sexta-feira, 2 de setembro de 2016

A Importância da Torcida Brasileira de Vôlei na Temporada 2016-2017

Apesar de toda a conquista do vôlei brasileiro em todos esses anos de história, o esporte não vive financeiramente um bom momento no país. Nesse cenário, a torcida nunca foi tão importante como agora na temporada 2016-2017.

Importância da torcida do vôlei brasileiro para 2016-2017. Montagem: Orkutorcida.
Falar que o país está em crise já se tornou um clichê. No entanto, enquanto esse momento não passa, vemos alguns setores sofrerem com a falta de apoio financeiro. No caso do vôlei, infelizmente a situação parece ter ficado um pouco mais complicada que a temporada anterior.

Na data limite de confirmação dos clubes participantes da Superliga 2016-2017, o São José Vôlei precisou desistir da sua vaga por falta de verba para manutenção do time; o Voleisul seguiu o mesmo caminho após a parceria com o Maringá não ter se firmado; o Juiz de Fora só conseguiu sobreviver com a ajuda do Sada/Cruzeiro, que disponibilizou atletas ao projeto juiz-forense; e, por fim, o Bento Vôlei corre o risco de não participar da Superliga depois da suspensão do Programa Pró-Esporte/RS (matéria completa aqui).

Se antes já era difícil ver clubes que de fato tinham uma base e investiam nela, revelando grandes nomes para o esporte, como é o caso de sucesso do Sada/Cruzeiro, agora ficou quase impossível ver esse trabalho em mais times. Em entrevista exclusiva ao "Diário SP", o líbero Serginho já deu o recado: "o vôlei em nível nacional respira por aparelhos". O atleta se referiu justamente ao trabalho de base, que não é visto em todos os clubes da Superliga. Ele ainda citou que hoje existem jogadores para as próximas Olimpíadas, mas não se pode garantir que para daqui a oito anos haverá.

E onde a torcida se encaixa nesse papel? Simples: a torcida é a melhor maneira de provar o real valor do voleibol e mantê-lo vivo para o Brasil.

Quando uma empresa apoia um projeto, obviamente ela quer reconhecimento da sua marca, seja através de transmissões e impressões em materiais do time ou seja através do consumo de seus produtos. Dessa forma, mesmo que um jogo seja transmitido, mesmo que uma partida aconteça, é necessário que exista uma audiência fiel para o esporte. Se mais pessoas reconhecem a parceria, melhor o incentivo para que ela continue. São os torcedores os maiores responsáveis por manter vivo o vôlei no país, divulgando as notícias, comparecendo em peso aos ginásios e incentivando o apoio das empresas. Um projeto só cresce se TODOS, e falamos de clube + torcida, se empenharem nisso, com seriedade.

RedeTV! anuncia apoio ao vôlei em 2016-2017.
Imagem: Divulgação.
A "RedeTV!" anunciou recentemente que irá transmitir jogos do masculino e do feminino na próxima temporada da Superliga. A notícia foi muito bem recebida pelos acompanhantes do esporte, que esperam o reconhecimento do vôlei em TV Aberta desde sempre. A esperança é de que esse momento tenha finalmente chegado, mas é como falamos: a torcida precisa fazer o seu papel com as divulgações e audiência.

Então, você que está lendo este texto pense no quanto falar sobre seu time, as partidas, os campeonatos e os patrocinadores pode manter vivo ou até mesmo alavancar o esporte no Brasil. Mais do que nunca, essa prática será crucial em 2016-2017 ou mais equipes podem ser extintas para uma temporada posterior. E olha que o Brasil é campeão olímpíco no vôlei! Pois é, bem irônico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário