terça-feira, 12 de abril de 2016

Resultados da Análise da Temporada 2015-2016 do Montes Claros Vôlei e Orkutorcida

Depois de 84 torcedores participarem da nossa pesquisa de opinião que avaliou a temporada 2015-2016 do Montes Claros Vôlei e da Orkutorcida, chegou o momento de divulgar os resultados.

Resultados da Análise da Temporada 2015-2016 do Montes Claros Vôlei e Orkutorcida. Montagem: Orkutorcida.
Ter o feedback daqueles que acompanharam toda a trajetória do time e da torcida é de fundamental importância para o crescimento do projeto montes-clarense. É necessário colocar na balança tudo que aconteceu no ano e perceber o que precisa de melhorias.

Seguindo o protocolo de final de temporada, abrimos um questionário que dá voz aos torcedores para que possam avaliar todo o cenário que o Pequi Atômico construiu no período. A seguir podem ser conferidas as respostas.

As três primeiras perguntas foram feitas apenas para conhecermos o perfil do internauta que respondeu ao nosso questionário, ou seja, se ele acompanhou muitas partidas do Montes Claros, se ele assiste a outros jogos de vôlei além do MOC e se costuma praticar o esporte. Com isso foi possível saber se os nossos investigados conheciam o voleibol mais a fundo ou não. Em análise, 85,7% informaram que acompanharam quase sempre ou todas as vezes os jogos do Montes Claros na temporada, 78,6% que assistem a partidas de vôlei no geral e a grande maioria (51,2%) não joga vôlei ou parou de jogar há algum tempo.

Figura 01: "com que frequência acompanhou as partidas do MOC na temporada?". Fonte: Orkutorcida.

Figura 02: "com que frequência assiste a partidas de vôlei de quadra no geral?". Fonte: Orkutorcida.

Figura 03: "com que frequência joga vôlei?". Fonte: Orkutorcida.
Em seguida foi solicitado que o pesquisado informasse a rede social que mais costuma acessar para que pudéssemos tomar conhecimento de onde vem o nosso maior público. O facebook, com 82,9%, ainda lidera com ampla diferença sobre o twitter (8,5%) e instagram (7,3%). De fato isso foi comprovado por nós durante a temporada. A interação com a torcida nesse veículo de informação chamou a atenção dos acompanhantes do esporte e fez toda a diferença na divulgação do time.

Figura 04: "qual a rede social que você mais acessa?". Fonte: Orkutorcida.
Entre as principais notícias que marcaram a temporada, a que mais agradou a torcida, com 42,2%, foi a de o Montes Claros ter feito história na Superliga ao ter vencido todos os times da competição, um marco inédito. O acontecimento ganhou foco porque mostrou que o projeto está no caminho certo e tem apresentado evolução com o passar dos anos. Aliada a isso, a segunda notícia preferida também teve uma votação considerável, já que para 30,1% dos internautas o MOC ter vencido os celestes em território adversário, o que não acontecia desde 2011, foi a melhor manchete.

Figura 05: "qual foi a melhor notícia da temporada?". Montagem: Orkutorcida.
Apesar de várias notícias boas, também houve aqueles azares que marcaram a temporada 2015-2016. Dos quatro que selecionamos, a torcida se dividiu entre todos. Isso pode ser justificado pelo nível de surpresa que tiveram esses fatores. Liderando as votações, Marcelinho ter que deixar o time por motivos de saúde foi considerado o pior azar, com 34,9%. Não que Talmo tenha feito um trabalho ruim, mas foi Marcelinho quem havia construído a equipe e era ele quem tinha o domínio sobre o grupo, conhecia melhor as peças e sabia como usá-las no momento de decisão da Superliga. Se ele tivesse ficado na equipe as coisas poderiam ter sido diferentes. Bastante votado também, com 30,1%, veio o azar da eliminação no CALDEIRÃO na Copa Brasil para o Voleisul, derrota que foi bastante amarga para a torcida e para o time e o MOC mais uma vez não teve sorte de prosseguir nessa competição.

