quarta-feira, 15 de março de 2017

Cresce o Número de Partidas Transmitidas do Montes Claros Vôlei

Fizemos um levantamento do número de partidas com transmissão garantida para o Montes Claros na temporada 2016-2017 e dados apontam que houve um crescimento de 100% no número de jogos assistidos pela TV, mas que ainda pode crescer se o time prosseguir nos playoffs. A torcida, o desempenho da equipe e a organização do projeto estão diretamente relacionados a esse crescimento.

Montes Claros mais uma vez surpreende na Superliga 2016-2017 e tem mais partidas transmitidas. Montagem: Orkutorcida.
O que faz um time se tornar atrativo para investimento: torcida, performance, organização ou exposição da marca? Um pouco de cada. Mas a divulgação, principalmente em canal televisivo, é de vital importância para o retorno financeiro dos patrocinadores. Se um time é bem comentado nos veículos de informação e transmitido muitas vezes para o Brasil, as marcas que o apoiam passam a se consolidar ou se tornar conhecidas também, fortalecendo a parceria e provocando vida longa ao projeto. Comparando com a temporada 2015-2016, o número de partidas transmitidas do Montes Claros Vôlei em 2016-2017 já supera, e muito, os dados de antes.

Na temporada passada, foram apenas 4 jogos transmitidos pelo Sportv na fase de classificação e 2 em fase final, todos eles na Superliga. Na temporada atual, com a entrada da RedeTV! nas transmissões dos jogos e a popularização do Youtube e Facebook live, o número do MOC vai subir, até o final da temporada, no mínimo de 6 para 18 jogos transmitidos, sendo 8 no referido canal fechado (6 na fase classificatória e 2 nas quartas de final), 4 no canal aberto (2 na fase de classificação e 2 nas quartas de final), todos estes na Superliga, isso porque, como os playoffs serão melhor de cinco, pelo menos mais três jogos do Montes Claros já estão garantidos na televisão; ainda teve 6 transmissões na internet: duas no Campeonato Mineiro e quatro no Sul-Americano, o qual o MOC sediou. Nesse cenário, o programado de 12 transmissões em TV pode subir caso a equipe avance para as semifinais. 

Comparativo dos jogos transmitidos do Montes Claros nas temporadas 2015-2016 e 2016-2017. Tabela: Orkutorcida.
A popularização do live streaming é uma grande responsável pelo aumento considerável do número de transmissões e deve ser uma tendência para a próxima Superliga, conforme já anunciado pela CBV, que sentiu a pressão dos internautas sobre a falta de transmissão de vários jogos do campeonato. Portanto, o vôlei pode se tornar ainda mais rentável para a próxima temporada, inclusive para o Montes Claros, que atrai audiência fácil devido à sua fanática torcida e isso consequentemente chama a atenção dos canais de TV, por exemplo.

Claro que, no final de tudo, o desempenho do time e a boa organização do projeto são fundamentais para justificar a transmissão de um jogo, mas isso o Montes Claros vem fazendo bem. Mesmo com o sétimo ou oitavo melhor investimento da Superliga, a equipe mais uma vez terminou em quinto na fase classificatória e a gestão segue dando exemplo. Que os patrocinadores enxerguem, ou continuem enxergando, esse sucesso e não deixem de apoiar o vôlei em 2017-2018. A audiência agradece! #GOMOC.

Nenhum comentário:

Postar um comentário