sábado, 21 de maio de 2011

"PAPO NA REDE" COM PIÁ


A ORKUTORCIDA dessa vez entrevistou nosso ex-ponteiro Piá. No “Papo na Rede” ele nos conta sobre a experiência aprendida nas competições disputadas, qual carreira seguiria se não fosse jogador de vôlei, manda um recado pra torcida e muito mais, acompanhe...


Como foi sua adaptação em um novo país após a saída do time e da cidade de Montes Claros?
Foi experiência de vida muito boa, profissionalmente foi uma experiência muito válida, mas Brasil é Brasil e sinto muito falta do calor do povo brasileiro, isso que me fez querer voltar.


Teve algum motivo especial para ter deixado o time Panasonic? Como aconteceu a transferência para a Itália? 

Não teve nenhum motivo, não tive uma boa adaptação quanto ao time e à língua japonesa, mas foi muito tranquila minha saída e em comum acordo, já que não estava contente morando no Japão. Então, recebi uma proposta de um dos maiores times da Itália e resolvi aceitar por se tratar de uma forte equipe. Deixei muitos amigos no Japão e quem sabe um dia eu possa voltar a jogar lá. Até recebi uma proposta para voltar, mas queria muito ficar no Brasil.

Você já jogou no Brasil, Japão e Itália. Você poderia fazer uma pequena análise comparativa sobre o nível das ligas desses três países?


Brasil e Itália têm duas ligas muito parecidas. No Japão já é mais diferente, porque a defesa é o ponto mais forte do campeonato. Mas a competição nos três países é muito forte e me fez aprender muito.




Você sempre fez questão de se lembrar da torcida em suas entrevistas, agora chegou o momento de reencontrá-la no "CALDEIRÃO", mas agora jogando contra. Qual a sua expectativa?
A expectativa de reencontrar pessoas que você gosta e que me trataram tão bem é sempre muito boa. Espero ouvir novamente essa torcida gritando meu nome pelo menos no começo do jogo ou no alongamento, porque já vai ser muito bom. Eu sei que esse “caldeirão” é como eu e no calor do jogo algumas pessoas que fazem parte dele com certeza irão brigar comigo.


Sabemos que você foi sondado pela Diretoria do Montes Claros sobre seu retorno ao time. Você acabou de fechar com o time de Araçatuba? Por que as negociações com o Montes Claros não continuaram?

Fechei sim com Araçatuba, pois as negociações com Montes Claros não estavam boas para ambos os lados. Reconheço o esforço da diretoria em me ter novamente no time, mas infelizmente a equipe estava sem patrocínio e o tempo de negociação estava curto e, já que tive uma proposta muito boa de Araçatuba, a qual está montando uma grande equipe, resolvi aceitar.

Como você vê a formação de times com investimentos muito elevados para a próxima temporada, como é o caso do RJX, Cimed/Sky e Sesi-SP? Não poderia restringir a disputa do título a poucos clubes, diferentemente do que aconteceu nas duas últimas edições da superliga, que foram muito disputadas?
Essas equipes com muito dinheiro já vêm sendo montadas há muito tempo e não quer dizer que vai sair destas o time campeão, mas sim que serão grandes equipes e candidatas ao titulo. Eu vejo com bons olhos essas formações, pois são mais investidores entrando no voleibol e isso só tende a valorizar o esporte.
 
Tal qual ocorreu em sua primeira participação na superliga (2009/2010), o Montes Claros não possui um grande investimento para a próxima temporada (2011/2012). Em sua opinião, qual o caminho para que o time consiga alcançar o feito de 2009/2010 diante dos “supertimes” que estão sendo montados?

 
O caminho seria repetir os valores do nosso time (2009/2010), onde se tinha Garra, União, Determinação e o mais importante de tudo: Vontade de Vencer! Mas hoje em dia, aquele time já não é mais barato, porque todos cresceram e aumentaram seus salários. Assim, a cada ano que passa, fica mais difícil fazer um time competitivo com pouco investimento.




Quem sai na frente como favorito ao título da superliga 2011/2012?
O Vôlei Futuro, não posso falar outro time a não ser o meu, mas vejo vários candidatos ao título, pois não tenho como não colocar como principais o RJX, Cimed/Sky, Sesi-SP e Sada/Cruzeiro.

Deixando o vôlei um pouco de lado, como você aproveita suas férias?

 Aproveito viajando muito, visitando minha família e amigos. Mas gosto mesmo é de ficar no meu sítio com meus familiares e, como sou filho de gaúcho, amo um bom churrasco.

Se não tivesse seguido a carreira de atleta, que profissão seguiria? Conseguiria se sair bem em algum outro esporte?
Na escola sempre joguei de tudo, desde xadrez até futebol. Acho que me sairia bem em outro esporte sim, mas se não fosse atleta, seria arquiteto ou engenheiro civil, porque gosto muito dessa área de construções.

Você ganhou muita experiência no exterior? De que forma jogar outras ligas, morar em outros países contribuiu para seu crescimento pessoal e como atleta? 



Sempre se ganha muita experiência não só no exterior, mas em qualquer time do Brasil. A cada ano que passa, você amadurece mais e cresce como pessoa. Hoje sou muito mais experiente do que há 5 anos e assim vai ser daqui a 5 anos .




Deixamos agora um espaço para o caso de você querer enviar alguma mensagem à torcida e/ou cidade...


Mais uma vez queria agradecer o apoio de todos! Queria agradecer a essa torcida maravilhosa que vou levar sempre comigo, muito obrigado pelo carinho...

Grande Abraço,

Piá.

2 comentários:

  1. quando vim jogar aki em moc ,vamos botar o terror!

    ResponderExcluir
  2. joga muito e ainda tem muito a evoluir. tem raça e vontade de vencer. se tiver melhorado o passe é jogador de nível de seleção brasileira.

    ResponderExcluir