sexta-feira, 27 de abril de 2012

SELEÇÃO: MARLON ESTÁ FORA, RICARDINHO CONTINUA!

Nenhum comentário:
Após o fim da Superliga 2011/2012, foi anunciada uma lista de 25 nomes pré convocados para treinar em Saquarema, visando a preparação para a disputa da Liga Mundial 2012.

Kazuhiro Nogi/AFP
Foram 25 nomes lembrados na primeira lista, mas só 18 estarão no grupo para preparação da seleção para a Liga Mundial que tem início no dia 18 de maio, a CBV anunciou hoje o Grupo de atletas. Para a felicidade de muitos, Ricardinho permanece no grupo, Marlon está fora.

Além de Ricardinho, também foram convocados o levantador Bruno (Cimed/SKY), os opostos Wallace (Sada Cruzeiro), Leandro Vissotto (Cuneo), Theo (RJX), e Renan (BMG/São Bernardo); os centrais Éder (Cimed/SKY), Sidão e Rodrigão (Sesi-SP) e Lucão (RJX), os ponteiros Giba (Cimed/SKY), Murilo (Sesi-SP), João Paulo Bravo (Arkas Spor Kulubu), Dante (RJX), Lucarelli (Vivo/Minas) e Maurício Borges (Sada Cruzeiro) e os líberos Serginho (Sesi-SP) e Mário Junior (Vôlei Futuro).

O jogadores se apresentarão no Aryzão, o Centro de Desenvolvimento do Voleibol, em Saquarema (RJ), na próxima terça-feira (01.05). O primeiro desafio da seleção brasileira será no Canadá, onde o Brasil jogará nos dias 18, 19 e 20 de maio, no Ricoh Coliseum, em Toronto.

quinta-feira, 26 de abril de 2012

TIME DE VÔLEI DE MOC É CRITICADO EM JORNAL

8 comentários:
Em matéria publicada em página inteira do jornal "Hoje em Dia" no dia 24 de abril, na seção de Esportes, o time de vôlei de Montes Claros foi amplamente criticado pela queda de rendimento.

O título da matéria já foi bem incisivo: "Do Céu ao Inferno". Assim, o projeto de vôlei de Montes Claros foi retratado como extremo sucesso na primeira temporada e fracasso nas duas últimas, com destaque para 2011/2012, citando a queda de público e os escândalos envolvendo o prefeito Luiz Tadeu Leite e o seu filho Tadeuzinho.

Muitos ainda acreditam que a criação do time de vôlei de Montes Claros foi de autoria do prefeito da cidade, quando na verdade foi da Fundação de Apoio ao Desenvolvimento Educacional de Montes Claros - FUNADEM. A prefeitura entrou com uma verba, destinada especificamente para investir no esporte da cidade, para investir na equipe de voleibol, como muitas prefeituras pelo país fazem. É claro, não temos o intuito de entrar em política aqui, até porque sempre nos desvinculamos disso, o nosso foco é outro. Pois bem.

Já falamos inúmeras vezes sobre o que o "Pequi Atômico" proporciona para os montesclarenses. Envolve autoestima, entretenimento, saúde, movimentação da cidade, incentivo ao esporte, criação de escolinhas, etc. Por que esses fatores não foram relatados na matéria do jornal? Afinal, o projeto envolve PRINCIPALMENTE esses requisitos e, sim, muitos guardam boas lembranças tanto da 2ª temporada quanto da 3ª, ao contrário do que a publicação no jornal diz: "Do Pequi Atômico, apelido que surgiu em uma época de glórias, sobraram mesmo só as boas lembranças".


Dizer que "só restaram as boas lembranças", referindo-se à primeira temporada, ao nosso entender, é o mesmo que dizer que tudo vivenciado pelos montesclarenses no segundo e terceiro ano do time foi irrelevante.

É claro, começar no auge da maneira como o time de vôlei de Montes Claros começou é algo marcante e praticamente impossível de se repetir no esporte. Natural que muitos façam comparação com essa temporada e não se contentem mais em somente participar da Superliga. Porém, a equipe foi lançada em outra época, outro cenário. Agora o campeonato é outro, os torcedores são outros e os times são nitidamente mais fortes.


Mas a matéria também possui pontos positivos, como a entrevista feita com o diretor da equipe - Victor Oliveira , já que ele deixou indícios de como será o perfil do Montes Claros na temporada 2012/2013, afirmando que o intuito é apostar em novidades desta vez: "Estrela não ganha competição. O que vence é determinação. Exemplo disso foi o Lorena, que não era conhecido quando chegou aqui", conta o diretor do Moc.

Diante desse cenário, solicitamos que todos os torcedores que visam o sucesso do projeto que comentem no blog dizendo porque essa história hoje não é composta apenas de decepções e, tampouco, está tão vinculada à política da cidade como foi colocado na matéria divulgada no jornal "Hoje em Dia". Afinal, é nosso papel enquanto torcedores também defendermos o time, a continuidade e a viabilidade do projeto, mostrando nossos pontos de vista. Não deixem de comentar!

quarta-feira, 25 de abril de 2012

PATROCINADORES, VAMOS ACORDAR!

2 comentários:
Notícias recentes no ramo do voleibol são para deixar certo desânimo nos fanáticos torcedores do esporte.

Foto: Guto Monte Ablas
É inquestionável o crescimento que o vôlei vem tendo nos últimos anos. Nos campeonatos nacionais, o nível sobe competição após outra. O sucesso da última Superliga foi completamente perceptível. No entanto, as notícias de que possivelmente o time de Florianópolis e do Vôlei Futuro acabariam são desanimadoras.

Foto: Divulgação
O Montes Claros passou por isso na transição da Superliga 2010/2011 para a Superliga 2011/2012: o medo do fim do projeto por falta de patrocinadores. E nós, torcedores montesclarenses, sabemos bem como é difícil passar por essa incerteza de continuação desse projeto que vai muito mais além das quadras.

Agora, assistir ao tradicional time da Florianópolis passar por um possível fim não é nada agradável de se ver. Sim, nas quadras somos "rivais", e como! Mas desejar o fim de uma equipe de tanto sucesso como a Cimed? Jamais. Como se não bastasse a notícia do possível fim da Cimed, o projeto do Vôlei Futuro também se viu ameaçado por falta de apoio. Tem-se a sensação de que estamos esperando o anúncio da próxima equipe a ser ameaçada de fechar as portas.

O que queremos colocar aqui é que os patrocinadores deveriam visualizar mais o vôlei e o crescimento nítido que o esporte vem apresentando com o passar das competições, haja vista o grande número de jogadores da seleção brasileira (quase todos) e de outros países que disputam o Campeonato Brasileiro.   

O interesse dos patrocinadores é obter retorno com o investimento no clube. Isso também de fato acontece, porque cada vez mais jogos de vôlei estão sendo transmitidos. No 1º turno da Superliga 2011/2012, levantamos dados estatísticos para comprovar esse fato e também previmos que o número de jogos transmitidos iria subir. Assim foi. Um exemplo: todos os jogos da fase final foram transmitidos.


E as torcidas? Como foi bonito perceber que cada vez mais pessoas estão passando a acompanhar o vôlei e esgotando os ingressos para os jogos nos ginásios das suas equipes. Quantas vezes vimos isso!



E então, isso vai parar agora? Cremos que não. As empresas precisam observar que o voleibol é o orgulho do país e assim vem fazendo bonito com o decorrer das competições. Escrevemos este texto na tentativa de "acordá-los" para esse grande esporte que faz a felicidade de milhões de torcedores pelo país, o esporte mais vencedor e que mais cresce no Brasil. O progresso não pode parar!

segunda-feira, 23 de abril de 2012

O CAMPEÃO DO BOLÃO DA SUPERLIGA 2011/2012

4 comentários:
Com início de 43 apostadores e término de cerca de 19, foi necessário recorrer ao critério de desempate "sorteio" para conhecermos o vencedor do Bolão da Superliga 2011/2012.

Foram 29 rodadas de somatória e pontuações bastantes variadas. Semana após semana víamos o TOP 10 da competição ter as colocações alteradas, seguindo o ritmo surpreendente do torneio nacional de vôlei. No entanto, nem após o final do campeonato conhecemos o vencedor pelos critérios tradicionais.

Empatados em primeiro lugar, Guilherme e Anderson tiveram, ao final de 29 rodadas, 248 pontos na classificação. Assim, recorremos ao critério de desempate "sorteio" para conhecer o vencedor. E, com duas testemunhas presentes, o nome sorteado foi o jogador Guilherme Oliveira Silva. No terceiro lugar a disputa também foi acirrada, mas quem se deu melhor no último momento foi o apostador Hamilton Morais Júnior, com 240 pontos.

Lembrando que o 1º lugar leva um agasalho, o 2º leva a camisa oficial e o 3º leva uma camisa de treino, todas as premiações referentes ao BMG/Montes Claros. Em breve estaremos marcando a data de entrega dos prêmios.

Veja como ficou a classificação geral após o fim do Bolão da Superliga 2011/2012 e, desde já, agradecemos a participação de todos, que venha o próximo!


domingo, 22 de abril de 2012

ENFIM FÉRIAS PARA O MOC

3 comentários:
Depois de uma temporada com rendimento abaixo do esperado, modesto 10º lugar na Superliga e sem jogar há mais de um mês, os jogadores do Moc finalmente estão de férias. O contrato de todos se encerraram no último sábado (21/04), inclusive da comissão técnica.


BMG/Montes Claros em ação social. Crédito: Orkutorcida

Foto: Rubem Ribeiro
Enquanto estiveram na cidade sem jogar, os atletas participaram de premiações, visitaram escolas, entre outras ações sociais. O encerramento foi na clínica de vôlei na cidade de Rio Pardo de Minas, também no Norte de Minas. Após esse evento, todos foram dispensados, alguns com proposta de renovação.

A falta de notícias do Moc e os vários anúncios de reforços por parte das outras equipes acabam deixando o torcedor ainda mais apreensivo, e não é pra menos, a torcida vê jogadores que poderiam reforçar a equipe acertando com outros times e as opções no mercado se esvaindo. Ano passado foi da mesma forma.

Enquanto a diretoria trabalha em silêncio, resta torcer para que as renovações e contrações sejam as melhores opções possíveis. Paciência é o que o torcedor terá que ter até ser anunciada a equipe para a temporada 2012/2013.

SADA É O CAMPEÃO DA SUPERLIGA 2011/2012

2 comentários:
Com uma temporada que beirou a perfeição, o Sada/Cruzeiro encerrou 2011/2012 com o tão sonhado título de campeão da Superliga.

Sada campeão da Superliga 2011/2012. Foto: CBV
O Cruzeiro vem há um bom tempo fazendo bonito nos campeonatos disputados, mesmo quando não saía com títulos. Em 2009/2010 a equipe foi grande destaque da Superliga e terminou a fase classificatória em 2º lugar, mas perdeu nas semifinais para o Montes Claros/Funadem (3º). Em 2010/2011, o Sada seguiu firme com o técnico Marcelo Mendez, foi campeão mineiro e mais uma vez se destacou na competição nacional, onde chegou à final do torneio, mas perdeu por 3x1 para o Sesi no Mineirinho. No entanto, nem assim o Cruzeiro abaixou a cabeça.

A temporada 2011/2012 do time celeste começou com um bom campeonato na Argentina, na qual sagrou-se campeão. No mineiro, a equipe começou um pouco atrasada, demorou certo tempo para entrar no ritmo, mas mais uma vez saiu com o título de campeão, entrando embalado de vez para a Superliga. O entrosamento dos atletas só foi aumentando, a equipe cresceu ainda mais no segundo turno, levou um susto do São Bernardo nas quartas de final e chegou à final da competição de maneira espetacular após ganhar as duas partidas do Minas.

Foto: CBV
O confronto contra o Vôlei Futuro prometia fortes emoções pelo fato do duelo entre os dois times já ter virado clássico no voleibol. O clima da partida começou quente e, antes de chegar à primeira parada técnica, três cartões amarelos haviam sido distribuídos: dois para o Vôlei futuro e um para o Sada, após discussão envolvendo Camejo, Lorena e Maurício. Porém, a competitividade só esteve presente nesse primeiro set, onde os paulistas ganharam por um apertado 26x24. Depois disso o Sada impôs seu ritmo, Lorena sofreu uma contusão, teve que sair da partida e o Vôlei Futuro não soube mais se encontrar no jogo, cedendo 3 sets para o Sada (25x18, 25x13 e 25x19).

William Arjona. Foto: CBV
A partida foi marcada pela grande atuação do levantador do Cruzeiro - William Arjona, que, além de ter levado o troféu Viva Vôlei, foi consagrado como o melhor levantador da competição. Contudo, as premiações não pararam por aí.

Ainda representando o time celeste, o melhor atacante do torneio foi Wallace, a melhor recepção foi Felipe e a melhor defesa foi Serginho. Completando as consagrações, Vini (Vôlei Futuro) foi eleito o melhor saque e Gustavão (Medley/Campinas) foi o melhor bloqueio.

Sem dúvida o Sada/Cruzeiro merecia esse título de campeão mais do que qualquer outra equipe da Superliga, por tudo que apresentou em 2011/2012. Foi nítido o entrosamento e a seriedade que a equipe apresentou nesta temporada. Título inédito e na hora certa! Minas Gerais foi bem representada no cenário nacional e deixamos registrado aqui nossos parabéns ao Sada/Cruzeiro! E que venha a Superliga 2012/2013, #GOMOC.

quinta-feira, 19 de abril de 2012

CLASSIFICAÇÃO COMPLETA DO BOLÃO DA SUPERLIGA

Nenhum comentário:
A grande surpresa foi sem dúvida a ascensão do jogador Hamilton Morais, que pulou para a segunda posição e acirrou ainda mais a disputa. Lembrando que só falta um jogo para poder conferir as apostas, mas o que definirá mesmo os ganhadores são as escolhas dos times vencedores da Superliga Masculina 2011/2012, o que vale muitos pontos. Veja como ficou a classificação completa do Bolão após o fim dos playoffs...


PROMESSA DE ESTRANGEIROS NA PRÓXIMA SUPERLIGA

4 comentários:
As belas atuações dos jovens talentos da renovada seleção argentina têm chamado muita atenção durante esse ciclo olímpico, abrindo o mercado internacional para esses jogadores, inclusive o brasileiro.


Ponteiro Quiroga. Foto: FIVB

Oposto Federico Pereyra
Um dos atletas dessa nova geração argentina, Pereyra, defendeu o Moc na temporada 2011/2012, mas não teve uma grande temporada e segue com rumo incerto no Brasil. A bola da vez é Quiroga, ponteiro da seleção argentina e que está na Turquia. Ele foi anunciado essa semana como reforço do Minas para próxima temporada. Bom reforço por sinal.

Com a alteração no regulamento no que diz respeito à presença de estrangeiros, onde cada equipe poderá contar com até dois jogadores de outro país, o mercado internacional, entre eles o argentino, que conta com muitos talentos, torna-se uma opção para os clubes brasileiros.

Facundo Conte e De Cecco
De Cecco (levantador) e Conte (ponteiro) são os principais destaques argentinos, provavelmente seriam contratações mais caras, mas há outros talentos da seleção que poderiam seguramente jogar a Superliga 2012/2013. Seria uma opção para o inflacionado mercado brasileiro.

Com essa mudança do regulamento, é provável o aumento de estrangeiros na próxima competição nacional. Os mais procurados provavelmente serão os cubanos, argentinos, italianos e americanos. Que essa abertura possa engrandecer ainda mais o campeonato brasileiro e atrair ainda mais os torcedores para os ginásios. Assim caminha a Superliga!    

terça-feira, 17 de abril de 2012

ESPECULAÇÕES PARA A SUPERLIGA 2012/2013

4 comentários:
A Superliga Masculina 2011/2012 nem acabou e algumas equipes já estão mostrando investimento pesado para a próxima temporada.



Anó após ano as equipes da maior competição nacional de vôlei do Brasil vão aprendendo a seguir a competitividade da Superliga e vão aumentanto o investimento no elenco. Com o sucesso da disputa do campeonato 2011/2012, grande parte das equipes não está perdendo tempo e já visa o próximo torneio.

Medley/Campinas 2012/2013
O Medley/Campinas agiu rapidamente após ser eliminado da competição nacional ao renovar contratos com o levantador Rodriguinho e o central André Heller. O ponteiro Renato (Cimed/Sky) é outro atleta anunciado pela equipe paulista. Porém, o grande investimento foi no técnico, já que foi contratado o experiente Marcos Pacheco. Além disso, um time feminino do Campinas também está sendo montado.

Volta Redonda igualmente se movimenta no planejamento para o time masculino e anuncia que terá o feminino também.

O UFJF tem em vista os jogadores Wanderson (França), Ialissom (Londrina), Japa (Sesi), Túlio (São Bernardo) e Ricardinho (Portugal), mas já dispensou o jogador Brasília e não pretende renovar com Jardel e Pedro Azenha.



Minas também segue forte para a próxima temporada, já que está próxima de renovar com o técnico e Otávio, além de ter confirmado a contratação do ponteiro argentino Quiroga. Porém, dispensou o ex-moc Manius e o líbero Polaco.

A triste notícia para o voleibol brasileiro foi, sem dúvida, o possível fim da Cimed, que já estava há 13 temporadas na Superliga e havia conquistado 5 títulos. O central Éder, grande referência da equipe, já assinou contrato com o Sesi, que deve dispensar o central Rodrigão. O levantador Bruninho, outra grande referência do Florianópolis, teria proposta para jogar no Modena, na Itália.


Clique para ver a tabela do Mercado Masculino e Mercado Feminino do Vôlei Brasileiro.

E o Montes Claros?


Por enquanto nenhuma notícia oficial de contratação de jogadores, somente dispensas. No entanto, se antes havíamos divulgado a informação de que Jorginho, Rafinha e Pereyra haviam sido dispensados, não se pode garantir que esses jogadores não têm possibilidade de renovação de contrato. Jorginho, por exemplo, voltou à cidade, já que havia sido dispensado somente por 2 semanas, contradizendo a informação que havíamos divulgado anteriormente.


O futuro da Superliga de Vôlei



Acredita-se que a Superliga Masculina chegará a um nível em que alguns times poderão não ter condições de se manter no campeonato. Confirmando essa teoria, tem-se como exemplo a Cimed, que tem muita tradição no voleibol, mas que se viu ameaçada por uma falta de renovação com o patrocínio da Sky.

Montes Claros também entra nesse "pacote" de times ameçados de extinção. No ano de 2010/2011, o "Pequi Atômico" quase acabou, mas respirou após a renovação com o banco BMG. Até o momento, o dinheiro arrecadado é o suficiente para se fazer uma equipe competitiva, mas e daqui a 2 anos?

Por enquanto, nós, meros torcedores, vamos nos "alimentando" de especulações e expectativas. Mas, pelo menos em Montes Claros, há uma longa trajetória até se anunciar o elenco da temporada 2012/2013. De qualquer forma, #GOMOC.

segunda-feira, 16 de abril de 2012

FINAL INÉDITA: SADA X VÔLEI FUTURO

2 comentários:
Para completar a grandeza da Superliga 2011/2012, a final da competição será inédita: Sada/Cruzeiro x Vôlei Futuro.

Crédito: Vôlei na Rede; VIPCOMM. Montagem: Orkutorcida
Analisando o histórico dos dois times finalistas, o confronto não poderia ser melhor. Desde a Superliga 2010/2011 eles vêm mostrando rivalidade no campeonato, já que se encontraram nas semifinais e tiveram que recorrer ao terceiro jogo para decidir o finalista (Sada/Cruzeiro).

Na Superliga 2011/2012, no primeiro turno o Sada/Cruzeiro conseguiu uma vitória em Araçatuba por 3x2, partida esta que foi muito equilibrada e que acirrou a rivalidade entre as duas equipes. No segundo turno, em Contagem, o clima foi quente no duelo e o Lorena, do Vôlei Futuro, até foi vaiado pela torcida celeste, já que provocou a mesma sempre que fazia ponto. A partida terminou em 3x1 para o Sada, mas todas as parciais tiveram uma diferença mínima de 2 pontos (24x26, 26x24, 25x23 e 25x23).

São grandes times que compoem o último jogo da Superliga Masculina 2011/2012. Os dois merecem estar nesta final, por trajetórias diferentes. Sem dúvida os paulistas vão com muita vontade de ganhar, porque perdeu os dois jogos da fase classificatória e nunca levantou a taça de campeão. Em contrapartida, o Sada não está a fim de perder mais uma oportunidade de levar esse título inédito, pelo qual a equipe vem lutando há um bom tempo.

Os ingressos para esse grande confronto começam a ser vendidos nesta terça-feira (17/04) e devem se esgotar rapidamente.

Apesar do Moc não estar entre os finalistas, convidamos todos os torcedores para prestigiar e assistir a esse grande espetáculo de conclusão da melhor Superliga de todas. A partida acontece neste sábado (21/04), às 10h00, em São Bernardo do Campo, com transmissão em rede nacional - a Globo. Boa sorte para as equipes e que vença o melhor time!

______________________________________________________________

Atualização de Notícias:

Como havíamos previsto neste post, os ingressos para a final da Superliga foram esgotados já na manhã da terça-feira (17/04), dia em que começaram a ser vendidos.

domingo, 15 de abril de 2012

VFO VENCE O RJX E ESTÁ NA FINAL DA SL

Nenhum comentário:
Após a última semifinal emocionante entre Vôlei Futuro e RJX, na qual a equipe paulista saiu como vencedora, o Sada conheceu seu rival na final da Superliga Masculina 2011/2012.

Crédito: Pierre Duarte/VIPCOMM
Primeiro temos que falar do grande confronto que foi entre Vôlei Futuro e RJX. Os ânimos estavam à flor da pele e jogadores do time carioca até chegaram a brigar dentro de quadra: Marlon e Riad.

O jogo começou com a equipe paulista imprimindo um ritmo forte de jogo. No entanto, se na partida passada Lorena tinha sido o principal jogador e o mais acionado, desta vez o momento foi de Michael - brilhante em todos os fundamentos. Assim, o primeiro set foi vencido pela equipe de Araçatuba por um fácil 25x18. O segundo começou com o RJX dominando o jogo com uma ampla vantagem no marcador e assim foi durante toda a parcial. No entanto, Marlon e Riad tiveram uma discussão dentro de quadra e, após um 20x18, o Vôlei Futuro buscou a diferença e acabou fechando o set em 25x22.

A terceira parcial foi para cardíacos. A "briga" entre o levantador e o central do RJX parece ter despertado uma vontade de jogar maior por parte dos jogadores cariocas, principalmente de Dante, que até chegou a chamar Riad de moleque. Assim, após o empate entre as duas equipes no 24x24, foi uma sucessão de set point (RJX) e match point (VFO). Porém, respirando no confronto, Rio de Janeiro venceu por 31x29. Depois disso, a reação foi parada completamente pela raça paulista, time que claramente jogou mais solto e sem erros. Dessa forma, a vaga na final foi garantida depois de um 25x21 e placar final de 3x1.

Após tantas emoções vividas durante a Superliga Masculina 2011/2012, para completar essa trajetória de sucesso, a final é inédita e entre Sada/Cruzeiro e Vôlei Futuro. Na fase classificatória, os celestes venceram as duas, uma por 3x2 e outra por 3x1. No entanto, os dois duelos tiveram parciais muito disputadas e promete ser mais ainda no último jogo da competição nacional, que acontece no próximo sábado (21/04), às 10h00, em São Bernardo do Campo, com transmissão da Rede Globo.

quarta-feira, 11 de abril de 2012

VFO X RJX É A PROMESSA DE UM BOM JOGO

Nenhum comentário:
Já que as duas equipes provaram que o fator casa não condiz com a realidade da Superliga 2011/2012, nesta sexta (13/04), às 21h00, Vôlei Futuro e RJX disputam a última vaga na final da competição nacional de vôlei.

Montagem: Orkutorcida
As semifinais da Superliga começou de maneira estranha e nada disputada quando o Sada venceu fácil o Minas por 3x1 e o RJX ganhou do Vôlei Futuro fora de casa por 3x0. No 2º jogo do clássico mineiro, Sada tornou a vencer fácil o Vivo/Minas, e dessa vez por 3x0. Porém, o confronto que honrou mesmo as semifinais da Superliga Masculina 2011/2012 foi aquele entre Vôlei Futuro e RJX, já que quando parecia que os cariocas iriam conquistar a vaga inédita na final do campeonato no Maracanãzinho lotado com 11.400 pessoas, os paulistas, liderados por Lorena, mostraram reação e levaram a decisão para o 3º jogo.

Sabe-se que a partida é a promessa de um duelo para ficar marcado na memória. RJX cresceu muito na fase final e já provou que pode vencer até mesmo na casa de adversários "imbatíveis". Por outro lado, se o Vôlei Futuro demonstrar a mesma raça da última partida, dificilmente o Rio de Janeiro irá sair com a vitória.

A expectativa é grande pelo último jogo dos playoffs, estando a final programada para o dia 21 de abril. O Sada/Cruzeiro já garantiu sua vaga há alguns dias, só nos resta saber quem será o seu adversário. Vôlei Futuro x RJX acontece nesta sexta-feira (13/04), às 21h00, no Plácido Rocha, com transmissão ao vivo do Sportv. Que venha mais um grande jogo! Boa sorte para as equipes.

terça-feira, 10 de abril de 2012

TOP 10 DO BOLÃO DA SUPERLIGA - 27ª RODADA

Nenhum comentário:
Provavelmente os apostadores olharão para a figura do TOP 10 e não encontrarão tantas mudanças com relação à última rodada, mas de fato elas não aconteceram tanto. Com os resultados do 2º jogo das semifinais, onde o Sada venceu por 3x0 e o Vôlei Futuro venceu o RJX por 3x1, era de se esperar que nenhum apostador pudesse prever isso. Sendo assim, vejam como ficou o TOP 10 do Bolão da Superliga 2011/2012 - 27ª rodada.


segunda-feira, 9 de abril de 2012

JOGADORES QUE A TORCIDA GOSTARIA DE TER DE VOLTA

3 comentários:
Com cerca de uma semana com a enquete disponibilizada no blog, a dupla Rodriguinho e Lorena foi a escolhida pela maioria dos torcedores como desejo de retorno ao time de Montes Claros.


Há algumas semanas havíamos disponibilizado uma enquete que perguntava aos torcedores quais jogadores da atual formação do Montes Claros eles gostariam que renovassem contrato. Sendo assim, o TOP 5 foi composto por Willian Reffatti (76%), Rodrigo Rivoli (54%), Fabio Paes (51%), Alberto (45%) e Tuba (44%). Desta vez, a pergunta foi referente a quais jogadores a torcida gostaria de ter de volta ao time.

Não foi surpresa obter o resultado de que Rodriguinho e Lorena foram os dois jogadores que a torcida mais deseja ter de volta à equipe montesclarense, já que esses atletas deixaram sua marca no Pequi Atômico e continuam fazendo sucesso em suas novas equipes. O terceiro jogador mais bem votado foi o central Acácio, que chama a atenção pelo fato de estar pelo terceiro ano consecutivo na final da Superliga Masculina e com certeza seria uma perfeita contratação. Mesmo com a excelente temporada de Fabio Paes, na qual ele foi eleito o melhor jogador pela torcida do Moc, um percentual (28%) assinalou o líbero Brendle como um dos desejos de retorno ao time.

Montagem: Orkutorcida
Com os resultados, não podemos deixar de sonhar com a equipe montesclarense da temporada 2012/2013, já que uma equipe com Rodriguinho e Rivoli (levantadores), Fabio Paes e Brendle (líberos), Lorena e Tuba (opostos), Reffatti, Piá e Zanuto (ponteiros) e Acácio, Alberto e Giovani (centrais) disputaria as vagas mais altas da competição, sem dúvida alguma.

No entanto, a realidade do Montes Claros não acompanha os altos investimentos da Superliga e os desejos da torcida montesclarense quase nunca são atentidos. De qualquer forma, é importante registrar a opinião da torcida que faz a diferença no ginásio Tancredo Neves. Quem sabe um dia os sonhos sejam realizados, assim esperamos (risos).

POLÊMICA ENVOLVENDO TORCIDA DE VÔLEI

5 comentários:
O que era pra ser mais um confronto entre grandes equipes do vôlei brasileiro se tornou um verdadeiro show de como torcidas não devem se comportar no esporte. Acontecimentos como esses não devem ser deixados de lado, pois é preciso que se busque soluções para o que vem acontecendo e evitar que se torne ainda pior. Maus exemplos já vemos demais no futebol, afastando cada vez mais os torcedores, deixando estádios vazios em dia de clássico.



Desculpem-nos se estamos insistindo demais no assunto, mas talvez seja preciso. Depois do episódio de preconceito sofrido por Wallace, jogador do Sada/Cruzeiro, na casa do Vivo/Minas, outros dois novos episódios envolvendo essas equipes aconteceram nas semifinais da Superliga 2011/2012. No primeiro jogo, um torcedor do Sada teria cuspido e atirado objetos em jogadores do Minas durante a partida. Um novo episódio, também envolvendo a torcida cruzeirense e jogadores do Vivo, após o jogo que classificou o Sada à final, foi relatado por Henrique (central do Minas) ao blog “amantes do esporte”.

De acordo com o blog, torcedores celestes afirmaram ter sido ameaçados pelo jogador do Minas na tarde do sábado (07/04) após jogo entre as duas equipes, que classificou o Sada à final da competição. Os torcedores estavam dentro de um carro, e Henrique e a família possivelmente em um restaurante. Um dos torcedores contou que foi ameaçado pelo atleta, com uma cadeira, simplesmente por ter gritado “Cruzeiro” e que inclusive teria gravado a cena e postado o vídeo no youtube, mas este não foi encontrado. O jogador se defendeu, dando a seguinte declaração:

“A torcedora (a garota do vídeo) disse que gritou Zêro? Pois bem, várias testemunhas a ouviram gritar repetidas vezes “Henrique Martin! Henrique Martin! Henrique Martin!". Enquanto ela gritava me olhava com um sorriso sarcástico. Fui ao encontro dessa torcedora dizendo que eles são uma "torcidinha" mesmo e que não sabiam respeitar minha esposa e filho fora do meu local de trabalho. Pedi que se retirassem e voltei para a mesa. Quando me aproximei, peguei sim a cadeira para me defender, pois estava sendo ofendido publicamente por 4 pessoas. Depois que voltei para a mesa, um torcedor que estava no banco de trás do carro saiu e continuou com ofensas. Eu, pedindo respeito fora do meu ambiente de trabalho, solicitei também que se retirassem ou chamaria a polícia pela agressão. Eles continuaram parados no local atrapalhando o trânsito e causando aborrecimento e transtorno para minha família, para não falar do constrangimento. Já está tudo registrado por minha parte, com depoimentos de testemunhas e tudo. A pessoa que está me acusando, identificada pelo perfil aqui exposto, será procurada e vai responder legalmente”, disse Henrique.

Por mais que até mesmo nós, torcedores montesclarenses, "pegamos bastante no pé" de Henrique quando ele vem a Montes Claros, sabemos que todo o "teatro" faz parte do jogo. Até houve uma vez em que existiu uma confusão entre o atleta e alguns torcedores do Moc, mas nada que fosse levado para fora do ginásio.

Sem dúvida é lamentável essa situação no esporte. No entanto, tudo parece ser consequência da fama que o vôlei vem ganhando com o passar das superligas. Que fique claro, não temos conhecimento das leis federais referentes à torcida, mas poderia ser visto a possibilidade de punições para tais atitudes. Também deixamos aqui aberto na matéria um espaço para que as duas partes possam se defender caso queiram.

domingo, 8 de abril de 2012

EM DIA DE LORENA, VÔLEI FUTURO CALA O MARACANAZINHO

Um comentário:

Foto: CBV
RJX e Vôlei Futuro protagonizaram mais um grande confronto nessa Superliga. Em partida com vários erros da arbitragem, muitos aces, ginásio lotado, discussão entre opostos dos dois times, a equipe de Araçatuba levou a melhor e fechou o jogo em 3x1, forçando o 3º e decisivo jogo em sua casa. O destaque do jogo? Ele, Lorena, maior pontuador, assinalando 23 pontos.

Por ter jogado muito abaixo do esperado no primeiro confronto, perdendo por 3x0, em casa, o time de Araçatuba foi ao Maracanazinho, pressionado, disputar o jogo de sua vida nessa temporada. Logo no primeiro set o time parecia o mesmo do jogo anterior, errando bastante, sem vibração e dando sinais que tomaria outro "chocolate" do RJX. Assim o set terminou em 25x18 para o time de Eike Batista.

Fábio Borges / Vipcomm/Divulgação     
O segundo set veio para mudar a história do jogo. Fabrício Dias, que não estava mal, mas fazia uma partida discreta, discutiu na rede com o oposto Theo, do RJX, entrando definitivamente no jogo e mostrando o Lorena que todos estão acostumados a ver. A partir desse momento, Ricardinho passou a fazer a maior parte dos levantamentos para o oposto, que não decepcionou, virando praticamente todos os ataques.

Pelo lado do RJX, vale destacar mais uma grande atuação de Lucão, que fez aces, bons bloqueios e foi arrasador no ataque. Porém, sua atuação não foi suficiente para barrar a reação do Vôlei Futuro, que fechou o jogo em 3x1 (18/25, 27/25, 25/23 e 25/21).

O terceiro e decisivo jogo acontece na próxima sexta-feira, às 21h00, em Araçatuba. Promessa de mais um grande duelo. Enquanto isso, o Sada se prepara para a final no dia 21 de abril. 

sábado, 7 de abril de 2012

O SADA É O 1º FINALISTA DA SL 2011/2012

2 comentários:
Nem mesmo a Arena Vivo lotada foi capaz de incentivar a equipe minastenista a mostrar boa atuação e parar a forte equipe celeste, que fez uma de suas melhores partidas na competição e está na final da Superliga pelo segundo ano consecutivo.

Sada/Cruzeiro é o 1º finalista da Superliga 2011/2012. Crédito: VIPCOMM
A expectativa pelo segundo jogo do clássico mineiro das semifinais era muito grande, ainda mais quando transmitida em rede nacional. No entanto, apesar do Vivo/Minas ter deixado o duelo equilibrado nos dois primeiros sets, nos momentos decisivos não soube aproveitar os contra-ataques, ao contrário do Sada/Cruzeiro, que mostrou excelente eficiência nos fundamentos e não deu chances para a defesa anfitriã. Na terceira parcial, o time celeste conseguiu o feito de melhorar mais ainda sua atuação e defender praticamente todas as bolas atacadas por Lucarelli e cia. Dessa forma, o que parecia que iria para o tie-break se julgarmos o início da partida, acabou em um rápido e decepcionante 3x0, com sets de 25x22, 25x23 e 25x15.

A vitória no jogo foi mais por mérito do Sada do que por falhas do Minas. O levantador William foi muito rápido nas levantadas e deixou os atacantes em boas condições de ataque, já que na maior parte das vezes eles encararam um fraco bloqueio simples do Vivo. Já Marcelinho insistiu demais nas mesmas jogadas e facilitou para que o Sada adquirisse eficiência no bloqueio.

Ainda falta conhecer o outro finalista da Superliga 2011/2012, mas se o Cruzeiro repetir a mesma consistência na partida contra o Minas, provavelmente desta vez eles conseguirão levantar a tão sonhada Taça de Campeão da Superliga, já que a equipe vem há um bom tempo lutando por esse título e talvez seja o ano em que o time mais mereça. O outro finalista pode ser conhecido no confronto entre RJX e Vôlei Futuro deste domingo (08/04), às 10h00, pela Rede Globo.

sexta-feira, 6 de abril de 2012

SELEÇÃO DA 1ª SEMIFINAL DA SUPERLIGA 2011/2012

Nenhum comentário:
A seleção da 1ª rodada das semifinais foi composta na maior parte por jogadores do RJX. Em segundo, veio o time do Sada/Cruzeiro, com 3 representantes.

Demorou, mas finalmente a equipe mais cara da Superliga parece ter se encaixado e assim vem mostrando o tão esperado voleibol. Na última partida, o time carioca não deu chances para o Vôlei Futuro e venceu por um rápido 3x0, colocando 4 jogadores da equipe ideal. O Sada não jogou bem o primeiro set contra o Minas, mas se recuperou na partida e passou fácil pelo MTC, por um 3x1. Assim, a equipe celeste tem 3 representantes na seleção da rodada. Vejam como ficou...

Maior pontuador: Wallace (SDC) - 18 pontos.
Oposto: Theo (RJX) - 73% ataque (11/15). 
Levantador: William (SDC) - 46% levantamento (33/71).
Ponteiro-passador: Maurício (SDC) - 66% ataque (12/18), 70% defesa (7/10), 33% bloqueio (3/9) e 50% recepção (14/28).
Ponteiro 2: Lucarelli (VMT) - 73% ataque (11/15), 33% defesa (4/12) e 41% recepção (10/24).
Meio de Rede principal: Lucão (RJX) - 66% ataque (8/12).
Meio de Rede 2: Riad (RJX) - 50% bloqueio (3/6).
Líbero: Alan (RJX) - 33% defesa (6/16) e 62% recepção (14/21). 


TOP 10 DO BOLÃO DA SUPERLIGA - 26ª RODADA

Nenhum comentário:
A disputa do Bolão vai se mostrando cada vez mais disputada principalmente no TOP 4, já que os participantes mostram rodada após rodada que eles têm eventuais chances de faturarem pelo menos um prêmio. A diferença entre os primeiro e o segundo colocado é de 7 pontos, mas a diferença entre os outros três colocados é de apenas 1 ponto. Quem vai faturar esse Bolão? Vejam como ficou o TOP 10 da 26ª rodada...


quinta-feira, 5 de abril de 2012

AS TORCIDAS DE VÔLEI

3 comentários:
Já virou clichê dizer que o vôlei está ganhando um espaço cada vez maior no cenário nacional. Com isso, comportamentos diversificados surgem nas torcidas pelo país.

Caracterizar uma torcida como "organizada" hoje em dia pode queimar seriamente o nome da mesma, já que a fama de torcidas assim vem do futebol e a maioria delas é grande causadora de desordem nos jogos, apesar de bons cânticos em incentivo aos seus times. Frequentemente ouvimos notícias envolvendo violência entre torcidas organizadas no meio futebolístico.


No vôlei, ainda não se tem registro de torcidas organizadas, mas de partes das torcidas que se organizam, como o Colorados Sesi, um grupo de torcedores uniformizados que fazem bonito na Vila Leopoldina, apoiando tanto o time masculino quanto o feminino; a Orkutorcida, que tem cerca de 30 pessoas que costumam se sentar juntas nos jogos do Montes Claros e promover a divulgação do time; entre outras. Contudo, notícias recentes vêm apontando certos descuidos de algumas torcidas do vôlei.

Na Superliga 2010/2011, vimos a torcida do Sada/Cruzeiro fazer coro desfavorável ao jogador Michael, do Vôlei Futuro, que ouviu uma multidão ser preconceituosa quanto a sua sexualidade ao ouvi-los o chamando de "bicha". Tal "cântico" custou ao clube uma multa de 50 mil reais. Na atual competição nacional, tudo se encaminhava bem até mais um caso de preconceito aparecer. Desta vez, o alvo foi Wallace, do Sada/Cruzeiro, que ficou muito revoltado ao ouvir uma torcedora do Vivo/Minas gritar: "Macaco, volta para o zoológico". O ato também foi multado em 50 mil reais para o clube.

No primeiro confronto das semifinais entre Sada/Cruzeiro e Vivo/Minas não houve preconceito, mas atitudes vergonhas por parte de torcedor celeste, o qual foi acusado de cuspir em direção ao banco minastenista, atirar objetos, intimidar os atletas e, inclusive, ameaçá-los de morte, segundo o técnico do Vivo/Minas - Marcelo Frankowiak.

O ponto positivo é que tais atitudes ainda são casos isolados, já que uma maioria considerável de torcedores incentiva suas equipes de maneira brilhante, sendo capazes de organizar faixas, bandeirões e várias músicas em incentivo ao time que torcem. Dois grandes atos que devem ser lembrados são aqueles vindos dos jogadores do Vôlei Futuro, que uma vez vestiram a camisa em homenagem a Michael e outra vez em defesa de Wallace.



Uma coisa é fato: o voleibol não precisa de atitudes de preconceito ou violência. O esporte é conhecido pelo seu lado familiar e pelos ensinamentos de superação, controle, companheirismo e raça, entre outras características. Portanto, com partidas tão emocionantes e a evolução que o campeonato vem tendo ano após ano, tais atitudes devem ser dispensadas. Espera-se que os casos isolados também possam fazer bonito e se conscientizarem de que não é preciso fazer da partida um verdadeiro cenário de guerra.

quarta-feira, 4 de abril de 2012

SEMIFINAIS ABAIXO DAS EXPECTATIVAS

2 comentários:
Infelizmente as semifinais da Superliga Masculina 2011/2012 não conseguiram manter o mesmo equilíbrio encontrado nas quartas de final, já que os dois vencedores não tiveram dificuldades em abrir 1x0 na série melhor de três.


Montagem: Orkutorcida
Grande parte da torcida montesclarense estava de olho nos dois confrontos, mas principalmente naquele entre Vôlei Futuro e RJX. A aposta era grande em uma boa atuação do ex-moc Lorena e, consequentemente, uma bonita vitória da equipe paulista, que vinha demonstrando muita raça nos jogos da competição. Nenhuma das duas coisas aconteceu. Ainda, Fabrício Dias ficou muito abaixo da sua atuação normal e mesmo assim não foi substituído. A partida lembrou os torcedores aquela final da Superliga entre Montes Claros e Florianópolis.

Apesar do RJX ter vencido por 3x0 (25x23, 25x21 e 29x27), os dois times cometeram muitos erros, principalmente no fundamento "saque". Porém, quem soube aproveitar melhor disso foram os cariocas, que tiveram como principal destaque o ponteiro Lipe, o qual saiu da partida com o troféu Viva Vôlei.

No confronto entre Sada/Cruzeiro e Vivo/Minas, sem dúvida acreditava-se que o equilíbrio iria ser maior, já que são duas equipes que têm bastante rivalidade e tradição no voleibol, mas não foi bem assim.

O confronto começou parecendo que o Minas iria levar fácil a primeira vitória das semifinais, mostrando bom volume e não deixando os celestes encaixarem seu jogo. Assim, o resultado foi 25x22 para os "visitantes". No entanto, o rumo do duelo mudou completamente a partir do segundo set. O Sada pareceu se irritar com a parcial perdida e não deixou mais o Vivo/Minas jogar. Assim, o Cruzeiro venceu com ampla diferença os três sets seguintes: 25x21, 25x17 e 25x16. O troféu Viva Vôlei foi para o central Acácio.

O fundamento que fez a diferença nessa partida foi o "bloqueio", já que foram 12 assinalados pelos anfitriões contra apenas 4 do Minas.

O segundo jogo da série será transmitido pela Rede Globo e acontece neste final de semana. No sábado (07/04) a partida é entre Vivo/Minas e Sada/Cruzeiro, às 10h00. Já no domingo (08/04), no mesmo horário, a partida é entre RJX e Vôlei Futuro. Quem sabe a torcida tome conhecimento dos dois finalistas da melhor competição nacional de todos os tempos. Fiquemos de olho, boa sorte às equipes!

terça-feira, 3 de abril de 2012

AS DISPENSAS DO MOC E AS EXPECTATIVAS

6 comentários:
Três membros da equipe montesclarense já foram dispensados, mas ainda não se tem notícia de alguma renovação ou contratação.


Já parece ter passado uma eternidade desde que o Montes Claros foi eliminado da Superliga. No entanto, o time só entrará de férias no dia 22 de abril. Até lá, mais ações sociais estão na agenda da equipe.

Quando o Moc foi eliminado nas quartas de final na Superliga 2010/2011, apesar de ter saído com uma boa colocação, sofreu muitas dificuldades para poder continuar devido à falta de patrocinadores, só tendo sido apoiada e formada no último momento. Porém, desta vez, mesmo com a campanha ruim, o planejamento para a próxima temporada já começou. Da atual equipe, o técnico Jorginho, o levantador Rafinha e o oposto Pereyra já foram dispensados, já que a diretoria não tinha interesse em renovar essas contratações. Agora fica a expectativa por quem será o novo técnico do Pequi Atômico.

Jorginho saiu do Montes Claros deixando uma impressão nada boa. Por muitas vezes ele mostrou incoerência nas escalações, pelo menos na visão da torcida. No último jogo do BMG/Montes Claros na temporada, por exemplo, Jorginho colocou Serafim para jogar de líbero e Fabio Paes para jogar de ponteiro, com a justificativa de que Reffatti sentia certo incômodo muscular e poderia ser impossibilitado de jogar, o que deixaria a equipe sem ponteiros, praticamente. Apesar disso, Willian saiu como o maior pontuador do Moc na partida, ao lado de Tuba. Serafim, que estava com uma contusão no ombro, não estava podendo atacar.

Alguns torcedores haviam manifestado vontade de ter o comandante Marcos Pacheco no Montes Claros. O treinador até chegou a receber proposta da diretoria, mas já havia recebido uma do Medley/Campinas e aceitou.

Rafinha e Pereyra saíram do Pequi Atômico deixando certa decepção. Pelo fato dos dois jogadores já terem bastante experiência, a torcida depositava muitas esperanças nos dois atletas. Pereyra até fez partidas impressionantes, mas não conseguiu manter uma regularidade. Rafinha chegou a ser titular uma época, mas oscilou ainda mais que o hermano.

E assim surge novas expectativas pela equipe montesclarense em 2012/2013. As outras equipes eliminadas da Superliga 2011/2012 também já começaram a se movimentar. No Montes Claros, vem coisa boa por aí, mas por enquanto tudo não passa de especulação. Assim que oficial, postamos tudo aqui no blog, fiquem de olho!

TOP 10 DO BOLÃO DA SUPERLIGA - 25ª RODADA

Nenhum comentário:
Com a Superliga e o bolão 2011/2012 caminhando para o final, a disputa continua acirrada entre os 4 primeiros apostadores. Ainda, as apostas referentes aos 3 ganhadores da competição nacional poderão ser de extrema importância na definição do Bolão da Superliga. Veja como ficou o TOP 10 na 25ª rodada...


segunda-feira, 2 de abril de 2012

HORA DAS SEMIFINAIS DOS PLAYOFFS

2 comentários:
Nesta terça (03/04), as semifinais da Superliga 2011/2012 serão iniciadas.

Sem dúvida que os jogos das quartas de final da atual competição nacional foram de tirar o fôlego dos torcedores. Dos 10 jogos presentes na 1ª fase dos playoffs, 6 terminaram somente no set de desempate, sendo que a Cimed amargou a eliminação em casa de virada para o Vivo/Minas por 3x2. Além disso, o Sada não mostrou boa atuação no terceiro jogo contra o São Bernardo e teve que lutar muito para conquistar a vaga nas semifinais, que só veio no tie-break. Deixamos registrado aqui nossos parabéns à equipe do São Bernardo, que mesmo muito jovem é bastante guerreira e fez bonito na Superliga 2011/2012.

No entanto, as equipes que avançaram para a próxima etapa mal terão tempo de descansar e estudar bastante o próximo adversário, já que a 2ª fase dos playoffs serão iniciadas nesta terça-feira (03/04). Todas as partidas serão transmitidas pelo Sportv, sendo que Vôlei Futuro x RJX acontece às 18h45, em Araçatuba, e o imperdível clássico mineiro entre Sada/Cruzeiro e Vivo/Minas acontece às 21h00, em Contagem. Vale a pena conferir essas grandes partidas!