Figura 06: "qual foi o pior azar da temporada?". Fonte: Orkutorcida.
Entre as partidas que mais incendiaram o nosso CALDEIRÃO durante a temporada, aquela entre Montes Claros e Minas, que terminou na vitória no tie-break para o Pequi Atômico, foi eleita a melhor, com 47%. Essa partida foi histórica tanto pelo quinto set eletrizante, que só terminou no 21x19, quanto pelo marco alcançado pelo time norte-mineiro, que só precisava vencer o Minas para fechar o leque de vitórias contra todas as equipes da competição.

Figura 07: "qual foi o melhor jogo do MOC na temporada?". Fonte: Orkutorcida.
Entre as atitudes acertadas em 2015-2016, as diversas promoções feitas para que os torcedores pudessem comparecer às partidas no ginásio Tancredo Neves agradaram e foi a resposta mais assinalada pelos investigados, com 43,4%. Outro acerto que agradou bastante os torcedores (37,3%) foi o fato dE a gestão do projeto ter investido em um time de média de idade mais jovem.

Figura 08: "qual foi o melhor acerto da temporada?". Fonte: Orkutorcida.
Com tudo que a torcida viu e com tudo que a torcida ainda almeja alcançar, perguntamos no nosso questionário sobre qual seria a notícia dos sonhos para a temporada 2016-2017. Uma maioria absoluta (57,8%) gostaria de ver o Montes Claros campeão da Superliga. Porém, é importante destacar que muitos torcedores desejam que a base da equipe renove por mais um ano (22,9%), o que nunca aconteceu em todos os anos de projeto do Pequi Atômico em virtude da verba curta e falta de mais patrocinadores.

Figura 09: "qual seria a sua notícia dos sonhos para a temporada 2016-2017?". Fonte: Orkutorcida.
E em uma das perguntas mais interessantes do questionário, a qual relata sobre os atletas que a torcida mais gostaria que renovassem com a equipe, foi interessante o cenário apresentado. André Nascimento foi preferido como renovação, por mais de 80% dos investigados, uma aceitação bastante considerável. Em seguida veio o central Rafael Martins, com quase e impressionantes 70% da preferência. Kadu (67,5%), Bob (66,3%), Índio (57,8%) e Gian (54,2%) foram os outros atletas que se destacaram nas respostas dos internautas.

Figura 10: "qual(is) o(s) jogador(s) que você gostaria que renovasse(m) com o Montes Claros para 2016-2017?".
Fonte: Orkutorcida.
Entre as sugestões de atletas a serem contratados, houve diversos nomes, sendo os mais citados os seguintes:
- Aracaju (Sesi-SP);
- Dante;
- Diogo (São José);
- João Rafael (Itália);
- Lorena (São José);
- Marlon (Bento Vôlei);
- Reffatti (Bento Vôlei);
- Ricardinho (Maringá);
- Rivaldo (Bento Vôlei);
- Rodriguinho (São José);
- Sandro (Canoas Vôlei);
- Thiago Alves (Sesi-SP);
- Tiago Brendle (Campinas);
- Vini (Campinas);
- Wallace (Campinas).

Das entrevistas que fizemos durante a temporada, no nosso quadro "Papo na Rede", a que foi eleita a melhor, para 53,4% dos internautas, foi aquela com o nosso campeão olímpico André Nascimento. Em seguida veio a entrevista especial de Natal com o nosso levantador Índio (16,4%).

Figura 11: "qual foi o melhor Papo na Rede da temporada?". Fonte: Orkutorcida.
Dos destaques da Orkutorcida na competição, a movimentação nas redes sociais foi a que chamou mais atenção, para 52,7% dos investigados. Em segundo, com 29,7%, veio a realização do 4º Troféu Orkutorcida, evento que premiou os melhores atletas do MOC na visão dos torcedores. Na verdade, essas duas respostas estão de certa forma interligadas, uma vez que um dos quadros que mais movimenta o nosso blog, facebook e instagram é o "MVP da Torcida", o qual elege o melhor atleta do MOC em cada partida assistida pelos torcedores. Ao final, após a realização dessas enquetes, as premiações simbólicas são contabilizadas e os que mais se destacaram são homenageados no 4º Troféu Orkutorcida. Outro motivo que pode ter destacado a movimentação nas redes sociais é o ponto a ponto em TODAS as partidas do Montes Claros na temporada, um feito que atraiu mais torcedores para o time e que trouxe bastante audiência ao nosso facebook.

Figura 12: "qual foi o principal destaque da Orkutorcida na temporada?". Fonte: Orkutorcida.
Quando pedimos sugestões e críticas sobre o nosso trabalho em 2015-2016, recebemos algumas parabenizações, e agradecemos de coração pelo reconhecimento; recebemos também algumas sugestões que com certeza iremos analisar para as próximas vezes. Gostamos muito de receber críticas construtivas, discutir cada uma internamente e tentar ainda mais promover o melhor para a torcida mais apaixonada do Brasil!

Com relação ao crescimento do projeto de vôlei do Montes Claros comparado à temporada passada, a maioria (55,4%) considerou que deu um bom salto, mas ainda tem muito que evoluir. 40,5% responderam que melhorou muito e todos os organizadores estão de parabéns pela evolução.

Figura 13: "analisando a equipe e a organização do Montes Claros Vôlei na temporada, qual seria a sua opinião comparada à
do ano passado?". Fonte: Orkutorcida.
Para sugestões à gestão do projeto do Montes Claros Vôlei, as principais foram as seguintes, na íntegra:
- Criação do mascote sócio torcedor;
- É necessário ter um carinho maior com a torcida, pois investimentos em marketing atrai público e fideliza os torcedores. Investir em mascote, apresentações durante os jogos e batecos são coisas que fazem a diferença. Além disso, seria bacana ter mais viagens pra mostrar pra valer a força da torcida montes-clarense;
- Pra mim o principal seria não mudar muito o elenco para a próxima temporada. O sada por exemplo é um time que há anos possui praticamente o mesmo time e comissão técnica. Assim seria muito mais fácil conseguir entrosamento, o técnico conhecer as principais armas dos jogadores e identificar melhor os erros da equipe, para que assim seja possível corrigi-los;
- Deveria estar mais abertos a sugestões e dar mais valor a torcida que apoia o projeto incondicionalmente;
- Preço dos alimentos e bebidas é um absurdo os valores cobrados e foi vergonhoso nas últimas partidas terem que anunciar os valores porque estavam cobrando a mais da torcida. Outro problema é a limpeza dos assentos, ou melhor a falta dela. A melhor torcida do Brasil merece o melhor!!;
- É preciso contratar e preparar os atletas para suportar a pressão de vestir a camisa do Moc, q não é fácil. O apoio de um profissinal da área da psicologia também podeira contribuir. Não que os atuais não sejam, mas é preciso alguns atletas mais vibrantes e chamem o jogo pra si nos momentos de dificuldade.

Então é isso, torcida. O balanço da temporada 2015-2016 foi feito com sucesso e os resultados puderam ser conferidos aqui no blog. Nós priorizamos essa "voz do torcedor" porque é muito importante que todos apresentem sugestões e críticas construtivas. O papel da Orkutorcida é somente levar essas informações da melhor forma possível aos dirigentes e juntos possamos fazer o projeto de vôlei de Montes Claros se tornar ainda maior. Ninguém cresce sozinho, crescemos no conjunto. Muito obrigado a todos que participaram e parabéns à equipe e torcida pela brilhante temporada. Quem 2016-2017 seja ainda melhor! #GOMOC.

Nenhum comentário:

Postar um comentário