cuja característica é usar perucas de diversos tipos e fazer paródias de várias músicas de apoio ou de tentativa de desconcentração do adversário. Composto atualmente por 50 integrantes bastante elétricos, os PerucasMoc já provaram ser de extrema eficiência no apoio do Pequi Atômico, seja dentro ou fora de casa.


Alguns integrantes da Orkutorcida
Então, no segundo ano do Moc, surge a Orkutorcida, a qual foi fundada após conversas pela internet, tendo o Orkut como principal ferramenta de aproximação. Assim, o nome da referida rede social nomeia o grupo. Tendo em vista a participação nas comunidades relacionadas ao Montes Claros ou ao vôlei de forma geral, onde expomos e debatemos pontos de vista, sempre pautados em críticas construtivas e análises bem estruturadas, surgiu a nossa torcida organizada (não rival), ajustada em outros valores e características. Com aproximadamente 30 membros cadastrados, a Orkutorcida se expandiu para blog, twitter, facebook e msn a fim de divulgar o Montes Claros da melhor maneira possível.

“Largo tudo e vou pro vôlei” não é só um slogan ou chamariz, denota acima de tudo animação aliada a respeito, vitalidade, paixão e empolgação, sempre em benefício do Moc, utilizando a internet como principal ferramenta de contatos e divulgação, a qual sem dúvida é a marca maior da Orkutorcida.

Orkutorcida e PerucasMoc unidos em Itabira
E assim as torcidas organizadas no vôlei vão surgindo para deixar o espetáculo dentro de quadra mais animado. Com certeza outras existem por aí e em breve devem ganhar a fama necessária para que possam fazer pressão nos adversários e apoiarem suas equipes. Elas servem como um atrativo a mais para que os torcedores “comuns” acompanhem os jogos do seu time. Porém, esperamos que esses grupos continuem com o seu objetivo e não se tornem iguais aos de futebol, afinal o vôlei sempre foi considerado esporte de família e adquirir essa rivalidade que existe entre torcidas organizadas no outro esporte poderia levar a espantar o público, já que jogos de futebol estão com quantidades cada vez menores de gente devido à violência...

Um comentário: