quinta-feira, 20 de março de 2014

A Opinião da Torcida Montes-Clarense sobre 2013-2014

Nenhum comentário:
Em questionário montado pela Orkutorcida para saber a opinião da torcida montes-clarense sobre a temporada 2013-2014, a amostra foi representada por 40 internautas e várias melhorias foram apontadas para 2014-2015.

Resultados da Pesquisa de Opinião 2013-2014. Montagem: Orkutorcida.

Gráfico 1: a melhor notícia da Temporada. Fonte: Orkutorcida.
Entre as notícias pré-selecionadas acerca da temporada 2013-2014, 77% dos entrevistados apontaram o retorno do Montes Claros Vôlei como a melhor. De fato, esse foi o momento mais marcante do período, já que os torcedores não esperavam a volta da equipe e vibraram muito quando foi anunciado o seu retorno. Com 18% veio a inesperada e revigorante vitória de 3x0 sobre o Minas, fora de casa, na fase classificatória da Superliga. 

Gráfico 2: a pior notícia da temporada. Fonte: Orkutorcida.
A pior notícia na opinião dos internautas foi aquela relacionada à saída de vários atletas da equipe montes-clarense. A "debandada" aconteceu quando a equipe vinha em uma crescente e não poderia ter sido outra notícia a escolhida como a pior de 2013-2014, que deu um banho de água fria em todos os envolvidos. Contudo, quantidade considerável (38%) assinalou "Montes Claros termina em último na Superliga" como a informação mais indigesta na temporada finalizada com apenas 12 atletas.

Gráfico 3: o melhor jogo da temporada. Fonte: Orkutorcida.
Apesar de ter sido a partida com recorde negativo de público no CALDEIRÃO - apenas 250 pagantes -, o confronto entre Montes Claros Vôlei e Vivo/Minas, no qual o MOC venceu por 3x0, foi apontado como o melhor da temporada. É interessante observar também que, em segundo lugar, não veio outra vitória do Montes Claros, mas a derrota por 3x1 para o RJX no CALDEIRÃO. Isso pode se justificar pelo fato da partida ter marcado a volta do Pequi Atômico na Superliga e foi o duelo de maior público na temporada no ginásio Tancredo Neves em 2013-2014, com cerca de 2.800 pagantes.

Gráfico 4: atleta que mais fez falta na equipe. Fonte: Orkutorcida.
Entre os jogadores que deixaram a equipe durante a temporada, aquele que mais fez falta, na opinião de 50% dos internautas, foi o ponteiro Túlio, que, mesmo na sua curta trajetória pelo Pequi Atômico, o atleta deixou sua marca no time. Em segundo lugar, com 27%, foi sem surpresa Bob, já que a posição de ponteiro foi a principal carência do MOC durante 2013-2014, pois não tinha atletas de reposição e teve que contar com o improviso do oposto Vivalde e, até mesmo, do oposto Edinho.

Gráfico 5: o que a torcida mais sentiu falta. Fonte: Orkutorcida.
Um dos grandes destaques do Pequi Atômico é, sem dúvida, a sua torcida. Sendo assim, como esse principal destaque se ausentou em 2013-2014, o que mais fez falta na temporada não podia ter sido outra coisa senão um público maior no ginásio, que foi opinião de 78% dos votantes. No entanto, é importante falar também da ausência das vendas dos uniformes, que aconteceu pela primeira vez na história do time e que foi indicado por 12% dos internautas, seguido pelos 10% referentes à ausência de promoções para os jogos, que está diretamente correlacionado ao baixo público no CALDEIRÃO.

Gráfico 6: a maior sacada da temporada. Fonte: Orkutorcida.
Dentre os principais acertos da temporada, o que a torcida mais aprovou, com 64%, foi a definição de Nery Júnior como técnico da equipe, o qual mostrou toda a sua sabedoria e por muitas vezes foi responsabilizado de "tirar leite de pedra". Outro grande aspecto positivo foi levantado por 25% dos participantes: o central Athos Costa jogando de oposto da equipe. Ressalta-se também a criação do hino do Montes Claros, que foi um bom acerto da equipe, visto que trouxe uma identidade à mesma e a música deverá se destacar ainda mais nas próximas temporadas.

Gráfico 7: a maior mancada da temporada. Fonte: Orkutorcida.
Dentre as falhas cometidas pelo Montes Claros Vôlei, a principal apontada, na opinião de 62% dos internautas, foi a "Falta de divulgação para as partidas". De fato, esse foi um aspecto bastante negativo dos gestores do projeto, já que nos últimos jogos, por exemplo, pouco se ouvia falar sobre os confrontos, mesmo sendo com grandes equipes, como o Brasil Kirin e Sesi-SP. Logo em segundo lugar, com 33%, a falha apontada foi "Ingressos caros para os jogos". Apesar de R$10 (inteira) e R$5 (meia) não serem relativamente caros para ingressos, em Montes Claros acaba se tornando um valor aquém do público-alvo, já que é preciso pagar estacionamento e dificilmente uma pessoa vai sozinha ao jogo, pois geralmente são famílias de no mínimo três pessoas: pai, mãe e filho(a).

Gráfico 8: matéria dos sonhos na próxima temporada. Fonte: Orkutorcida.
A matéria dos sonhos para o próximo ano curiosamente não foi "Montes Claros é campeão da Superliga", mas sim aquela relacionada ao fechamento com grandes patrocínios para 2014-2015, já que foi o principal obstáculo visto em 2013-2014. O resultado mostra que a torcida sabe que o time precisa primeiramente de uma estabilidade financeira antes de sonhar com o título da competição nacional de voleibol.

E uma das perguntas mais curiosas foi a relacionada ao desejo dos torcedores com relação à renovação de atletas. Entre os 12 remanescentes, o líbero Tiago Brendle foi escolhido por quase uma unanimidade dos internautas, com 90%. O central Pétrus veio logo em seguida, já que foi preferência de 68% dos participantes. Everaldo (53%), Danilo Santos (48%) e Lucas Gil (48%) também foram preferência de grande parte dos votantes.

Gráfico 9: jogadores preferidos para renovação com o Montes Claros. Fonte: Orkutorcida.

Gráfico 10: rede social que mais acessa. Fonte: Orkutorcida.
Do público virtual, 80% apontou que a rede social que mais utiliza é o Facebook. Nenhum dos internautas assinalou o Orkut como opção, o que confirma a defasagem dessa mídia. Apesar da Orkutorcida ter começado nela, hoje o principal meio de comunicação do grupo é o Facebook, na qual possui mais de 1.500 amigos. O Twitter é a mais acessada por apenas 10% dos internautas. O Google+, com 7%, pode se tornar uma tendência nos próximos anos e a Orkutorcida já está presente nessa rede social.

Gráfico 11: melhor papo da rede da temporada. Fonte: Orkutorcida.
Dentre as oito entrevistas realizadas em 2013-2014, a preferida, com 49%, foi a primeira da temporada, realizada com Tiago Brendle. Em seguida veio Pétrus Montes (16%); Everaldo Lucena, Nery Júnior e Vivalde Alves, com 8%; Fabiano e Lucas Gil, com 5%; e Ivana Maia e Marcelo Fronckowiak, ambos com 3% cada.



Gráfico 12: melhor quadro do blog. Fonte: Orkutorcida.
O quadro preferido do público, assim como em 2011-2012, continua sendo o Papo na Rede. No entanto, é interessante observar o empate entre "Minha História na História do MOC" e "MVP da Torcida", sendo que o primeiro só teve apenas uma participação na temporada e mesmo assim foi o quadro preferido de 24% dos torcedores. Esperamos contar com mais histórias na próxima temporada, já que muitos gostam do quadro, conforme confirmado nesta pesquisa.

Gráfico 13: maior marco da Orkutorcida em 2013-2014. Fonte: Orkutorcida.
O principal marco da Orkutorcida, apontado por 58% dos internautas, foi "a realização do 2º Troféu Orkutorcida", confirmando o sucesso do evento, que contou com a participação de todos os integrantes do Montes Claros Vôlei. O alcance dos 200.000 acessos do blog também foi um marco que chamou a atenção, o qual foi assinalado por 32% dos entrevistados.

Entre as principais críticas e sugestões recebidas no questionário, alguns sugeriram uma melhor divulgação para a próxima temporada, incluindo participação dos jogadores em eventos sociais, ingressos mais baratos para os jogos, utilização de mascote no ginásio, animadores de torcida, apresentações de grupos de dança nos intervalos técnicos, entre outros eventos de marketing. Outros pediram a contratação de jogadores de alto rendimento, mesmo com orçamento baixo. Os jogadores Lorena, Rodriguinho e Alemão foram os únicos atletas citados pelos internautas como desejo de retorno à equipe norte-mineira. Os pesquisados também não deixaram de mandar forças para a equipe, incentivando a nunca desanimar e manter a fé, mas também pedindo maior empenho e concentração nas partidas. Por fim, foi sugerido que fossem criadas equipes de bases masculina e feminina a fim de manter a progressão do esporte em Montes Claros.

Agradecemos imensamente a todos que participaram da nossa pesquisa. Sem dúvida conseguimos ilustrar o cenário de 2013-2014 e projetar melhorias a fim de fazer com que a próxima temporada seja um sucesso para a equipe montes-clarense. Esperamos que tenham gostado e que a diretoria do Pequi Atômico consiga usufruir das informações. Até a próxima, valeu!

quarta-feira, 12 de março de 2014

O que Esperar do Voleibol Brasileiro após Escândalos com a CBV?

Nenhum comentário:
Acusações recentes contra a Confederação Brasileira de Voleibol colocam em xeque a credibilidade da administração do esporte, que vinha sendo mal vista e gerava diversos motivos de insatisfação dos técnicos, torcedores e atletas.

CBV é acusada de corrupção. Montagem: Orkutorcida.

Por que tantos acompanham modalidades esportivas? Por que tantos abdicam de um tempo nas suas vidas para torcer por um time, um atleta ou uma partida? O que ganham com isso? Às vezes nos fazemos perguntas como essas, mas aqui podem estar algumas respostas para tais questionamentos.

O esporte é encarado como um motivo de entretenimento, mas acima de tudo como uma forma que as pessoas têm de se motivar para lutar pelos seus sonhos e acreditarem que são capazes. É uma forma de vibrar e de esquecer dos problemas de uma maneira saudável e divertida. O esporte deve ser encarado como um ambiente de valores como garra, honestidade e humildade. No entanto, quando nos deparamos com notícias envolvendo corrupção no esporte, atletas, torcedores e outros tantos envolvidos têm a sensação de terem sido usados para o benefício covarde dos dirigentes da modalidade, neste caso o vôlei.

Murilo desabafa no twitter sobre os escândalos
envolvendo a CBV.
Escândalos recentes envolvendo a Confederação Brasileira de Voleibol apontam desvios milionários, em torno de R$20.000.000,00. A quantia que deveria ser utilizada em benefício do esporte supostamente teria sido embolsada por comandantes da entidade. Os fatos ainda estão sendo apurados, mas a insatisfação, principalmente dos atletas, tem sido inevitável. Murilo e Gustavo foram os primeiros a se pronunciarem sobre os fatos, sendo que o primeiro até chegou a dizer que estava se contendo para não fazer mais críticas.

Com a notícia, não podemos deixar de lembrar das falhas da Superliga 2013-2014 em termos de organização, que agora parecem fazer sentido e nos fazem questionar se tudo não poderia ter sido diferente. Duas equipes quase acabaram durante a temporada: RJ Vôlei (antigo RJX) e Montes Claros Vôlei. Não se pode culpar totalmente a CBV pelo quase fim desses times, é claro, mas se a visibilidade do esporte no país fosse maior, talvez o voleibol brasileiro não passaria por isso. Está difícil montar uma equipe que consiga se estruturar por mais de 1 ano.

