quarta-feira, 9 de setembro de 2015

A Superliga Masculina 2015-2016, com Algumas Modificações, Já Tem Data de Início para o Montes Claros

Após reunião entre clubes e dirigentes da Confederação Brasileira de Voleibol (CBV), a entidade atendeu a algumas exigências dos times e a Superliga Masculina ganhou algumas modificações. Além disso, com a tabela de jogos em fase final de formulação, Montes Claros já tem a data para estrear na competição: 8 de novembro, no ginásio Tancredo Neves, contra a forte equipe do Taubaté.

Os times, as mudanças e o primeiro jogo do MOC na Superliga Masculina de Vôlei 2015-2016. Montagem: Orkutorcida.
Não é um assunto novo que a Superliga Brasileira de Vôlei, apesar de ter um alto nível, vinha apresentando algumas falhas que incomodavam tanto as equipes quanto os torcedores. Porém, após união entre os clubes na tentativa de conseguir melhorias da Confederação Brasileira de Voleibol, boas modificações na organização da Superliga Masculina foram garantidas pela CBV.

Os times que participarão da competição 2015-2016 já foram definidos, sendo quatro times mineiros: Montes Claros, Sada/Cruzeiro, Minas e UFJF; quatro times paulistas: Sesi-SP, Funvic/Taubaté, Vôlei Brasil Kirin e São José dos Campos; três gaúchos: Vôlei Canoas, Voleisul/Paquetá Esportes e Bento Vôlei/Isabela; e um time paranense: Copel Telecom/Maringá Vôlei. A estreia do Pequi Atômico será logo de cara contra uma pedreira: o Funvic/Taubaté. A partida ocorre no dia 8 de novembro (domingo), no nosso CALDEIRÃO. A tabela de jogos completa passa por ajustes finais e em breve será divulgada.

Além da definição das equipes participantes, em nota oficial no site da Confederação Brasileira de Voleibol foi divulgada a seguinte informação: "em um modelo inédito, a CBV viabilizará financeiramente a logística de viagens dos times visitantes, incluindo passagens aéreas, hospedagem e traslados terrestres, além de custear arbitragem e fornecer bolas para a competição. A CBV receberá em troca propriedades para comercialização: postes, redes e cadeiras de árbitros". Esse importante benefício aos clubes brasileiros foi conquistado após as exigências solicitadas a partir da união entre os times, que se sentiram no direito de conseguir tais benefícios. Apesar de terem sido solicitadas outras alterações, nem todas foram atendidas. Como exemplo, a final da Superliga permanece sendo em um único jogo e acontece no dia 10 de abril de 2016 em vez de uma melhor de três, com o último jogo no dia 24 de abril.

Mini Buzina Folião.
Outro aspecto importante que deve ser destacado é a mudança de atletas escalados para a partida, que passou de 12 para 14, sendo obrigatória a escalação de dois líberos. Na visão do gestor do Montes Claros Vôlei, Andrey Souza, essa mudança dará mais opções ao técnico, elevando o nível tático da partida e evitando desfalques em posições cruciais para a equipe caso algum jogador sofra uma lesão durante o confronto.

Por fim, uma boa notícia para a torcida é que os instrumentos de percussão serão liberados nos jogos. Essa é mais uma forma de incentivar os torcedores a fazerem mais barulho nos ginásios em apoio aos seus times, podendo surgir bons espetáculos nas partidas.

Mesmo que nem todas as solicitações tenham sido conquistadas, o avanço na organização para a próxima Superliga Masculina de Vôlei é claro. A expectativa é que os times consigam ter uma performance melhor em quadra e o nível dos duelos consequentemente se eleve. Ainda falta pouco menos de dois meses para a estreia do MOC, mas a ansiedade já existe. Que seja mais uma boa temporada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário