segunda-feira, 13 de março de 2017

Os Destaques do MOC nas Estatísticas e na Torcida com o Fim da Fase de Classificação da Superliga 2016-2017

Com o fim da fase de classificação da Superliga 2016-2017, um quadro sobre o que Montes Claros tem de melhor se desenhou através das estatísticas da CBV e das enquetes da Orkutorcida para definir os MVPs das partidas assistidas pelos montes-clarenses. Juntando os dois cenários, Luan, Murilo Radke, Jonatas, Gian, Bob e Salsa são os principais destaques individuais. Por equipes, o nosso time se destaca principalmente na defesa, no saque e na recepção.

Luan, Murilo Radke, Jonatas, Gian, Bob e Salsa são destaques do Montes Claros. Montagem: Orkutorcida.
No vôlei é muito complexo definir quem é o melhor atleta de cada posição. Cada habilidade é exigida em determinado momento do jogo, de uma competição, enfim, trata-se do momento. A torcida já está acostumada a ver um confronto e se encantar com atletas específicos, quando na realidade as estatísticas ilustram outro cenário. Faz parte. Às vezes os dados estão corretos, às vezes podemos apostar que os torcedores têm razão. Por isso gostamos de fazer, em toda Superliga, as enquetes para definir o melhor do MOC naquelas partidas que puderam ser assistidas de alguma forma, independente de vitória ou derrota e de Viva Vôlei. É uma forma de dar voz ao torcedor e ao mesmo tempo motivar a equipe.

Enquanto para as estatísticas a análise é mais com relação aos fundamentos, nosso MVP da Torcida contempla aqueles jogadores que conseguem se sobressair melhor em mais aspectos. Não é só atacar, mas qual a vontade que ele teve no jogo? Quantas defesas? E bloqueios? Não é só levantar, mas contabilizar quantos pontos foram feitos mesmo sendo um levantador. Enfim, é nesse sentido que a nossa análise é feita. Por isso muitas vezes os cenários encontrados para as estatísticas e para a torcida são divergentes em um ou outro aspecto, conforme ilustrado aqui.

Destaques do Montes Claros nas Estatísticas por Equipes e por Atletas (CBV)

Mesmo com as oscilações no segundo turno, o Pequi Atômico conseguiu grandes marcas nos dados da Confederação Brasileira de Voleibol. O nosso capitão Bob conseguiu elevar uma posição no ranking de recepção e passou a liderar o fundamento, com 43,2% de aproveitamento, sem dúvida um marco respeitável. Outros dois atletas que conseguiram subir no ranking em que estavam bem colocados (saque) foram Murilo Radke e Salsa. O levantador agora ocupa a sétima colocação, com 8,636%, enquanto o central ocupa a oitava, com 8,017%.

Precisamos destacar também a atuação do nosso líbero no quesito defesa. Surpreendendo a muitos times na competição, mas não à torcida, que já o acompanha há quatro anos em Montes Claros, Gianzinho subiu da sexta colocação (fim do turno) para a terceira, com 26% de eficiência. Importante citar também o nosso oposto Luan Weber, que segue como o terceiro maior pontuador, com 313 pontos.

Enquanto grupo, os fundamentos que o MOC mais conseguiu se destacar foram o saque, a recepção e a defesa, ocupando a segunda colocação em cada um. No levantamento está em terceiro. Esses e outros destaques estão presentes na figura abaixo.

Destaques do Montes Claros nas estatísticas com o fim da classificação da Superliga 2016-2017. Montagem: Orkutorcida.
Destaques do Montes Claros para a Torcida

Alguns fatos não deixam de causar certa indignação surpresa na torcida. Quem vem acompanhando o MOC em todos os jogos com certeza já se tornou fã do ponteiro Jonatas Cardoso e o mesmo nem aparece em destaque na Confederação. É um consenso que sua força no braço e a garra que coloca em cada partida conquistaram os torcedores, que por várias vezes o ovacionaram de pé. O estranho é que, nas estatísticas da CBV, ele liderava o ranking de melhores atacantes na competição há algumas rodadas, agora nem ranqueado ele está, como assim? Mas o MVP da Torcida 2016-2017 faz justiça ao atleta e o aponta como um dos melhores e mais consistentes da temporada.

Outros dois jogadores de grande destaque são Luan e Murilo Radke. Weber lidera a tabela de melhores na visão da torcida, com quatro MVPs conquistados, e não é à toa. O oposto representa bem o espírito do torcedor. Ele afronta, vibra, dá pancada e é grande referência no time. Já o levantador lidera o número de indicações às enquetes dos melhores, com nove, e também não é à toa. Murilo não se contenta só em levantar e fazer um jogo bem variado, fintando por várias vezes o adversário, mas também procura sair da partida com bons pontos de saque, bloqueio e até mesmo ataque, sem contar as belas defesas. Já pontuou 68 vezes na Superliga, o segundo levantador com maior pontuação, atrás apenas do ex-MOC Rodrigo Ribeiro.

Esses e outros destaques podem ser conferidos na figura abaixo.

Destaques do Montes Claros para a torcida após o fim da classificação da Superliga 2016-2017. Montagem: Orkutorcida.
Diferenças entre estatísticas e visão de torcida sempre serão uma característica no vôlei, um esporte tão complexo e de opiniões muito subjetivas. Até para montar uma estratégia de jogo nem sempre deve se levar pelo que "os olhos veem", mas o que os dados apontam. O contrário também é uma alternativa, vai do momento. Apesar de o nosso capitão Bob não estar entre os melhores para a torcida, não podemos deixar de ressaltar que ele é crucial para o time. Seu passe é merecidamente o melhor da Superliga, pois possibilita que a equipe se sobressaia sempre que o ponteiro vai bem.

Torcida é um misto de 70% emoção e 30% razão, normal. Porém, ela com certeza é uma das grandes responsáveis por elevar a motivação de um atleta, que por consequência jogará melhor, que por coincidência aparecerá nas estatísticas... ou não, vai do critério. De qualquer forma, nosso apoio pelo MOC é incondicional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário