sexta-feira, 28 de abril de 2017

Resultados da Análise da Torcida Montes-Clarense Sobre a Temporada 2016-2017

Uma amostra de 54 torcedores do Montes Claros mostrou sua opinião no nosso questionário sobre a temporada 2016-2017 do Montes Claros Vôlei e da Orkutorcida e agora divulgamos os resultados.

Opinião da torcida de Montes Claros acerca da temporada 2016-2017. Montage: Orkutorcida.

Do Perfil dos Entrevistados
Desta vez os nossos respondentes foram, em sua grande maioria, considerados fanáticos pelo esporte, já que mais de 90% afirmaram ter assistido não só a quase todos ou todos os jogos do MOC na temporada, mas a partidas de outros times também, conforme Gráficos 1 e 2.

Gráfico 1: "com que frequência assiste a partidas de vôlei de quadra no geral?". Fonte: Orkutorcida.
Gráfico 2: "com que frequência acompanhou as partidas do MOC na temporada?". Fonte: Orkutorcida.
É importante destacar que, na nossa pesquisa do ano passado, cerca de 20% dos entrevistados praticavam vôlei pelo menos uma vez na semana. Desta vez, esse número subiu para 77%, um aumento considerável que mostra que os torcedores montes-clarenses não vêm apenas acompanhando o time, mas procurando também praticar o esporte na cidade (Gráfico 3), inclusive a Orkutorcida, que retornou às quadras em 2016-2017, nas peladas de vôlei.

Gráfico 3: "com que frequência joga vôlei?". Fonte: Orkutorcida.
Sobre as redes sociais, o facebook continua sendo a mais acessada pelos internautas, mas é importante destacar que o houve uma diminuição no percentual ao passo que o número de pessoas que preferem o instagram aumentou de 7,3% (2015-2016) para 16,7% (2016-2017). Isso pode ser justificado pelo fato de a Orkutorcida ter aumentado o número de postagens nessa mídia social, procurando expandir o alcance, o que funcionou, em acordo com os resultados divulgados no Gráfico 4.

Gráfico 4: "qual a rede social que você mais acessa?". Fonte: Orkutorcida.

Do Montes Claros Vôlei

Entre as melhores notícias da temporada, a preferida pela maioria dos entrevistados (42,6%) foi sobre Montes Claros ter sido definida como a cidade sede do Sul-Americano de Clubes 2017. Porém, é preciso destacar que o terceiro lugar no primeiro turno e o recorde de público de 7.000 pessoas na Superliga também foram bem votadas pelos torcedores, com 29,6 e 22,2%, respectivamente, cenário ilustrado no Gráfico 5.

Gráfico 5: "qual foi a melhor notícia da temporada?". Fonte: Orkutorcida.
Em contrapartida, as maiores frustrações da temporada, na opinião de grande parte da torcida, foram aquelas sobre a eliminação novamente nas quartas de final da Superliga (33%) e a eliminação na semifinal do Sul-Americano de Clubes (29%). As outras três alternativas também foram escolhidas por alguns torcedores, o que mostra um quadro mais amplo de inconformidade entre os acompanhantes desse período com relação ao que foi assistido. Acompanhe Gráfico 6.

Gráfico 6: "qual foi a pior notícia da temporada?". Fonte: Orkutorcida.
Interessante observar que, entre os melhores jogos do MOC na temporada, o maior eleito pela torcida foi aquele contra o Vôlei Brasil Kirin no primeiro turno da competição, um jogo que incendiou o ginásio e terminou em 3x1 para o nosso time, em grande atuação do nosso oposto Luan e do líbero Gian. Porém, é importante destacar que, apesar de a eliminação na semifinal do Sul-Americano ter sido considerada a segunda notícia mais frustrante para os investigados, com 29%, esta partida empatou com aquela da vitória do MOC sobre o Taubaté em São Paulo, pelo mesmo placar, no primeiro turno da Superliga, como um dos melhores jogos da temporada (29,6%), conforme apontado no Gráfico 7. Isso pode se justificar pelo fato de que o Montes Claros perdia para o Bolívar por 2x0 e levou ao tie-break, o que incendiou o CALDEIRÃO e trouxe esperanças de uma final no campeonato, mas que parou no quinto set.

Gráfico 7: "qual foi o melhor jogo do MOC na temporada?". Fonte: Orkutorcida.
Contudo, foi consenso entre mais da metade dos respondentes (51,9%) que o segundo jogo dos playoffs da Superliga, contra o Vôlei Brasil Kirin, o qual terminou em 3x0 para os paulistas, foi o pior entre todos os transmitidos e/ou assistidos pela torcida na temporada. Em seguida veio a disputa do terceiro lugar, contra o UPCN, no Sul-Americano, com 24,1%. Confira o Gráfico 8.

Gráfico 8: "qual foi o pior jogo do MOC na temporada?". Fonte: Orkutorcida.
Selecionamos alguns destaques do MOC na temporada e a maioria da torcida elegeu o Sul-Americano em Montes Claros como o maior acerto da gestão, com 56%. Precisamos concordar com o resultado e dizer que a competição foi um marco pra qualquer torcedor de vôlei. Não teve preço poder acompanhar uma competição desse nível em Montes Claros, acompanhando os jogos de outras equipes além do nosso time. Inesquecível. Outro acerto ressaltado pela torcida foi a contratação do oposto Luan (26%), que se tornou o melhor jogador da equipe em 2016-2017 na visão dos torcedores devido ao seu estilo único dentro de quadra. Acompanhe o Gráfico 9.

Gráfico 9: "qual foi o maior acerto da temporada?". Fonte: Orkutorcida.
Selecionamos também alguns notícias dos sonhos da torcida para a próxima temporada e ser campeão da Superliga continua sendo o maior de todos (Gráfico 10). Quem sabe um dia se concretize (risos).

Gráfico 10: "qual seria a sua notícia dos sonhos para a temporada 2016-2017". Fonte: Orkutorcida.
E sobre um aspecto que até nós ficamos curiosos em saber é com relação a quais jogadores a torcida gostaria que a gestão renovasse para a próxima temporada. Uma maioria considerável votou em Luan (87%) e Murilo Radke (77,8%) como as principais escolhas. Em seguida, com boa votação, vieram Gian (68,5%), Jonatas (66,7%) e Robinho (64,8%). As porcentagens de todos os jogadores estão no Gráfico 11.

Gráfico 11: "qual(is) os jogador(es) você gostaria que renovasse(m) com o Montes Claros?[...]". Fonte: Orkutorcida.
Da mesma forma perguntamos sobre a comissão técnica. O único soberano nas votações foi o fisioterapeuta Jomar. Depois vieram o preparador físico Gabriel Azzi, com 44%; o auxiliar Leandro Dutra e o estatístico Deividy, com 38% cada; e, por fim, o técnico Marcelinho, com 28%. Veja o Gráfico 12.

Gráfico 12: "e da comissão técnica?". Fonte: Orkutorcida.
Também deixamos um espaço para que a torcida mandasse sugestões de contratações para a próxima temporada, conforme imagem das respostas na íntegra a seguir:

Sugestões da torcida de contratações para a temporada 2017-2018 do Montes Claros. Fonte: Orkutorcida.
Com relação ao time em si e à organização, a maior parte da torcida acredita que melhorou muito se comparada à temporada anterior, mas que ainda tem que evoluir (Gráfico 13).

Gráfico 13: "analisando a equipe e a organização do Montes Claros Vôlei na temporada...". Fonte: Orkutorcida.
Também deixamos o espaço para críticas e sugestões à gestão do MOC na temporada. Confira abaixo as respostas na íntegra:

Críticas da torcida sobre 2016-2017 e sugestões para a próxima temporada do Montes Claros. Fonte: Orkutorcida.

Da Orkutorcida

Sobre as entrevistas feitas pela Orkutorcida, o Papo na Rede com Luan foi eleito o melhor, com 48,1%. E sobre os destaques do grupo organizado na temporada, o Troféu aumentou a porcentagem em comparação ao ano passado, que era de 29,7% de aceitação. Agora o evento exclusivo da Orkutorcida foi escolhido por 45,3% dos internautas. O Bolão também aumentou o percentual no comparativo ao ano passado: de 12,2 para 20,8%. Acreditamos que esses destaques foram os principais escolhidos devido ao fato de termos alcançado o 5º Troféu Orkutorcida e o termos realizado com sucesso novamente, o que consideramos um marco, e ao fato do Bolão ter contado com maiores premiações e participantes para esta temporada. Isso tudo não seria possível se não fosse justamente pelo segundo destaque mencionado no questionário: a movimentação nas nossas redes sociais (30,2%). As análises referenciadas estão nos Gráficos 14 e 15.

Gráfico 14: "qual foi o melhor Papo na Rede da temporada?". Fonte: Orkutorcida
Gráfico 15: "qual foi o principal destaque da Orkutorcida na temporada?". Fonte: Orkutorcida.
Deixamos o espaço para que os torcedores falassem sobre o trabalho da Orkutorcida na temporada. As respostas na íntegra estão abaixo:

Críticas e sugestões à Orkutorcida com relação à temporada 2016-2017. Fonte: Orkutorcida.

A conclusão é de que o perfil dos nossos respondentes foi considerado fanático, já que acompanharam praticamente todos os jogos do time e de outros clubes e jogam vôlei pelo menos uma vez na semana. Entre alegrias e frustrações, 2016-2017 contou com um ótimo balanço, principalmente na primeira metade da temporada, mas o Sul-Americano, em 2017, foi o que mais agradou a torcida, apesar do amargo quarto lugar. Além disso, ficou a consciência de que tudo poderia ter sido melhor. A gestão do MOC deve se atentar aos comentários colocados no nosso questionário, uma vez que todos se mostraram pertinentes e por isso resolvemos expô-los na íntegra.

Nós da Orkutorcida não poderíamos deixar de agradecer pelos elogios colocados para nós e ressaltar que sempre procuramos fazer o nosso melhor. Mesmo sendo um grupo organizado e carregando o peso de levantar uma torcida fanática e que está por dentro de tudo o que diz respeito ao Montes Claros, nós não deixamos de ser o torcedor que vive as emoções de uma temporada acompanhando o time da nossa cidade. Agradecemos por mais essa. O futuro nós não sabemos o que nos reserva desta vez, mas já ansiamos por ele. Até a próxima, pessoal!

Nenhum comentário:

Postar um comentário