segunda-feira, 4 de novembro de 2013

Em Seis Rodadas, a Superliga Masculina 2013-2014 tem Menos Jogos Transmitidos com Relação à Anterior


Passadas seis rodadas na Superliga Masculina 2013-2014, o número de partidas transmitidas pelo SporTV permanece sendo o mesmo da Superliga anterior, mas esta contou com dois jogos a mais, transmitidos pelo Esporte Interativo entre as seis primeiras rodadas do campeonato. Apesar da média de tempo por jogo ter reduzido de 2 horas e 2 minutos para 1 hora e 30 minutos, a nova regra de 21 pontos não resultou em mais transmissões de jogos de vôlei na televisão brasileira.


Quando foi anunciada pela CBV que os campeonatos brasileiros em 2013-2014 teriam sets de 21 pontos em vez de 25, logo quase todos os torcedores, jogadores, técnicos e outros envolvidos no vôlei se manifestaram de maneira contrária à imposição. Um dos argumentos utilizados é que o esporte perderia a emoção que cada jogo é capaz de trazer. No entanto, a regra permanece "em teste" no Brasil.

A justificativa mais utilizada na defesa dos 21 pontos, exceto pelo tie-break, seria fazer com que mais partidas fossem transmitidas tanto pela TV aberta (Rede Globo) quanto pela fechada (SporTV). Com isso, mais patrocinadores se interessariam pelo esporte, que vem tendo dificuldades de ser reconhecido no Brasil, haja vista o fim de várias equipes por falta de incentivo. No entanto, já se passaram seis rodadas na Superliga e menos jogos foram emitidos com relação ao ano passado, onde 10 partidas haviam sido transmitidas pelo SporTV, duas pelo Esporte Interativo (E. I.) e nenhuma pela Rede Globo. Este ano são apenas 10 do SporTV.

Em 2012-2013, o E. I. possuía a autorização de transmitir alguns jogos. Com isso, no período citado o canal colocou em sua grade de programação duas partidas da Superliga. Nesta temporada, a emissora foi proibida de transmitir confrontos da competição. Os direitos de imagem são da Rede Globo, que ainda não divulgou nenhuma partida no campeonato desta temporada.

Nesse cenário, o fato da média de duração por jogo ter caído de 2 horas e 2 minutos para 1 hora e 30 minutos não fez com que mais partidas fossem transmitidas. Assim, a proposta inicial de fazer com que o vôlei fosse mais reconhecido ainda não foi alcançada e a insatisfação com a regra continua. A nós, acompanhantes do esporte, resta saber se essa regra veio para ficar ou se está sendo mesmo apenas um "teste" que vem sendo reprovado. Aguardemos.

Um comentário:

  1. Fernanda Andrade05 novembro, 2013

    Concordo com vocês ! Espero que na proxima temporada nosso set de 25 volte !!! Se a GLOBO e afins nao querem transmitir que deem a oportunidade pra quem quiser. #21pontosnao

    ResponderExcluir