sexta-feira, 24 de abril de 2015

O Técnico Marcelinho Renova com o Montes Claros

Um comentário:
Depois de assumir o lugar do ex-técnico Carlos Schwanke no meio da temporada 2014-2015, o técnico Marcelinho conseguiu atingir os objetivos da equipe para a temporada e acertou a renovação com o Montes Claros Vôlei para 2015-2016. Confiram a nota oficial da assessoria de imprensa do Pequi Atômico sobre a permanência do comandante:

Marcelinho Ramos. Foto: Cid Bruno.
Os planos para a permanência do Montes Claros Vôlei na elite do voleibol brasileiro vão bem, obrigado. A diretoria da equipe anunciou esta semana – tratativas já vinham sendo mantidas desde o fim da temporada - a permanência do técnico Marcelinho Ramos. Peça principal do Montes Claros Vôlei após a saída de Carlos Schwanke, Marcelinho foi responsável direto por retomar os trabalhos e recolocar a cidade no lugar de destaque na Superliga Nacional, entre as oito melhores equipes de voleibol do país, inclusive com recorde de público.

O esforço por manter a equipe entre as melhores valeu à pena. O trabalho do técnico foi, por diversas vezes, reconhecido pelo gestor da equipe, Andrey Souza, e pela crônica esportiva local e nacional. Após a saída de Schwanke, a diretoria agiu rápido e, na mesma semana, anunciou a chegada do novo treinador, no dia 6 de outubro de 2014.

“Avaliamos a temporada e os resultados. Ambas as partes queriam dar prosseguimento ao projeto. Diante disso, confirmamos o contrato com o Marcelinho para a temporada 2015 / 2016”, adianta o gestor Andrey Souza.

Após o término da Superliga, o time também iniciou os trabalhos de renovação dos contratos com os patrocinadores, incluindo o máster. Na última temporada, o Supermercados BH assinou e estampou sua marca no uniforme da equipe, nas peças publicitárias e motivou a ativação de dezenas de ações de marketing durante a temporada. A expectativa da equipe é que as empresas parceiras e outras que quiserem endossar o projeto renovem o compromisso para mais uma temporada, levando o nome da cidade e agregando valor à marca ao esporte que mais cresce país e no mundo.

Mesmo sem ter sido responsável por montar o time na temporada anterior, Marcelinho conseguiu desenvolver seu trabalho na equipe, alcançou as principais metas e deve se destacar ainda mais para o próximo ano, já que estará envolvido diretamente na montagem da equipe que considera ideal para os novos objetivos. Agora, a expectativa é de que um resultado melhor seja alcançado e consequentemente o projeto ganhe ainda mais força no cenário nacional. A temporada 2015-2016 do Montes Claros Vôlei está oficialmente aberta! Que comecem os trabalhos! #GOMOC.

quinta-feira, 9 de abril de 2015

A Torcida se Mostra Tímida, mas a Maioria Aprova o Repasse Financeiro para o Vôlei

15 comentários:
Pedimos a opinião dos torcedores acerca do Repasse Financeiro destinado ao Montes Claros Vôlei e, apesar de apenas 48 internautas terem registrado o seu voto, 79% deles aprovam a verba para o esporte.

Resultado da Enquete do Repasse Financeiro. Fonte e Montagem: Orkutorcida.
O projeto de vôlei de Montes Claros já foi alvo de muita crítica com relação ao Repasse de Verba Pública destinada ao esporte. No primeiro ano do time o valor de R$500.000,00 foi visto com bons olhos e foi o grande responsável por manter o elenco. Porém, na segunda temporada, o valor exorbitante de R$900.000,00 não agradou à maioria, já que deixou de lado outras modalidades esportes, o que gerou protestos e insatisfações. Desde então, falar de Repasse Financeiro em Montes Claros pode ser motivo de grande polêmica.

Pegar quase o valor total de verba pública destinada a investimentos em esporte é desigual, ainda mais em uma cidade como Montes Claros, que já fez nome (e ainda pode fazer) em outros esportes, como o handebol. No entanto, diversos times do país precisam do repasse para se manter em alto nível durante a temporada, e com o Pequi Atômico não é diferente. Mesmo que em 2014-2015 a equipe tenha sobrevivido sem a verba da prefeitura, para que haja o crescimento do projeto é necessário um investimento ainda maior do que o ano anterior. Nesse cenário, a opinião dos torcedores e da população montes-clarense no geral é de extrema importância para verificar se aquela impressão negativa de anos anteriores já foi deixada para trás. A nova gestão do projeto já se mostrou competente e merece a confiança conquistada. O Montes Claros, que até 2014-2015 estava com dificuldade de manter um "bom nome" devido a atrasos salariais dos jogadores e outros empecilhos, conseguiu mudar a visão a partir da última temporada.

Na enquete que disponibilizamos, analisando os votos coletados no facebook e no blog, chegamos a um total de 48 votos. Se analisássemos apenas o blog, 60% dos internautas são a favor do repasse, enquanto no facebook ninguém se mostrou contra. Dessa forma, com base no total, 79% dos internautas concordarem com a verba destinada ao Montes Claros Vôlei, apesar de não ter sido especificada a porcentagem do valor total que deve ser destinada à equipe.

Podemos supor que a torcida esteja mudando a visão do Repasse Financeiro e talvez não tenha mais receio com relação ao tema, mas ainda se mostra tímida para opinar sobre o assunto.

segunda-feira, 6 de abril de 2015

Opine: Você é a Favor ou Contra o Repasse Financeiro para o Montes Claros Vôlei?

Nenhum comentário:
ENQUETE: você é contra ou a favor de Repasse Financeiro para o vôlei?

Aprova ou Desaprova o Repasse Financeiro para o MOC Vôlei?. Imagem: Orkutorcida.
Os trabalhos para a renovação do Montes Claros Vôlei já deram início, mas sabemos que não será uma tarefa fácil montar um time ainda mais competitivo do que vimos na última temporada se o projeto não tiver patrocínios e apoios o suficiente, ainda mais com a atual instabilidade na economia. Nesse cenário, estamos abrindo uma enquete para saber a opinião do torcedor acerca do Repasse Financeiro destinado ao esporte. O Montes Claros conseguiu se manter sem o apoio da prefeitura na temporada 2014-2015, mas poucas equipes no país conseguem o feito.

O Sada/Cruzeiro, o Brasil Kirin e o Canoas são exemplos de equipes que possuem parcerias com as prefeituras locais. Na Superliga B, o vice-campeão Bento Vôlei, que perdeu apenas um jogo em doze disputados e garantiu a vaga na Superliga A, só conseguiu se estruturar devido ao repasse para o projeto. Assim, é interessante que a população montes-clarense, principalmente os acompanhantes do esporte, opinem sobre o tema, pois não deixa de ser uma opção de estruturar ainda melhor o projeto de vôlei para 2015-2016.

CURTA a foto no nosso facebook que mostra a sua opinião e também comente-a. Além disso, VOTE aqui no blog da Orkutorcida. Participe! A enquete se encerra nesta quarta (08/04), às 21h00.

quarta-feira, 1 de abril de 2015

Pesquisa de Opinião Sobre a Temporada 2014-2015 do Montes Claros Vôlei

Nenhum comentário:
Seguindo a nossa rotina de pesquisar a opinião dos torcedores montes-clarenses acerca da temporada do Pequi Atômico, montamos nosso questionário com 13 perguntas a fim de ilustrar o cenário encontrado em 2014-2015, apontando o que foi positivo, o que foi negativo, o que precisa melhorar, etc. 74 internautas participaram da pesquisa, quase o dobro da temporada anterior, onde 40 haviam opinado. Confira a seguir o que o resultado apontou.

Destaques da Temporada 2014-2015 do Montes Claros. Montagem: Orkutorcida.
Antes de dar início às perguntas reais da nossa pesquisa, primeiro selecionamos quatro para conhecer o perfil dos internautas que respondeu ao nosso questionário, procurando saber com que frequência ele acompanhou as partidas do MOC na temporada, assisti a partidas de vôlei no geral e joga vôlei, assim como qual rede social costuma mais acessar. Assim, a maioria soberana dos nossos respondentes foi  de pessoas que acompanharam a fundo a trajetória do nosso time (84%), o esporte (80%) e acessa mais a rede social "facebook" (81%). É importante destacar que o Instagram foi a segunda mais votada, com 15%. Dessa forma, iremos procurar manter o acesso nessa mídia a partir da próxima temporada a fim de aumentar o alcance de torcedores.

Gráfico 01 - Primeira pergunta da pesquisa. Fonte: Orkutorcida.

Gráfico 02 - Segunda pergunta da pesquisa. Fonte: Orkutorcida.

Gráfico 03 - Terceira pergunta da pesquisa. Fonte: Orkutorcida.

Gráfico 04 - Quarta pergunta da pesquisa. Fonte: Orkutorcida.

Gráfico 05 - Quinta pergunta da pesquisa. Fonte: Orkutorcida.
Tivemos boas notícias durante a temporada do Pequi Atômico, mas selecionamos três que foram destaque na nossa opinião, pois estiveram relacionadas diretamente com os objetivos principais do Montes Claros. Entre as candidatas, na visão de 64% dos internautas, a classificação para os playoffs da Superliga foi a grande conquista do MOC em 2014-2015. Isso pode ser justificado pelo fato da equipe ter ficado quatro anos ausente dessa fase da competição. Por isso, os torcedores comemoraram bastante quando o time avançou para as quartas de final, mesmo que tenha sido eliminado pelo Sada/Cruzeiro.

Gráfico 06 - Sexta pergunta da pesquisa. Fonte: Orkutorcida.
Da mesma forma que tivemos boas notícias durante o ano, não pudemos deixar de selecionar grandes percalços que o MOC teve pelo caminho. Dentre as três grandes frustrações da nossa visão, ter sido eliminado precocemente na Copa do Brasil pelo UFJF foi o grande "trauma" de 59% dos torcedores. Mesmo que ter se classificado para esse campeonato tenha sido a meta, a derrota foi bastante amarga em uma partida que foi para o tie-break no CALDEIRÃO e foi marcada pela atuação ruim dos norte-mineiros e arbitragem bastante confusa.

Gráfico 07 - Sétima pergunta da pesquisa. Fonte: Orkutorcida.
Em um fator podemos nos orgulhar: tivemos bons e memoráveis jogos durante a temporada, seja pela atuação vibrante da equipe, pela torcida ou pelos dois quesitos. Dentre as quatro principais partidas que selecionamos, a preferida por 46% dos internautas foi aquela contra o Campinas, na última rodada da Superliga, jogo que ocorreu no CALDEIRÃO, terminou em 3x1 para o MOC e ocasionou a classificação para os playoffs do campeonato. Uma parcela considerável (28%) optou pelo confronto entre Montes Claros e Sada/Cruzeiro, que terminou em 3x1 para os celestes, mas os sets foram todos muito disputados e o ginásio Tancredo Neves marcou o recorde da Superliga 2014-2015, com quase 9.000 torcedores presentes.

A oitava pergunta da nossa pesquisa foi talvez a mais difícil de selecionar as alternativas. A temporada sem dúvida foi de muitos acertos, tanto que a divisão clara nas respostas prova que a equipe está de parabéns pela organização e pelas conquistas. O fato de termos colocado "A contratação do argentino Cristian Poglajen" como uma das opções, e que foi escolhida por 35% dos respondentes (maioria), foi no intuito de apontar uma das grandes surpresas da competição, pois até então poucos (ou ninguém) tinham ouvido falar sobre o atleta e ele foi o titular absoluto da equipe, sendo o único a não ter começado nenhuma partida como reserva, ao lado de Rodriguinho. Mas não podemos desmerecer o desempenho dos outros atletas. Ter trazido Pedrão como "empréstimo" do Sada/Cruzeiro também foi um dos grandes acertos de 2014-2015 e nos equivocamos em não ter colocado essa opção. Porém, é importante destacar ainda o quanto a torcida aprovou a disponibilização de ônibus para acompanhar duas partidas do MOC em Contagem (26%), partidas dentro do ginásio (20%) e a venda de ingressos a 5 reais (16%). Interessante citar que essas foram falhas apontadas no nosso questionário de 2013-2014 e que foram consertadas em 2014-2015. Ponto!

