quinta-feira, 21 de novembro de 2013

Papo na Rede com Ivana Maia


Com o intuito de propiciar conhecimento não só aos atletas esportivos, mas a outros diversos tipos de profissionais, fizemos uma entrevista especial com a psicóloga Ivana Maia. Com 15 anos de empresa, sendo mais de 10 anos no departamento de Recursos Humanos e 6 anos como Gerente de RH, a psicóloga dá dicas de como conseguir o sucesso não só na sua profissão, mas também na vida. Com base na sua experiência empresarial, ela fala sobre os fatores que podem influenciar a performance de um atleta esportivo, como se motivar após uma sequência de derrotas, o papel do líder/capitão e muito mais. Não deixem de conferir este papo na rede incrível... 

Papo na Rede com Ivana. Montagem: Orkutorcida.

Túlio e família.
Foto: Arquivo Pessoal.
Quais fatores podem influenciar diretamente no desempenho de um atleta esportivo? (Dinheiro, torcida, família, colegas de trabalho, o que você acha que influencia mais?) 
Tudo pode influenciar. Somos movidos à emoção. Se estou bem, tudo dá certo, mas, se não estou, igualmente tenho o poder de fazer com que tudo possa dar errado. Por isso, temos que preocupar diariamente em trabalhar nossas emoções para que possamos atrair boas conquistas. É uma luta diária e isso requer muita perseverança. Porém, a base de tudo é a família, o nosso porto seguro. As nossas emoções são bem lapidadas quando temos a nossa família por perto. Dinheiro e trabalho são necessários e importantes, é claro, mas sem a família o ser humano se perde mergulhando em um vazio imenso, sem objetivos concretos. 

Tiago Brendle.
Crédito: Orkutorcida.
Existem profissionais que parecem já ter nascido com um dom para aquela atividade. O que você pensa a respeito disso? Quer dizer, você acredita que o treinamento só eleva o potencial até certo ponto? 
Na verdade acredito que os estímulos que o ser humano recebe nos ambientes familiares, na escola e nos amigos influenciam nas escolhas que fazemos. No caso do esporte, se a criança tiver sido bem estimulada, claro que ela irá se desenvolver bem nessa atividade. É preciso entender que, anterior ao treinamento, e mais importante, é a VONTADE DE FAZER. Assim, se já existe uma paixão, um encanto pelo esporte, o treinamento irá abrilhantar o potencial do atleta. 

Às vezes a visão que se tem é de que os profissionais devem ser treinados à exaustão. A fórmula “Excesso de treinamento = Vitória” de fato se aplica a todas as situações? 
Penso que tudo em excesso não é bom. Porém, quando se tem uma paixão, um desejo de vencer, de lutar pelo esporte, por exemplo, não existirá a “exaustão”, ou o treinamento perderá o encanto, já que o objetivo principal é de transformar para melhor o atleta. Quem ama o que faz, quer mais e quer sempre fazer melhor. É a perseverança que se faz presente nesse momento. 

MOC x SBC. Crédito: Orkutorcida.
Tanto no esporte quanto na empresa, a União é um dos fatores determinantes para se alcançar a vitória. Você concorda com essa afirmação? Como o trabalho em equipe pode ser incentivado dentro de um grupo? 
Sim, claro. Fico irritada com pessoas que pensam que vencem sozinhas. Na verdade, não somos nada sem o outro. O trabalho em equipe se desenvolve mesmo quando cada um compreende o verdadeiro sentido do outro. Até para expressarmos nossa força é preciso que o outro nos incentive até mesmo nos momentos difíceis. Por exemplo, quando uma pessoa torce contra você, é nesse momento que reconhecemos o nosso poder de vencer, de conquistar o que queremos; e quando o outro também nos incentiva, é ainda melhor, pois somos levados a reconhecer nosso potencial de conquistar expressivos resultados. Portanto, é preciso que cada um entenda que a nossa força só terá sentindo com a presença do outro. Por isso gosto da frase do Ilustre psicólogo Roberto Crema: “ninguém transforma ninguém, ninguém transforma sozinho, transformamos no encontro”. 

Alessandro Dvoranen (Bob).
Crédito: Orkutorcida.
Qual deve ser o papel do Líder/Capitão no seu time? 
Incentivar e acreditar nas pessoas que ele comanda. Fazer com que as pessoas expressem o seu potencial. Mas, para isso, o líder deve acreditar primeiro nele mesmo, compreender a capacidade que o ser humano tem de vencer para que possa levantar o seu liderado com brilho. Se ele não acredita em conquistas, não acredita nele mesmo, o fracasso será certo. Líderes humildes, pacientes e que têm fé, coragem e perseverança na vida são os melhores seres humanos que conheço. Fazer as pessoas felizes e fazer com que se sintam melhores é uma atitude sábia de todo líder e qualquer ser humano. 