O vôlei é visto como motivo de orgulho para o país devido às suas incansáveis conquistas e histórias de superações. No entanto, as acusações de corrupção da principal entidade administradora do esporte no Brasil pode causar uma desconfiança bastante grande nas próximas competições, principalmente aos patrocinadores. Se a CBV já vinha sendo mal vista por sua administração falha, agora terá que mostrar ainda mais serviço se quiser reconquistar todos os participantes da história desse esporte, desde as equipes até os torcedores. Por enquanto, deve-se esperar para ver quais serão as atitudes para tentar reverter esse cenário. Precisamos de um voleibol mais estruturado e de respeito, e urgente.

sexta-feira, 7 de março de 2014

É Hora de Opinar sobre a Temporada 2013-2014 do MOC

Nenhum comentário:
No intuito de possibilitar que a torcida montes-clarense opine sobre a temporada 2013-2014 do Pequi Atômico, preparamos um questionário com perguntas sobre a equipe do MOC e também sobre a Orkutorcida.

Opine sobre a temporada 2013-2014 do Montes Claros Vôlei. Montagem: Orkutorcida.

Com o fim oficial da temporada 2013-2014 do Pequi Atômico, é hora de fazer o balanço do que foi positivo e do que não deu certo. Com base nas experiências vividas nesse retorno do Montes Claros Vôlei, o blog da Orkutorcida preparou um questionário para saber a opinião dos que acompanharam o time norte-mineiro acerca das partidas, notícias e organização, entre outros aspectos; e também sobre as matérias e os quadros do blog.

Para acessar o questionário, basta acessar o link a seguir:


A coleta de dados acontecerá até segunda-feira do dia 17 março, às 22h00. Desde já, agradecemos por participar da pesquisa! Na terça-feira (18/03) divulgaremos os resultados.

Quadrangular é Cancelado e CBV Anuncia a Definição dos Times para a Superliga 2014-2015

Nenhum comentário:
Após muita expectativa pela reunião em que seria discutido sobre o torneio quadrangular, recentemente anunciado pela Confederação Brasileira de Voleibol, apenas Montes Claros e Volta Redonda escolheram participar da minicompetição. UFJF e Taubaté apontaram argumentos contra o campeonato e a CBV optou por adotar critério tradicional de definição dos times que irão disputar a próxima Superliga.


Os torcedores montes-clarenses aguardavam pela decisão da CBV acerca do último lugar da Superliga, isto é, se seria rebaixado ou não. O critério utilizado pela entidade sempre costumou ser da seguinte forma: apenas as oito equipes classificadas para os playoffs e o campeão da Superliga B teriam lugares garantidos na próxima competição nacional de voleibol. Vale lembrar da Superliga 2011-2012, na qual o Montes Claros terminou em 10º lugar. Na ocasião, o diretor daquela equipe havia alertado sobre a possibilidade de rebaixamento caso o time não apresentasse um projeto bem estruturado para a temporada seguinte. 

Na reunião que aconteceu na última quinta-feira (06/03), entre a CBV e dirigentes dos últimos quatro colocados da competição, UFJF e Taubaté recusaram participação no torneio quadrangular. O argumento utilizado foi que os jogadores já foram dispensados para as férias e podem até estar procurando novos clubes. Assim, a CBV não viu outra alternativa senão cancelar a minicompetição e continuar com o critério antigo na definição dos participantes da Superliga.

Dessa forma, UFJF, Taubaté, Volta Redonda e Montes Claros disputam as outras três vagas para a Superliga 2014-2015, na qual deverá ter novamente 12 times. Contudo, existem boatos de novas equipes sendo estruturadas para a próxima competição. Caso isso venha a se concretizar, concorreriam diretamente pelas outras três vagas, mas aumentariam as chances do campeonato expandir o número de inscritos, haja vista que, na atual situação do voleibol brasileiro e da CBV, talvez não fosse vantagem recusar projetos bem estruturados.

Porém, mesmo com a grande possibilidade do MOC permanecer na elite do vôlei brasileiro, as experiências anteriores obrigam os envolvidos a manterem os pés no chão para que novos imprevistos não acabem com os planejamentos da diretoria, mesmo que o projeto para a próxima temporada já esteja bem encaminhado e prometa vir com tudo. E nós, torcedores fanáticos, ficamos na expectativa pela permanência do Pequi Atômico na série A com um projeto completamente sólido desta vez. Estamos juntos! #GOMOC.