Gráfico 08 - Oitava pergunta da pesquisa. Fonte: Orkutorcida.
Mais uma vez perguntamos qual seria a notícia dos sonhos dos torcedores montes-clarenses para a próxima temporada e, novamente, a maioria (53%) almeja o apoio de mais patrocinadores, sonho maior do que se tornar campeão da Superliga (35%). Apesar de grandes empresas terem apoiado o time no último ano, é necessário um orçamento maior para que a equipe possa contratar jogadores ainda melhores e formar um time mais superior. Na competitividade que os esporte vem apresentando, é difícil se manter se não existir um apoio considerável do empresariado, principalmente o local.

Gráfico 09 - Nona pergunta da pesquisa. Fonte: Orkutorcida.
A décima pergunta mostra quais foram os jogadores que tiveram uma aprovação maior da torcida e são preferência de renovação. Interessante observar que os quatro mais bem votados pelos internautas foram os quatro vencedores do nosso 3º Troféu Orkutorcida, nessa ordem: Ygor Ceará (74,3%), Pedrão (71,6%), Rodriguinho (64,9%) e Cristian Polaco (62,2%). O central Salsa (48,6%), o líbero Gian (33,8%) e o oposto Edinho (31,1%) também tiveram porcentagens consideráveis de preferência de renovação.

Gráfico 10 - Décima pergunta da pesquisa. Fonte: Orkutorcida.

Gráfico 11 - 11ª pergunta da pesquisa. Fonte: Orkutorcida.
Infelizmente não tivemos a oportunidade de fazer tantas entrevistas como nos anos anteriores, mas sempre que fizemos procuramos proporcionar conversas bacanas com os atletas e uma maneira de inovar a interatividade. Para este ano utilizamos uma espécie de quadro dentro do quadro: o rally, que foi muito bem recebido pelos atletas e pelos que nos acompanharam. Nesse cenário, o Papo na Rede com Ygor Ceará foi o preferido de 46% dos internautas. Logo em segundo veio aquele com o argentino Cristian Polaco (26%).

Gráfico 12 - 12ª pergunta da pesquisa. Fonte: Orkutorcida.
Gostamos sempre de fazer um balanço do que conseguimos fazer de positivo na temporada e colocar como votação para que os internautas possam opinar. Nesse ano, tivemos três fatores que nos empenhamos bastante para que fossem feitos com sucesso. Ficamos felizes em ter obtido a aprovação em massa de dois deles: a nossa movimentação da torcida nas redes sociais (51%) e a realização do 3º Troféu Orkutorcida (46%).

Gráfico 13 - 13ª pergunta da pesquisa. Fonte: Orkutorcida.
Valorizamos bastante a questão do feedback e não poderíamos deixar de colocar no nosso questionário uma pergunta de análise geral do MOC na temporada. A maioria dos internautas (53%) considerou que o projeto melhorou muito se comparado ao ano passado, sendo que os organizadores estão de parabéns pelo crescimento. É positivo também que 42% tenha acreditado no bom salto do projeto, mesmo defendendo que existem passos a serem dados.

Finalizando a pesquisa, pedimos críticas e sugestões para o próximo ano e gostamos de ver a participação dos investigados nesse sentido, que não hesitaram em opinar.

Dentre as principais sugestões levantadas, estão as seguintes:
- Manutenção dos principais jogadores da equipe para possibilitar o crescimento do Montes Claros;
- A contratação de um oposto e de um líbero;
- Divulgação do time nas empresas da região;
- A volta do mascote ao ginásio e apresentações de grupos nos intervalos dos sets;
- A disponibilização de ônibus especiais quando houver jogos mais tardes no CALDEIRÃO;
- A volta do sócio-torcedor a fim de fidelizar a torcida;
- A organização de eventos promocionais que envolvam os torcedores.

Não podíamos deixar de agradecer a todos os elogios que recebemos na pesquisa, isso só nos dá ainda mais motivação para melhorarmos o nosso "trabalho". Temos paixão pelo esporte, pela equipe do Montes Claros e por essa torcida apaixonada. Fazemos tudo de coração e só conseguimos crescer com o apoio de todos que nos acompanham. Muito obrigado! Vamos juntos e até a próxima, torcida! #GOMOC.