terça-feira, 31 de julho de 2012

SEGUNDA RODADA DO VÔLEI NAS OLIMPIADAS

Nenhum comentário:
A primeira rodada foi perfeita, com 6 vitórias em 6 jogos, mas o mesmo não se pode dizer da segunda rodada, onde a seleção feminina de quadra sofreu o seu primeiro revés.

Foto: CBV
Foto: CBV
Na quadra, a seleção feminina enfrentou a favorita seleção americana, mas a grande quantidade de erros dificultou ainda mais o que já era difícil: vencer as favoritas à medalha de ouro. Foram 27 pontos em erros cedidos à seleção adversária e placar final de 3x1 para Hooker e cia.




Foto: CBV
Diferentemente das mulheres, a seleção masculina venceu com propriedade o clássico contra a Rússia, por 3x0, e segue invicta. O levantador Bruno foi o grande destaque. O próximo adversário é a forte equipe estadunidense, atual campeã olímpica.


Na praia, Alison e Emanuel venceram a dupla suíça por 2x0 e seguem líderes na chave A. Ricardo e Pedro Cunha venceram os donos da casa pelo mesmo placar e são líderes do grupo F. Juliana e Larissa venceram as alemãs, Holtwick e Semmler, por 2x0. Maria Elisa e Talita, após desperdiçarem nove match points no segundo set, bateram as alemães Goller e Ludwig no tie-break. As duas duplas femininas brasileiras seguem líderes de seus respectivos grupos.

Veja a agenda do vôlei em Londres.

#VaiBrasil #TorcidaVolei.

segunda-feira, 30 de julho de 2012

ORKUTORCIDA NA TV GERAES

Nenhum comentário:
Na última quinta-feira (26/07/2012), alguns membros da Orkutorcida concederam entrevista para a TV Geraes, canal local da cidade de Montes Claros.

Crédito: Orkutorcida
A entrevista teve cerca de 20 minutos e, como principal tema, o fim do Montes Claros Vôlei, ou seja, como será a vida desses fanáticos torcedores que acompanharam a trajetória do Pequi Atômico? Além disso, como vai ficar a cidade sem um dos seus principais atrativos, que era o vôlei? Esses foram alguns dos assuntos discutidos no bate-papo.

Uma das perguntas que foi respondida na entrevista foi a respeito da continuação do blog, já que ele foi criado com o intuito de divulgar informações sobre o Montes Claros Vôlei e as opiniões da sua fanática torcida. Sim, de fato essa foi a ideia inicial, mas com o passar do tempo o alcance foi se tornando maior e novos focos foram surgindo, não deixando o propósito principal, que é falar sobre vôlei. Portanto, o blog continua.

Assim, apesar de o time ter acabado, ou apenas ter dado um tempo, a esperança da sua volta permanece viva e muitas matérias ainda serão postadas no site. A entrevista feita com a Orkutorcida vai ao ar nesta semana, no jornal de 18h30 e reprise às 22h00.

sábado, 28 de julho de 2012

TABELAS DO VÔLEI NAS OLIMPÍADAS

Nenhum comentário:
Fique por dentro dos horários do vôlei brasileiro nas Olimpíadas de Londres 2012. #VaiBrasil!









terça-feira, 24 de julho de 2012

REFFATTI ACERTA COM TIME DO EXTERIOR

2 comentários:
Um dos ídolos da torcida montesclarense na última temporada, Willian Reffatti, acertou com um time do exterior, o Benfica, em Portugal.


Logo no início da temporada, o jogador de origem gaúcha se mostrou bastante talento nos treinos da equipe montesclarense e que conseguiria bom destaque defendendo o Pequi Atômico. De fato, Reffatti terminou a temporada ganhando o 1º Troféu Orkutorcida de jogador Mais Consistente.

Quando foi anunciada a renovação do ponteiro com a equipe mineira, muitos torcedores comemoraram o feito, principalmente porque não estavam acostumados a verem os seus pedidos de jogadores atendidos. No entanto, a alegria não durou por muito tempo ao ser anunciado o fim da equipe montesclarense. Dessa forma, Willian não ficará no Brasil na temporada 2012/2013. O atleta tem como próximo destino o país de Portugal, no time do Benfica.

Apesar de tímido e mais contido nas comemorações, Reffatti defendeu o Pequi Atômico com muita vontade e conquistou a torcida montesclarense. Sendo assim, desejamos ao atleta muito sucesso nessa nova trajetória internacional e que continue apresentando o mesmo talento e consistência vistos pela torcida montesclarense. Valeu, Reffatti! Grande Abraço.

JOTINHA E RAFINHA ACERTAM COM O CANOAS

Nenhum comentário:
O Apav/Canoas, que garantiu a vaga na Superliga A após ter sido campeão da B, é uma das equipes que deve vir forte para o campeonato nacional e anunciou as contratações dos levantadores Jotinha (quase-Moc) e Rafinha (ex-moc).


O Canoas parece querer honrar a vaga conquistada na última Liga Nacional. Uma dos grandes acertos da equipe foi, sem dúvida, o central e campeão olímpico Gustavo Endres. Bastante experiente, brincalhão e atencioso com os internautas em suas redes sociais, o Apav/Canoas certamente não errou na contratação. O atleta disse em entrevista que está realizando um sonho por trabalhar junto do ex-jogador e técnico, Paulão. Outra novidade é o polonês Luciano Bozko, que também irá compor a equipe canoense.

Um ex-moc que estará no Canoas em 2012/2013 é Rafinha. O levantador começou como reserva no Pequi Atômico e, no decorrer das competições, foi revezando a titularidade com Rodrigo Rivoli. Exerceu bem o seu papel de levantador e se mostra como um bom reforço para o time do Rio Grande do Sul.

O "quase-Moc" Jotinha também foi anunciado pelo Apav. Depois de ter rescindido contrato com o Sesi-SP, time no qual tinha lugar por pelo menos mais um ano, Jotinha havia apalavrado com o Montes Claros. O levantador parecia empolgado em defender a equipe mineira, mas foi um dos que foram surpreendidos com o fim do Pequi Atômico. Ficamos felizes por ele ter sido empregado pelo Canoas após os lamentáveis acontecimentos.

Perceber que equipes que teoricamente não fariam parte das "grandes" da Superliga se reforçarem dessa forma faz com que o torcedor tenha esperança de que a competitividade do campeonato continue, mesmo com atual crise no esporte. Tal fato só poderá ser comprovado quando a competição começar, mas, de qualquer forma, vale a expectativa.

quarta-feira, 18 de julho de 2012

AS OLIMPÍADAS DE LONDRES ESTÃO CHEGANDO

Nenhum comentário:
Um dos maiores eventos esportivos está com contagem regressiva para começar: as Olimpíadas de Londres 2012. E então, o que esperar das seleções brasileiras masculina e feminina de vôlei de quadra?

Olimpíadas de Londres 2012
São quatro anos de preparação até a chegada das Olimpíadas, mas o tempo parece ser muito maior ao se resgatar na memória o que os representantes brasileiros conquistaram nesse recesso. No vôlei de quadra, as seleções de ambos os gêneros tiveram bastante oscilação, mas possuem boas condições de conquistar uma medalha, exceto a de ouro, já que o Brasil não é o representante favorito, tanto no masculino quanto no feminino.

Foto: Ricardo Matsukawa/Terra
A seleção masculina de vôlei pode estar em seu pior momento ao se analisar os últimos 4 anos. As contusões de importantes atletas, como Murilo e Giba, servem de empecilho para desempenho brasileiro. Somado a isso, na última Liga Mundial a nossa seleção saiu com um amargo sexto lugar, apesar de ainda encabeçar a lista das melhores seleções do mundo, de acordo com o ranking divulgado pela Federação Internacional de Voleibol - FIVB. Quem vive um bom momento e é uma das favoritas à medalha mais valiosa é a equipe polonesa, que se destacou na Liga Mundial 2012 e se consagrou campeã.

A vaga no evento esportivo foi conquistada com o terceiro lugar na última Copa do Mundo de vôlei e os jogadores brasileiros compõem o Grupo A, ao lado dos americanos, turcos, russos, sérvios e alemães. Sendo esse considerado o grupo da morte, a nossa seleção vai ter que apresentar um voleibol melhor do que aquele visto na Liga se quiser conquistar uma medalha. O atual campeão é os Estados Unidos, que ganhou do Brasil nas Olimpíadas de Pequim 2008, na final, por 3x1. No Pan de Guadalajara (2011), a medalha dourada foi conquistada por nossa seleção B.

Os 12 brasileiros com passaporte para Londres são: Bruninho e Ricardinho (levantadores); Vissotto e Wallace (opostos); Giba, Dante, Murilo e Thiago Alves (ponteiros); Sidão, Lucão e Rodrigão (Centrais); e o líbero Serginho.

Foto: FIVB
Já a seleção feminina se mostra em boa fase, uma vez que ganhou uma grande levantadora no último Grand Prix - Fernandinha. Estreando na seleção, a baixinha de 32 anos e 1m75 apresentou um jogo de maior velocidade e foi uma das responsáveis pelo vice-campeonato do Brasil, que só perdeu duas vezes na competição e para atual melhor seleção do mundo e campeã do Grand Prix 2012 - Estados Unidos. Mesmo com a medalha de ouro das brasileiras no Pan de Guadalajara (2011), a vaga para as Olimpíadas só foi conquistada no sul-americano 2012, já que na última Copa do Mundo o Brasil foi muito mal e terminou na quinta colocação.

Foto: Alexandre Arruda/CBV
O que foi motivo de polêmica foi as atletas escolhidas pelo técnico José Roberto Guimarães a embarcarem para Londres. Depois de surpreender com o corte da levantadora Fabíola, que foi a melhor da posição na Superliga 2011/2012, o comandante também cortou a experiente Mari, que está em fase não muito boa, mesmo após ter atuado como oposta na última competição, que foi marcada por vários testes do técnico do Brasil.


Após os cortes, as 12 jogadoras brasileiras que carimbaram passaporte para Londres foram: Fernandinha e Dani Lins (levantadoras); Sheila e Tandara (opostas); Fernanda Garay, Jaqueline, Paula Pequeno e Natália (ponteiras); Thaísa, Fabiana e Adenízia (centrais); e a líbero Fabi. São essas jogadoras que têm o dever de defender o bicampeonato, pois a seleção brasileira feminina de vôlei é a atual campeã olímpica e enfrentam Turquia, Estados Unidos, Coreia do Sul, China e Sérvia na fase classificatória das Olimpíadas 2012.

Mesmo não sendo favorito, o Brasil têm totais chances de faturar uma medalha em Londres, em ambos os gêneros do vôlei de quadra. Os quatro últimos anos foram marcados, de fato, por altos e baixos nas duas seleções, mas é justamente pelo alto desempenho visto em grande partes das competições que o Brasil merece a confiança do torcedor. Estaremos juntos torcendo para que o vôlei continue deixando o país orgulhoso. #VaiBrasil!

terça-feira, 17 de julho de 2012

CRISE NO VÔLEI?

2 comentários:
Apesar de termos visto a Superliga mais competitiva de todos os tempos em 2011/2012, uma crise parece ter atingido o voleibol brasileiro.



A Superliga 2011/2012 foi daquelas de marcar a história do voleibol, onde a competitividade entre as equipes se destacou. Primeiro e último colocados deviam ser tratados com o mesmo respeito e o novo sistema de pontuação ganhou a aprovação da maioria dos torcedores, já que deixou o campeonato mais disputado. Porém, se isso parecia que iria servir de propaganda para o vôlei brasileiro, agora o esporte mostra-se em crise.

Vários são os jogadores de médio e alto nível desempregados, o que possibilitaria a formação de pelo menos três equipes competitivas, ainda mais depois do fim do Montes Claros Vôlei, já que ficaram também sem equipe os levantadores Jotinha e Quaresma; os ponteiros Bob e Reffatti; o líbero Brendle; e o central Ialisson. Outros grandes atletas completam a lista.

Alguns culpam, por essa crise no vôlei, o supertime RJX, que na última temporada teve seu orçamento estimado em 18 milhões, valor de investimento bastante elevado para o esporte. Com a entrada carioca na competição, o vôlei parece ter sido inflacionado e ficou ainda mais difícil manter uma equipe. Se há algum tempo era possível formar uma de alto nível sem gastar tanto, isso já não é mais possível.

Dessa forma, a solução para maior parte dos atletas deve ser procurar times internacionais, o que só tende a prejudicar o esporte brasileiro. Como exemplo, um dos ícones do vôlei nacional, o ponteiro Giba, que já foi considerado o melhor atleta do mundo, desfalcou a Superliga 2011/2012 devido à uma cirurgia no joelho. Recuperando a sua forma e já confirmado para as Olimpíadas de Londres 2012, o jogador assinou com equipe argentina - Drean Bolívar, time que defenderá em 2012/2013.

Sesi-SP, RJX, Medley/Campinas, Sada/Cruzeiro, Vivo/Minas, UFJF, BMG/São Bernardo e Volta Redonda são as equipes que já estão preparadas para a próxima competição nacional.  Com a saída da Cimed como patrocinadora master do Florianópolis, este esteve ameaçado de acabar, mas tem mais uma temporada garantida, mesmo com time inferior. O Vôlei Futuro masculino ainda não está com o time pronto, sendo que quase foi extinto, e isto aconteceu com o feminino. O Canoas foi o time campeão da Superliga B e tem sua vaga garantida na Superliga A. Com a saída do Moc, a equipe de Pindamonhagaba pode completar o TOP-12, depende da CBV.


Foto: Divulgação
E assim caminha o voleibol brasileiro. Mesmo com todo o progresso visto nas competições nacionais dos últimos anos, a crise não pôde ser evitada. O esporte precisa da visibilidade de patrocinadores, principalmente agora, para que grandes equipes não deixem de existir, aumentem a competitividade do campeonato e conquistem cada vez mais torcedores. Que assim seja!

sexta-feira, 13 de julho de 2012

TUBA VAI PARA O PINDAMONHAGABA

2 comentários:
Com grande personalidade e espírito aguerrido, além de capitão do BMG/Montes Claros na temporada 2011/2012, o oposto Fabiano Bittar, mais conhecido como Tuba, acertou com o vice-campeão da Superliga B: Pindamonhagaba.

Foto: Divulgação
Ao se pensar que haveria time, Tuba era um dos atletas que a torcida queria que renovasse com equipe mineira. Natural de Juiz de Fora, Fabiano defendeu o Moc na sua 3ª temporada e, inicialmente contratado para ser reserva do oposto argentino Federico Pereyra, o capitão assumiu o posto de titular no decorrer das competições, apresentando a raça que a torcida gosta de ver.

Em entrevista divulgada, por exemplo, no blog "Universo do Vôlei", Tuba conta sobre a nova experiência na carreira: "Fiquei impressionado com a estrutura do projeto e com a dedicação de todos os envolvidos na equipe. Trabalhar com atletas mais jovens é estimulante e ao mesmo tempo desafiador. Quero passar aquilo que sei para enriquecer o trabalho como equipe. Sempre que vamos para um lugar novo as expectativas são as melhores possíveis".

Crédito: Orkutorcida
Tuba, agradecemos por ter defendido a equipe com tamanha vontade e por ter honrado a camisa que vestiu. Foram inúmeras as suas atitudes que fizeram com que a cidade sentisse orgulho de ter você no time. Você merece todo sucesso na sua nova trajetória. Com certeza o time de Pindamonhagaba ganhou um grande jogador. Grande Abraço da Orkutorcida!

quinta-feira, 12 de julho de 2012

O FIM DO MONTES CLAROS VÔLEI!

22 comentários:
Depois da diretoria ter dado indícios de que a equipe estava sendo formada, que tudo caminhava bem e a renovação com o BMG parecia quase certa, escândalo envolvendo a Funadem pode ter atrapalhado os planos do vôlei na cidade e o Pequi Atômico aponta para o fim, ou pela sua ausência na temporada 2012/2013.




Com certeza ainda não deve ter caído a ficha para muitos torcedores montesclarenses, a forma como o Montes Claros Vôlei parecia vir forte para a 4ª temporada, mas que acabou tendo seu projeto interrompido. Já estavam apalavrados, pelo menos, o levantador Jotinha, o ponteiro Bob, o central Ialisson, o levantador Quaresma, o ídolo e líbero Brendle e uma das estrelas da última temporada: o ponteiro William Reffatti. Além disso, a comissão técnica estava composta pelo técnico Carlos Schwanke, o preparador físico Áqüila Roggia e o fisioterapeuta Jomar.

Crédito: Orkutorcida.
Vejam bem, no vôlei, dizer que o jogador está "apalavrado" é quase como um vínculo, onde o jogador que volta atrás nessa decisão "rescinde" o contrato. Portanto, só era preciso "assinar os papéis" para que os atletas de fato pertencessem à equipe do BMG/Montes Claros. Aliás, tudo indicava que esse continuaria sendo o nome da equipe, já que tudo indicava a renovação com o banco. Talvez tenha sido isso que tenha atrapalhado os planos da diretoria: estava QUASE tudo certo.

Foto: Onorte
Ninguém esperava que a Funadem, principal responsável pela manutenção do projeto do Montes Claros Vôlei, fosse ser mencionada em corrupção envolvendo merenda escolar. O inquérito ainda está em andamento e ainda não se tem provas concretas de que a fundação é culpada ou inocente, mas o fato é que o escândalo pode ter contribuído para o afastamento ainda maior dos patrocinadores, que já eram naturalmente difíceis de ser conquistados.

A diretoria ainda não se pronunciou sobre o fim da equipe, mas indícios são mais que evidentes para que esse fato tenha ocorrido. A tabela do Campeonato Mineiro 2012, que inicialmente tinha o BMG/Montes Claros na relação, foi divulgada oficialmente e o Moc não estava presente nela. Além disso, o levantador Jotinha disse em seu twitter que os procuradores dos jogadores receberam a ligação informando o acontecimento. Acesse a tabela oficial do Campeonato Mineiro de Vôlei 2012 clicando aqui.

Um filme passa pela cabeça de cada um de nós, torcedores, que com o time vivenciamos momentos que carregaremos para sempre. Foram 3 anos de muita aprendizagem, amizades e outras diversas conquistas. A esperança é de que o Montes Claros Vôlei não tenha realmente acabado, somente tirado umas férias de uma temporada. No entanto, até lá teremos que nos contentar em escolher outro time para poder torcer e continuar acompanhando os fortes campeonatos de voleibol. Pelo menos desta vez não teremos o famoso #GOMOC...