Montes Claros Vôlei.
Crédito: Orkutorcida.
Quais são as dicas que você dá para que o ambiente de trabalho seja o mais agradável aos profissionais? 
Primeiramente, todo ambiente onde a arrogância e a falta de humildade principalmente dos líderes prevalecem tende a ser “horroroso”, é assim que eu costumo dizer. Por isso, é fundamental que prevaleça um ambiente de harmonia, começando pelas pessoas que lideram uma equipe. Eu sempre digo que a equipe é a cara do seu líder. Pessoas que lideram pela humildade e amor provocam um ambiente agradável de alegria e muito sucesso. 


Lucas Gil.
Crédito: Orkutorcida.
Tanto no esporte quanto na vida, às vezes é difícil conseguir se motivar após uma sequência de planos que deu errado e/ou uma falta de incentivo. Você tem algum segredo para que essas pessoas consigam dar a volta por cima e poderia nos contar? 
Sim, com certeza! E falo isso até mesmo pela minha experiência de vida. Quando eventos sucessivos dão errado é preciso parar imediatamente e fazer uma análise sobre isso. Não dá para continuar sem avaliar os acontecimentos ocorridos anteriormente. Com certeza, está faltando sentimentos bons, pensamentos bons e a tão preciosa FÉ para conquistar os resultados esperados. Eu costumo dizer que se a pessoa não abrir o coração para a vida, a vontade de vencer passa a não ter sentido e, quando as coisas começam a dar errado, começa a culpar os outros pelos fracassos. Por isso, é preciso parar para refletir. Nada de seguir com os planos sem avaliar os acontecimentos. Você irá sentir que as coisas não estão dando certo, isso é óbvio, mas não reclame, isso pode paralisar qualquer pessoa. ATITUDE é a palavra chave para seguir em frente. 

Everaldo, Bob e Wanderson.
Crédito: Orkutorcida.
Apesar de você não ter experiência na área esportiva, o caminho para se obter sucesso tanto no Ambiente Empresarial quanto no Meio Esportivo são os mesmos?
Eu diria que não só no ambiente empresarial e no meio esportivo. Em tudo na vida, existe a essência humana que é FAZER TUDO COM AMOR. Em qualquer situação, o ser humano precisa se dedicar e se comprometer com os resultados. Esse sentimento tão sublime está presente em todas as situações e faz muita diferença na hora das conquistas, porque se existe realmente o verdadeiro AMOR pelo que se faz, a vontade, a fé, a perseverança, a dedicação e o comprometimento estarão presentes para comemorar grandes conquistas. Amor aliado ao treinamento possibilita que o ser humano busque as suas conquistas e seja cada vez melhor. É preciso ressaltar que, quando as pessoas colocam o dinheiro na frente dos objetivos, seja no Ambiente Empresarial ou no Esporte, as coisas podem até dar certo, mas não por muito tempo. A pessoa irá começar a sentir um vazio, a falta de algo, e é justamente a falta de amor no resultado final. 

Ivana, deixamos um espaço aqui para que você possa dar as últimas dicas não só para que atletas esportivos possam melhorar sua performance, mas também para que qualquer profissional consiga se destacar dentro da sua empresa. 
Ótimo! A melhor dica que deixo aqui registrado para todos é que saibam lutar pelos seus objetivos. Como? Primeiro, nenhum ser humano se torna melhor sem a presença de DEUS! Tudo, tudo mesmo que for dedicado ao Pai e for abençoado por Ele, se for o melhor para você, com certeza a conquista virá. Falo isso, porque, diante das minhas experiências profissional e pessoal, as coisas só deram certas quando foram abençoadas por Deus. E, quando não dava, eu parava, como disse anteriormente, refletia e mesmo assim, AGRADECIA a Deus. Sabia que Ele tinha um caminho melhor para mim. Segundo, desejar realmente aquela conquista. Lutar, acreditar e não desistir jamais! Tenham atitude, tirem o pé do chão, vão à luta! Penso que a presença de Deus se faz muito presente quando não temos dúvida dos resultados. Outra dica importante, AGRADEÇA sempre a vida, as pessoas, as coisas boas que acontecem e até mesmo os problemas. A gratidão é importantíssima, pois nos torna mais humildes e humanos. Para finalizar, como disse anteriormente, façam tudo com AMOR, com verdadeiro AMOR. Não compliquem a vida. Temos vivido tempos difíceis, mas esse sentimento tão sublime tem feito a diferença na vida das pessoas. É aí que Deus se faz mais presente. SEJAM FELIZES! LUTEM PELA FELICIDADE DE VOCÊS! AGRADEÇAM A DEUS POR TUDO E COMEMORE GRANDES CONQUISTAS. AFINAL, NASCEMOS PARA VENCER! PENSEM NISSO. Abraço carinhoso e com muito amor para todos vocês!

Nenhum comentário:

Postar um comentário