quarta-feira, 12 de março de 2014

O que Esperar do Voleibol Brasileiro após Escândalos com a CBV?

Acusações recentes contra a Confederação Brasileira de Voleibol colocam em xeque a credibilidade da administração do esporte, que vinha sendo mal vista e gerava diversos motivos de insatisfação dos técnicos, torcedores e atletas.

CBV é acusada de corrupção. Montagem: Orkutorcida.

Por que tantos acompanham modalidades esportivas? Por que tantos abdicam de um tempo nas suas vidas para torcer por um time, um atleta ou uma partida? O que ganham com isso? Às vezes nos fazemos perguntas como essas, mas aqui podem estar algumas respostas para tais questionamentos.

O esporte é encarado como um motivo de entretenimento, mas acima de tudo como uma forma que as pessoas têm de se motivar para lutar pelos seus sonhos e acreditarem que são capazes. É uma forma de vibrar e de esquecer dos problemas de uma maneira saudável e divertida. O esporte deve ser encarado como um ambiente de valores como garra, honestidade e humildade. No entanto, quando nos deparamos com notícias envolvendo corrupção no esporte, atletas, torcedores e outros tantos envolvidos têm a sensação de terem sido usados para o benefício covarde dos dirigentes da modalidade, neste caso o vôlei.

Murilo desabafa no twitter sobre os escândalos
envolvendo a CBV.
Escândalos recentes envolvendo a Confederação Brasileira de Voleibol apontam desvios milionários, em torno de R$20.000.000,00. A quantia que deveria ser utilizada em benefício do esporte supostamente teria sido embolsada por comandantes da entidade. Os fatos ainda estão sendo apurados, mas a insatisfação, principalmente dos atletas, tem sido inevitável. Murilo e Gustavo foram os primeiros a se pronunciarem sobre os fatos, sendo que o primeiro até chegou a dizer que estava se contendo para não fazer mais críticas.

Com a notícia, não podemos deixar de lembrar das falhas da Superliga 2013-2014 em termos de organização, que agora parecem fazer sentido e nos fazem questionar se tudo não poderia ter sido diferente. Duas equipes quase acabaram durante a temporada: RJ Vôlei (antigo RJX) e Montes Claros Vôlei. Não se pode culpar totalmente a CBV pelo quase fim desses times, é claro, mas se a visibilidade do esporte no país fosse maior, talvez o voleibol brasileiro não passaria por isso. Está difícil montar uma equipe que consiga se estruturar por mais de 1 ano.

O vôlei é visto como motivo de orgulho para o país devido às suas incansáveis conquistas e histórias de superações. No entanto, as acusações de corrupção da principal entidade administradora do esporte no Brasil pode causar uma desconfiança bastante grande nas próximas competições, principalmente aos patrocinadores. Se a CBV já vinha sendo mal vista por sua administração falha, agora terá que mostrar ainda mais serviço se quiser reconquistar todos os participantes da história desse esporte, desde as equipes até os torcedores. Por enquanto, deve-se esperar para ver quais serão as atitudes para tentar reverter esse cenário. Precisamos de um voleibol mais estruturado e de respeito, e urgente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário